Buscar

avaliandos de geriatria1

Prévia do material em texto

Avaliandos de Geriatria
Parte superior do formulário
			 1a Questão (Ref.: 201502250220)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	É propósito da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (19/10/2006) trabalhar em dois grandes eixos, tendo como paradigma a capacidade funcional da população idosa. É considerado idoso frágil ou em situação de fragilidade:
I) Viver em instituição de longa permanência
II) Encontrar-se acamado
III) Apresentar 65 anos ou mais de idade
IV) Apresentar condição de alcoolismo
		
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
 
	
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas
 
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502661016)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Idosos apresentam um alto risco de internação hospitalar em função da maior ocorrência de enfermidades com o aumento da idade. Este grupo apresenta importantes alterações fisiológicas que devem ser consideradas no seu plano alimentar, a fim de evitar a desnutrição hospitalar, agravo importante e comum nesta faixa etária. Algumas dessas alterações são:
		
	
	Aumento do paladar e redução da capacidade de sentir odores.
	
	Redução da taxa de metabolismo basal e aumento da tolerância à glicose
	
	Redução do apetite, da digestão e absorção de nutrientes.
	
	Aumento do paladar e diminuição do tempo de esvaziamento gástrico
	
	Aumento do paladar e da capacidade de sentir odores.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503097105)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A análise da atual pirâmide etária brasileira permite afirmar que houve um estreitamento da base e um alargamento do topo, demonstrando:
I. a diminuição das taxas de natalidade.
II. o aumento das taxas de mortalidade infantil.
III. o aumento da expectativa de vida.
IV. o aumento das taxas de fecundidade.
Estão corretos SOMENTE os itens:
 
		
	
	I e IV.
	
	II e IV.
	
	I e III.
	
	I e II.
	
	II e III.
 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502727251)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A assistência ao idoso deve prezar pela manutenção da qualidade de vida, considerando o processo de perdas próprias do envelhecimento e as possibilidades de prevenção, manutenção e reabilitação do seu estado de saúde. Sobre o conhecimento do envelhecimento, leia as afirmativas abaixo e escolha a correta.
		
	
	Não é função das politicas de saúde contribuir para que mais pessoas tenham idades menos avançadas com o melhor estado de saúde possível, ou seja, o envelhecimento inativo e saudável é o grande objetivo.
	
	No ser humano esse fenômeno progressivo apenas desencadeia o desgaste orgânico, mas não provoca alterações nos aspectos culturais, sociais e emocionais que contribuem para que se instale em diferentes idades cronológicas.
	
	Considerando que o processo saúde-doença é um fenômeno complexo, socialmente determinado e modulado por condicionantes biológicos, psicológicos, culturais, econômicos e políticos, as necessidades de saúde dos idosos referem-se a múltiplas dimensões do real e dizem respeito à singularidade dos fenômenos de saúde ou doença que afetam os indivíduos e suas famílias.
	
	Conhecer o cotidiano dos idosos tem sido um desafio para os profissionais de saúde para implementar programas e ações que visem alcançar a manutenção do equilíbrio no processo saúde-doença.
	
	A assistência ao idoso deve prezar pela alteração da qualidade de vida, preservando os processos de perdas próprias do envelhecimento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502248246)
	Pontos:0,1 / 0,1 
	Comparando o processo de envelhecimento populacional brasileiro e o que ocorreu em países como Inglaterra e França, marque a afirmativa correta: 
		
	
	A pirâmide etária da França e Inglaterra apresentava um maior número de idosos, portanto o processo ocorreu mais rápido nesses países. 
	
	O processo ocorreu de forma diferente pela velocidade, ritmo e situação social e política desses países. 
	
	A diferença mais importante está relacionada a transição demográfica que ocorreu primeiro nos países desenvolvidos. 
	
	No Brasil, a redução da natalidade foi o fator decisivo para o envelhecimento populacional enquanto que nos países desenvolvidos a queda da mortalidade foi o fator preponderante. 
	
	O processo de envelhecimento populacional brasileiro foi diferente da Inglaterra e semelhante ao que ocorreu na França. 
		
	
	
	 
Parte superior do formulário
			 1a Questão (Ref.: 201503155728)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Acerca dos fatores que interferem no estado nutricional do idoso ou na sua avaliação, assinale a opção correta.
		
	
	Nas pessoas idosas, o fluxo salivar encontra-se aumentado, em função do aumento da espessura do epitélio bucal, o que pode provocar sensação de ardor e perda de apetite.
	
	O índice de massa corporal deve ser empregado para determinar o diagnóstico nutricional do idoso. Entretanto, é a aferição da altura do joelho que é recomendada para estimativa da estatura, uma vez que o encurtamento dos discos intervertebrais reduz a acurácia do estadiômetro.
	
	Má absorção e má digestão são características normais do envelhecimento. Disso decorre a maior prevalência de casos de diarreia do que de constipação intestinal entre os idosos.
	
	A avaliação nutricional subjetiva global não deve ser aplicada, pois, em seu modelo, não se leva em conta parâmetros importantes para avaliação do idoso, como capacidade funcional e ingestão alimentar.
	
	A menopausa provoca aumento do tecido adiposo. No decorrer da sua vida, a mulher perde 40% do cálcio dos ossos, aproximadamente metade nos primeiros cinco anos após a menopausa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503073853)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa que cursa com depleção dos neurônios motores superiores e inferiores, com tempo médio de sobrevivência compreendido entre três a cinco anos após o início dos primeiros sintomas. Sobre essa patologia, leia as alternativas abaixo e escolha a correta. 
		
	
	Visto que todas as doenças do neurônio motor são usualmente progressivas, muitos pacientes desenvolvem uma disfagia leve e, secundariamente, a má nutrição requer uma via secundária para o mecanismo orofaríngeo.
	
	Esclerose lateral amiotrófica é uma doença neurológica progressiva e fatal.
	
	Se a fraqueza e a paralisia continuam a se espalhar para os músculos do tronco, a doença nunca afeta a fala, a deglutição, a mastigação e a respiração
	
	A fraqueza muscular é uma marca tardia na ELA, ocorrendo em aproximadamente 60% dos pacientes.
	
	O tratamento é multidisciplinar e busca prover qualidade de vida e ajudar a aumentar independência do paciente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201503091539)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No processo do envelhecimento é muito comum a Sarcopenia que é ocasionada pela perda fisiológica da massa magra. Essa perda pode favorecer algumas alterações como :
		
	
	Constipação
	
	Alterações no modo de andar, equilíbrio, perda da função física e risco aumentado das doenças crônicas.
	
	Aumento da massa gorda
	
	Perda do paladar
	
	Dificuldade da digestão e absorção dos nutrientes
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502905890)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A doença de Parkinson, descrita por James Parkinson em 1817, é uma doença neurodegenerativa caracterizada por sintomas motores (rigidez, bradicinesia, tremor de repouso e instabilidade postural) e não-motores (distúrbios neuropsiquiátricos, do sono, autonômicos e sensitivos). De acordo com as suas leituras sobre doença de Parkinson, leia as alternativas abaixo e escolhaa correta. 
		
	
	b)Entre os fatores de risco, estudos mostram que, por conta da maior liberação de dopamina, a ausência de tabagismo aumenta em duas vezes a chance de desenvolver a doença, enquanto a ingestão de cafeína, por aumentar os níveis de dopamina, contribui para reduzir a taxa de risco em 25%.
	
	d)O tremor é tido como o sintoma inicial da DP. Em cerca de 50% tem início nas extremidades distais, em decorrência de oscilações involuntárias de uma parte do corpo. 
	
	c)À medida que a doença progride e os neurônios se regeneram.
	
	a) A incidência diminui com a idade, variando entre as idades de 17, 4/100.000 indivíduos entre 50 e 59 anos, a 1/100.000 para aqueles nas idades de 70 a 79 anos.
	
	e)Pacientes com DP apresentam anormalidades de postura e equilíbrio, assim a habilidade para manter uma postura estável pode não estar comprometida em condições de equilíbrio sem perturbação e com atenção plena, e à medida que a base de apoio se estreita ou as demandas de atenção variam, a instabilidade postural diminui.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502320510)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O quadro clínico da Doença de Alzheimer está dividido em 3 etapas. É correto apenas o que se afirma em: I- A Fase avançada é caracterizada por deterioração mais acentuada dos déficits de memória e pelo aparecimento de sintomas focais. II- A Fase inicial é caracterizada por sintomas vagos e confusos, que se desenvolvem insidiosamente. III- Na Fase intermediáia todas as funções cognitivas estão gravemente comprometidas, havendo até mesmo, dificuldades para reconhecer faces e espaços familiares. 
		
	
	Apenas a alternativa I está correta
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	Apenas as alternativa II e III estão corretas
	
	Apenas as I e III estão corretas. 
	
	Apenas a alternativa II está correta
		
	
	
	 
	
Parte superior do formulário
			 1a Questão (Ref.: 201503084346)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O edema na desnutrição tem como principal causa:
		
	
	Aumento do volume sanguíneo.
	
	Diminuição da albumina plasmática.
	
	Excessso de consumo hídrico.
	
	Aumento da albumina sérica.
	
	Diminuição da secreção de insulina.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503084353)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Os exames bioquímicos são métodos objetivos na avaliação nutricional. quanto aos parâmetro de avaliação proteica, é correto afirmar que:
		
	
	O índice creatinina-altura igual a 70% está associado a uma depleção grave da massa muscular.
	
	A pré-albumina atua no transporte da tirosina e está aumentada em pacientes com doenças hepáticas.
	
	A proteína transportadora de retinol tem boa sensibilidade à restrição calórica e proteica, pois apresenta meia-vida de apenas 12 horas.
	
	A transferrina é uma proteína sérica considerada menos sensível que a albumina na detecção de desnutrição aguda.
	
