Buscar

PRINCÍPIOS FISÍCOS DA ÁGUA NA HIDROTERAPIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HIDROTERAPIA
PRINCÍPIOS FISÍCOS DA ÁGUA 
O corpo imerso em água aquecida, pode vivenciar situações, estímulos e sensações, únicos, contribuindo de maneira significativa na habilitação e reabilitação motoras do ser humano. A atividade física em piscina, passou a ser amplamente empregada para diversas finalidades e com excelentes resultados em praticamente todas as áreas da medicina física e reabilitação. O sucesso do tratamento em piscina terapêutica depende, basicamente, da correta indicação, da utilização adequada dos princípios físicos da água associados aos efeitos fisiológicos do corpo em imersão e de uma infra-estrutura que permita o desenvolvimento seguro e agradável do tratamento.
Princípios hidrodinâmicos 
Numerosas respostas fisiológicas no sistema nervoso e músculo esquelético do corpo em imersão, são estimuladas pelas propriedades físicas da água e pela atividade física neste meio. Entre elas estão:
1 - PRESSÃO HIDROSTÁTICA
É a pressão que a água exerce na superfície de qualquer corpo imerso. Efeitos: 
* Analgesia, através da estimulação exaustiva dos receptores barestésicos da pele, impedindo a chegada da sensação de dor no SNC, teoria do Sistema de Comportas. 
* A pressão hidrostática também pode ser utilizada na busca da melhora da capacidade respiratória, oferendo resistência à expansão torácica e abdominal. 
* Redução de edemas, principalmente em MMII, onde a pressão hidrostática auxilia na drenagem linfática.
* Além disso, a pressão hidrostática gera um ambiente seguro para trabalhar as articulações instáveis.
2 - EMPUXO
É uma força vertical de baixo para cima com intensidade igual ao peso do volume de água deslocado pelo corpo em imersão. Esta força é oposta à força da gravidade. Efeitos: 
* Diminuição da pressão intra-articular, principalmente das articulações de suporte como quadril, joelho e coluna vertebral, facilitando a movimentação e a nutrição articular. 
* Atua na redução da atividade dos músculos antigravitacionais, diminuindo a tensão e o espasmo muscular. 
* O efeito do empuxo auxilia a postura ortostática em pacientes cujos músculos e ou articulações não suportam o seu peso corporal. 
* O empuxo oferece também, resistência ou assistência ao movimento, quando os objetivos são o fortalecimento, a resistência muscular e as amplitudes de movimento.
3 - VISCOSIDADE
É a força de atrito entre as moléculas da água, que causam resistência a seu fluxo. Efeitos: 
* O movimento de um corpo na água desalinha o fluxo linear do líquido provocando a turbulência, que interfere na resistência ao deslocamento deste corpo na água.
* A resistência oferecida dependerá da velocidade, da forma e da área do corpo em movimento. 
* A turbulência pode ser usada como meio de fortalecimento muscular, treino de capacidade aeróbia e aumento da resistência muscular.
4 - DENSIDADE RELATIVA
É a relação entre a densidade de um objeto e a densidade da água, ou seja, é a propriedade de um objeto, imerso em água, que determina se ele flutuará ou não. Se a densidade relativa do objeto for maior que 1 afundará, se for menor que 1, o objeto flutuará abaixo do nível da água. 
Como a densidade da água pura é igual a 1000g/cm³ e a do corpo humano em média, é de 0,975g/cm³, então o corpo humano tende a flutuar. Efeitos: 
* O estado de flutuação no meio líquido, nos dá a possibilidade de inúmeros movimentos tridimensionais, e posturas não reprodutíveis no solo, incrementando as informações sensoriais ao SNC, além de oferecer uma liberdade de movimentos que ajuda a aumentar suas amplitudes.
5- CAPACIDADE TÉRMICA
É a propriedade que um meio possui de transferir e armazenar o calor. A água armazena por mais tempo e conduz o calor mais rápido que o ar, o que permite a permanência em temperaturas mais elevadas com maior conforto. A temperatura escolhida para o tratamento em piscina terapêutica irá influenciar de maneira significativa nas respostas fisiológicas do corpo em imersão. Há muita discussão em relação à temperatura ideal para o tratamento em piscina, mas o mais aceito está entre 33 e 34 graus, pois nesta temperatura o corpo estará recebendo calor da água e aquecendo as estruturas mais internas do corpo de forma confortável e natural. Já com temperaturas mais elevadas, o controle da temperatura e da pressão arterial se faz necessário, pois com a atividade física intensa, a temperatura do corpo tende a aumentar ainda mais e como a termorregulação através da suderese está restrita às áreas expostas ao ar, existe a possibilidade da hipertermia e queda brusca da pressão arterial.
Efeitos fisiológicos do corpo em imersão em água aquecida 
* Diminuição da dor;
* Relaxamento muscular; 
* Aumento da freqüência respiratória;
* Diminuição da pressão sanguínea; 
* Aumento do suprimento de sangue para os músculos; 
* Aumento do metabolismo muscular; 
* Aumento da circulação periférica; 
* Aumento da freqüência cardíaca; 
* Melhora do retorno venoso; 
* Aumento da taxa metabólica; 
* Aumento do filtrado glomerular.
Indicações do tratamento em piscina terapêutica 
A reabilitação em piscina terapêutica tem indicação em quase todas as áreas da fisioterapia, porém sua atuação mais comum acontece nas patologias de origem reumática, neurológica, ortopédica, cárdio-respiratória e geriátrica.
Contra-indicações do tratamento em piscina terapêutica
Infecções cutâneas, alterações renais ou esfincterianas, cardiopatias agudas, sensibilidade comprovada ao cloro, hiper ou hipotensão sem controle, febre, úlceras, labirintite aguda.
Principais indicações para o tratamento 
* Contraturas musculares; 
* Alterações Posturais; 
* Limitações de amplitude de movimento; 
* Fraqueza muscular; 
* Dores incapacitantes; 
* Alterações cárdio-respiratórias;
* Lesões articulares e musculares; 
* Alteração do tônus; 
* Dificuldade no controle motor; 
* Desordens de equilíbrio; 
* Alterações vasomotoras; 
* Alterações da marcha;
* Entre outras....

Outros materiais