Buscar

Atividade 06 Capitulo 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de Fixação - Capítulo 05
Defina planejamento e discorra sobre sua importância para a administração.
R: É a função mais central da administração e que define os objetivos da organização e o que será feito para alcançá-los, dando uma direção a organização. O planejamento é importante numa organização pois proporciona senso de direção, focaliza esforços, maximiza a eficiência, reduz o impacto do ambiente, define parâmetros de controle, atua como fonte de motivação e comprometimento, potencializa o autoconhecimento da organização, e fornece consistência.
O que são planos organizacionais? Quais são os principais tipos de planos?
R: São a tradução formal do planejamento em documentos que estipulam como os recursos devem ser alocados e quais atividades devem ser realizadas. Os principais tipos de planos são os de abrangência, de horizonte temporal, especificidade, e permanência.
O que são objetivos? Quais são as características que os objetivos devem ter?
R: São resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar, por meio da alocação de esforços e recursos em determinada direção. Os objetivos devem ser: Específicos; Mensuráveis; Desafiadores, porém alcançáveis; Definidos no tempo; Coerentes; Hierarquizáveis.
Quais são as etapas do processo de administração estratégica? O que é mais importante: a formulação ou a implementação estratégica? É possível o processo de administração estratégica começar com a implementação?
R: As etapas são: Diagnóstico da situação atual; Análise Ambiental; Análise Interna; Formulação estratégica; Implementação estratégica; Controle estratégico.
A implementação estratégica se torna mais importante pelo fato de que, com a implementação, a organização funciona de acordo com o que foi implementado. Se por acaso ocorreu alguma falha no processo, a organização pode perder recursos. Sem contar que a melhor estratégia do mundo não se traduz em bons resultados se sua implementação não foi bem conduzida.
Não é possível iniciar o processo pela implementação pois, antes disso, deve-se haver um planejamento e análise dos recursos necessários para um bom resultado.
Qual é o propósito da análise SWOT? Elabora a análise SWOT de uma empresa brasileira que conheça bem.
R: Estudar, de forma integrada, o processo de análise estratégica, identificar as oportunidades e ameaças do ambiente, e os pontos fortes e fracos da organização.
Quais são as diferentes opções estratégicas de nível corporativo?
R: São as Estratégias de crescimento ( de penetração de mercado, desenvolvimento do produto, desenvolvimento de mercado), as Estratégias de estabilidade, e as Estratégias de retração [Estratégia de saneamento (Reestruturação, Reengenharia e Downsizing) e Estratégia de Saída (Desinvestimento e Liquidação).
O que é a matriz BCG e como ela pode apoiar a formulação da estratégia corporativa?
R: A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida em 1970. Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto. Ela é utilizada para alocar recursos em atividades de gestão de marcas e produtos (marketing), planejamento estratégico e análise de portfólio. 
Ela apoia a formulação da estratégia concentrando-se em duas dimensões de uma unidade de negócio: Participação relativa no mercado e na taxa de crescimento do mercado.
Descreva o modelo de cinco forças competitivas de Porter.
R: Segundo Porter, a atratividade de uma indústria depende de cinco forças competitivas, sendo assim, introduziu instrumentos da análise econômica na formulação de estratégias, mostrando como um sistema de cindo forças influência a natureza e o nível da competição na indústria e seu potencial de lucratividade. Quanto mais favoravelmente essas forças se configurarem, maior atratividade terá essa indústria para que uma empresa se instale. O objetivo estratégico da empresa é encontrar uma posição no setor em que ela melhor possa se defender contra essas forças ou influenciá-las a seu favor.
Quais são as diferentes estratégias competitivas que uma organização pode adotar?
R: São as estratégias de liderança em custos, diferenciação e foco do mercado.

Outros materiais