Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DO DIREITO BRASILEIRO - CCJ0256
Título
Caso Concreto 14
Descrição
Os direitos humanos têm uma posição bidimensional, pois por um lado tem um ideal a atingir, que é a conciliação entre os direitos do indivíduo e os da sociedade; e por outro lado, assegurar um campo legítimo para a democracia. Já os Direitos Fundamentais, questão uma projeção destes, são definidos como conjunto de direitos e garantias que estão localizados dentro da Constituição e cuja finalidade principal é o respeito a sua dignidade, com proteção ao poder estatal e a garantia das condições mínimas de vida e desenvolvimento do ser humano. Assim ele visa a garantir ao ser humano, o respeito à vida, à liberdade, à igualdade e a dignidade, para o pleno desenvolvimento de sua personalidade.
A partir desta visão, pergunta-se:
a) A Constituição de 1988 retrocedeu, permaneceu estagnada ou avançou no que se refere aos direitos fundamentais em relação à Constituição de 1967?
R: As características da Constituição de 1988, a denominada "Constituição Cidadã" A Constituição de 1988 representou, em várias áreas, grande avanço em relação às Constituições brasileiras anteriores. Não apenas reestabeleceu as liberdades públicas, ampliando-as em relação às Constituições anteriores, como avançou de forma bastante intensa nas áreas sociais.
b) Cite direitos estabelecidos pela Constituição de 1988 que pela primeira vez tiveram reconhecimento jurídico pela via constitucional.
R:

Outros materiais