Buscar

Tuberculose: Causas, Tratamento e Prevenção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONHECA MAIS SOBRE A TUBERCULOSE
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável. Anualmente são notificados cerca de 6 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. O surgimento da aids e o aparecimento de focos de tuberculose resistente aos medicamentos agravam ainda mais esse cenário. A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controle da doença. Os processos de produção e reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e o trabalho do indivíduo.
História da doença
A tuberculose no geral é causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). Outras espécies de micobactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti. 
Causas 
A inoculação pelo bacilo pode resultar em dois processos: infecção latente assintomática ou uma doença ativa. Dependendo da população, entre 10 e 30% dos inoculados progridem diretamente para a doença ativa. Entretanto, mais comumente a inoculação pelo bacilo de Koch resulta em uma infecção latente assintomática. Inicia-se com uma reação inflamatória aguda e inespecífica, formando um pequeno foco de broncopneumonia. Evolui então para uma reação granulomatosa específica (2-4semanas). 
FISIOPATOLOGIA
SINTOMAS
tratamento para a TB sem complicações leva, no mínimo, seis meses. Quando os pacientes são resistentes aos dois antibióticos de primeira linha mais poderosos (rifampicina e isoniazida), considera-se que eles tenham desenvolvido a tuberculose multirresistente a medicamentos. 
TRATAMENTO 
 
O profissional de enfermagem tem a oportunidade de exercer papel fundamental no cuidado ao paciente 
com tuberculose e seus familiares durante o cuidado domiciliar e comunitário, cabendo-lhe 
educá-los sobre métodos de controle da infecção. Como educador, esse profissional ajuda a 
prevenir ou atenuar maiores danos que possam acometer o portador da TB e seus contatos, 
explicitando a relevância do cumprimento do tratamento, bem como estimulando à adesão a 
terapêutica. Além disto, tem papel essencial junto à equipe que supervisiona, a saber: 
Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e ACS, sendo responsável pela orientação e 
capacitação destes.
PAPEL DO PROFISSIONAL DE SAUDE
Queremos primeiramente agradecer a nossa Prof. Pela contribuição para o sucesso desta turma e para a realização deste trabalho, pois sem o seu conhecimento não conseguiríamos.
Agradecer também a cada aluno que se esforçou para que cada minuto de aula fosse absorvido de forma amigável e descontraída de maneira tal que chegamos ate aqui.
Muito abrigada(o)
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando