Buscar

topicos interdiciplinares1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENADE 2005 - FORMAÇÃO GERAL QUESTÃO 5 Leia trechos da carta-resposta de um cacique indígena à sugestão, feita pelo Governo do Estado da Virgínia (EUA), de que uma tribo de índios enviasse alguns jovens para estudar nas escolas dos brancos ¿(...) Nós estamos convencidos, portanto, de que os senhores desejam o nosso bem e agradecemos de todo o coração. Mas aqueles que são sábios reconhecem que diferentes nações têm concepções diferentes das coisas e, sendo assim, os senhores não ficarão ofendidos ao saber que a vossa ideia de educação não é a mesma que a nossa. (...) Muitos dos nossos bravos guerreiros foram formados nas escolas do Norte e aprenderam toda a vossa ciência. Mas, quando eles voltaram para nós, eram maus corredores, ignorantes da vida da floresta e incapazes de suportar o frio e a fome. Não sabiam caçar o veado, matar o inimigo ou construir uma cabana e falavam nossa língua muito mal. Eles eram, portanto, inúteis. (...) Ficamos extremamente agradecidos pela vossa oferta e, embora não possamos aceitá-la, para mostrar a nossa gratidão concordamos que os nobres senhores de Virgínia nos enviem alguns de seus jovens, que lhes ensinaremos tudo que sabemos e faremos deles homens.¿ A relação entre os dois principais temas do texto da carta e a forma de abordagem da educação privilegiada pelo cacique está representada por:
	
	
	
	 
	ideologia e filosofia / educação superior
	
	
	sabedoria e política / educação difusa.
	
	
	identidade e história / educação formal.
	
	
	ciência e escolaridade / educação técnica.
	
	 
	educação e cultura / educação assistemática.
	
	
	
		
	
		2.
		Leia os seguintes tópicos: I- Revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências artísticas do século XX. II- Os artistas registravam em suas telas as constantes alterações provocadas pelas cores presentes na paisagem natural. III- As figuras não apresentam contornos nítidos e os contrastes de luz e sombras são obtidos de acordo com as regras das cores complementares. As descrições acima se referem à História da Arte, cujo movimento e respectivo representante é:
	
	
	
	 
	Divisionismo ¿ Edgar Degas e Édouard Manet
	
	
	Expressionismo ¿ Vicent Van Gogh e Edvard Munch
	
	
	Cubismo - Miró e Picasso
	
	
	Pontilhismo ¿ Paul Signat e Georges Seurat
	
	 
	Impressionismo ¿ Claude Monet e Pierre-Auguste Renoir
	
	
	
		
	
		3.
		ENADE 2011 - FILOSOFIA QUESTÃO 4 Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escolanovista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil. PORQUE Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
	
	
	As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	 
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	 
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
	
	
	
		
	
		4.
		Sobre as origem da Filosofia Ocidental, é correto afirmar:
	
	
	
	
	Surgiu com os primeiros relatos do historiador Heródoto, em torno do século V a.C., ao refletir sobre o significado da vitória contra os persas na Batalha de Maratona.
	
	
	Tornou-se uma disciplina de reflexão e crítica proporcionada pela conquista da Grécia pelos romanos, em torno do século II a.C., e a transferências de sábios para a cidade de Roma.
	
	 
	Surgiu na Grécia, em torno do século VI a.C., quando os gregos perceberam que as explicações míticas não eram suficientes para explicar os fenômenos da natureza.
	
	
	Está relacionada com as conquistas gregas do Oriente por Alexandre Magno, em torno do século III a.C., e o fenômeno denominado Helenismo pelos conquistadores.
	
	
	Está vinculada à publicação do livro a República de Platão, em torno do século IV a.C., quando as diferentes formas de conhecimento foram impressas em pergaminhos.
	
	
	
		
	
		5.
		A identidade humana só é reconhecida e estabelecida ante um grupo. Ou seja, o ser humano só se faz como tal diante de outro, seu semelhante, com o qual estabelece mecanismos diversos de interação constantes. (FERREIRA, 2009, p. 28). A partir da leitura do excerto acima, podemos afirmar que:
	
	
	
	 
	Os grupos sociais só são importantes para manter a ordem social.
	
	
	A criação da identidade nada tem a ver com o convívio com o grupo.
	
	 
	Os seres humanos são seres socioculturais.
	
	
	Ao ser humano não faz a menor falta a vida em sociedade.
	
	
	Nas sociedades complexas, as inter-relações perderam sua função.
	
	
	
		
	
		6.
		Arte é a atividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objetivo de estimular esse interesse de consciência em um ou mais espectadores, e cada obra de arte possui um significado único e diferente. (Disponível em: http://www.significados.com.br.) Da afirmativa anterior subentende‐se que a arte possui, EXCETO:
	
	
	
	 
	GLOBALIZAÇÃO
	
	
	IDENTIDADE
	
	
	INTENCIONALIDADE
	
	
	ESTÉTICA
	
	
	HUMANIDADE
	
	
	
		
	
		7.
		Sobre John Locke, filósofo que se opôs à teoria do Direito Divino dos reis, é correto afirmar:
	
	
	
	
	O pacto social exige que a vontade expressa da maioria, mesmo que seja representada pelos operários, deve ser respeitada pela minoria.
	
	
	A liberdade religiosa põe em risco os sistemas políticos, mas a religião anglicana cristã, fundada em princípios pacíficos, deve ser permitida.
	
	 
	O direito natural precede o direito positivo e todos os homens são iguais e possuem os mesmos direitos à vida, à liberdade e à propriedade.
	
	 
	A paz social exige a eliminação do direito à revolução, pois as manifestações de revoltas e as trocas de governo são prejudiciais à sociedade.
	
	
	Os conflitos de interesses, naturais em todas as sociedades, devem ser mediados pelos monarcas, responsáveis pela justiça social.
	
	
	
		
	
		8.
		"É entendida como o produto material e imaterial de toda a atividade humana, que foi se acumulando desde nossas origens, quando passamos a viver em grupo. Ao mesmo tempo, é por meio dela que se dá a identificaçãoentre os indivíduos e seu meio social e/ou o reconhecimento dos grupos e sociedades distintos." O excerto acima traz a definição de:
	
	
	
	
	Religião
	
	
	Ser humano
	
	
	Sociedade
	
	
	Identidade
	
	 
	Cultura

Outros materiais