Buscar

Prévia do material em texto

ÉTICA PROFISSIONAL
AULA 5
	
	
		1.
		O código de ética de 1947 surge em um contexto social de II pós Guerra e de um modelo de desenvolvimento voltado para o capital internacional e submetido ao imperialism norte-americano. Diante disso, marque a opção que não caracteriza o código de 47 do Assistente Social
	
	
	
	
	Previa apenas os deveres impostos ao profissional, sem fazer referência à perspectiva de direitos que, no âmbito de sua intervenção, o assistente social podia gozar.
	
	
	Moralização da questão social
	
	
	Entre o bem e o mal, ser livre é optar pelo bem
	
	
	As concepções de Homem desolado da dinâmica dos processos sociais.
	
	 
	Em seu texto pode ser percebida a laicidade da profissão
	
		2.
		Ao procurar unir valores religiosos e ciência, um dos Códigos de Ética Profissional do Assistente Social brasileiro estabelece como dever do assistente social: ¿Cumprir os compromissos assumidos, respeitando a lei de Deus, os direitos naturais do homem, inspirando-se, sempre em todos seus atos profissionais, no bem comum e nos dispositivos da lei, tendo em mente o juramento prestado diante do testemunho de Deus¿. Qual Código de Ética estabelece esse dever?
	
	
	
	 
	Código de Ética dos Assistentes Sociais de 1947
	
	
	Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1975
	
	
	Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1965
	
	
	Código de Ética Profissional do Assistente Social de 1986
	
	
	Código de Ética dos Assistentes Sociais de 1993.
	
		3.
		De acordo com Barroco (1995) o código de Ética de 1986, alterado pelo Código de Ética aprovado em 1993, representou "(...) um avanço em dado momento histórico, inserindo-se no âmbito das discussões contemporâneas". Assim, é pertinente lembrar que os Códigos anteriores foram aprovados nos seguintes períodos:
	
	
	
	
	1942, 1965, 1976.
	
	
	1936, 1947, 1975.
	
	 
	1947, 1965, 1975.
	
	
	1940, 1965, 1975.
	
	
	1950, 1964, 1970.
	
		4.
		Nos códigos que antecederam o de 1986 a influência dos princípios da encícli-ca papal ____________ era muito presente e se explicitaram por meio con-cepção idealista de homem e uma prática profissional voltada para o equilíbrio, harmonia e paz social. A alternativa que completa corretamente a lacuna é:
	
	
	
	
	Deus Caritas est
	
	
	Quadragésimo Anno
	
	
	Laborem Exercens
	
	
	Casti Connubii
	
	 
	Rerum Novarum
	
		5.
		O código de ética dos assistentes sociais de 1975, recebeu influência do contexto mundial, marcado pelo:
	
	
	
	
	Início da primeira guerra mundial
	
	
	retorno da escravidão
	
	
	ampliação do neoliberalismo
	
	
	Fim do capitalismo
	
	 
	desenvolvimento da ideologia capitalista.
	
		6.
		5 Na década de 80, se observa um redimensionamento em torno da concepção de usuário, que a partir de uma perspectiva mais crítica, passa ser visto o como um sujeito capaz de fazer escolhas, de mudar o rumo da sua história. Qual fato foi importante para esta nova concepção sobre o usuários ?
	
	
	
	
	A criação da FUNABEM.
	
	
	O Estado Novo.
	
	 
	O movimento de Reconceituação do Serviço Social.
	
	
	A Constituição de 1988.
	
	
	O surgimento do apostolado social.
	
		7.
		Assinale a alternativa INCORRETA acerca da trajetória dos códigos de ética do assistente social:
	
	
	
	 
	A reformulação do Código de Ética de 1986 foi um acontecimento isolado e sua relação com o Movimento de Reconceituação se mostrou concreta em relação ao compromisso com a população vulnerável.
	
	
	O Código de Ética de 1986 representa um avanço diante dos três códigos anteriores, porém, passa por uma reformulação em 1993 já que não se posiciona claramente em favor da classe trabalhadora.
	
	 
	O Código de Ética de 1993 representa a autoimagem da categoria dos assistentes sociais na contemporaneidade. Este último código e ainda vigente, apresenta princípios fundamentais que se posicionam em favor da classe trabalhadora e da justiça social.
	
	
	O Código de Ética de 1947 foi o primeiro código elaborado pela categoria dos assistentes sociais.
	
	
	O Código de Ética de 1975 herda características conservadoras do Código de ética de 1947. A ¿harmonia¿ era um princípio preconizado pelos assistentes sociais da época.
	
		8.
		Desde as suas protoformas, o Serviço Social se firma como uma profissão fortemente influenciada pelo conservadorismo moral e político. Na realidade brasileira, os códigos de ética profissionais podem ser considerados exemplos dessa afirmativa, salvo os revistos nos anos 80 e 90. Qual foi o primeiro Código de Ética do Serviço Social que rompeu com o conservadorismo profissional ?
	
	
	
	
	O Código de Ética de 1988.
	
	
	O Código de Ética de 1975.
	
	 
	O Código de Ética de 1986.
	
	
	O Código de Ética de 1993.
	
	
	O Código de Ética de 1992.

Mais conteúdos dessa disciplina