	A albumina é uma proteína que pode estar associada à desnutrição, sendo avaliada para essa finalidade por apresentar meia vida curta.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502732499)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A Hipertensão arterial constitui um dos problemas de saúde de maior prevalência na atualidade. Estima-se que a hipertensão arterial atinja aproximadamente 22% da população brasileira acima de vinte anos, sendo responsável por 80% dos casos de acidente cérebro vascular, 60% dos casos de infarto agudo do miocárdio e 40% das aposentadorias precoces, além de significar um custo de 475 milhões de reais gastos com 1,1milhão de internações por ano. (MS,2001). De acordo com a Hipertensão arterial, assinale a alternativa correta.
		
	
	Intervenções não farmacológicas têm sido apontadas na literatura pelo baixo custo, risco mínimo e pela eficácia na diminuição da pressão arterial, são elas: prática regular de atividade física, abandono do tabagismo, restrição alcoólica e redução do peso corporal. 
	
	A terapia medicamentosa, apesar de eficaz na redução dos valores pressóricos, da morbidade, tem baixo custo e não tem efeitos colaterais motivando o abandono do tratamento. 
	
	A intervenção não-farmacológica presta-se ao controle dos fatores de risco e não nas modificações no estilo de vida, a fim de prevenir ou deter a evolução da hipertensão arterial.
	
	A prevalência de hipertensão arterial é menor em indivíduos com sobrepeso ou obesos.
	
	Para os hipertensos moderados e graves não é indicado o tratamento farmacológico. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201503119220)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Na avaliação nutricional do idoso, quando não se é possível a obtenção do peso por falta de equipamentos adequados pode ser utilizada a forma de Chumlea, a qual utiliza outras medidas corporais para se fazer a medição. Essas medidas são: 
		
	
	Circunferência da panturrilha, altura do joelho, área muscular do braço e prega cutânea subescapular
	
	Prega cutânea triciptal, altura do joelho, circunferência da panturrilha e prega cutânea subescapular
	
	Circunferência do braço, altura do joelho, circunferência da panturrilha e prega cutânea subescapular
	
	Circunferência da cintura, altura do joelho, área muscular do braço e prega cutânea subescapular.
	
	Área muscular do braço, altura do joelho, circunferência muscular do braço
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503075250)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	As úlceras por pressão (UPP) são lesões que podem atingir a pele e os tecidos subjacentes. São ocasionadas pela compressão dos tecidos moles por uma proeminência óssea que leva a uma isquemia local provocada pela interrupção do fluxo sanguíneo, da oxigenação e da nutrição da área pressionada. Sobre o conhecimento de UPP, leia as alternativas abaixo e escolha a correta. 
		
	
	O estado nutricional não interfere na reparação tecidual. 
	
	Esse tipo de lesão é de fácil cicatrização, provoca dor e leva a gastos excessivos para o seu tratamento, pois tem prevalência e baixos índices de ocorrência nos quadros agudos e crônicos em indivíduos acamados/hospitalizados
	
	A idade avançada também é causadora de internações hospitalares, descamações e de condições crônicas de saúde, o que aumenta o risco de pressão, fricção, cisalhamento e diminuição da circulação sanguínea na pele.
	
	A idade é fator irrelevante para a ocorrência de úlcera por pressão, uma vez que as pessoas jovens e sadias geralmente têm mais tecido gorduroso e mais músculos sobre proeminências ósseas, enquanto as pessoas idosas ou doentes têm redução do tecido subcutâneo e muscular.
	
	Alguns nutrientes específicos com menor ação imunomoduladora, como a arginina, a glutamina e os ácidos graxos ômega-3, têm demonstrado resultados satisfatórios, principalmente em relação à suplementação de dietas enterais oferecidas a pacientes críticos.
		
	
	
	 
	
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
	
Parte superior do formulário
	
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	
Parte superior do formulário
		
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201502246037)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Recomenda-se para o idoso o uso de suplementos de cálcio durante a refeição. Isso se deve ao fato de haver favorecimento da absorção de cálcio na presença de:
		
	
	Ferro
	
	Meio alcalino
	
	Fósforo
	
	Ácido clorídrico
	
	Fitatos
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502246219)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No Brasil, a passagem de uma situação de alta fecundidade e alta mortalidade para uma de baixa fecundidade e progressiva baixa mortalidade tem propiciado mudanças significativas na pirâmide populacional, caracterizadas por um aumento progressivo e acentuado da populaçãoadulta e idosa.
Considerando os aspectos nutricionais envolvidos neste processo, Goldman (1970) e Lohman (1996) avaliam as modificações da composição corporal:
 
Tendo como base as informações acima, o gráfico apresentado permite afirmar que
		
	
	a avaliação nutricional do idoso deve privilegiar métodos que enfatizem os ganhos corporais, a exemplo da bioimpedância.
	
	o processo de envelhecimento promove mudanças no peso, IMC, compartimentos corporais e na capacidade de absorção intestinal de vitaminas hidrossolúveis.
	
	o idoso, graças à depleção de algumas variáveis fisiológicas, apresenta risco acentuado de desidratação, redução da densidade óssea e aumento da gordura corporal total.
	
	a fragilidade biológica do idoso dá-se, dentre outros motivos, pela maior susceptibilidade a doenças infecciosas, desnutrição e hipertensão arterial.
	
	o requerimento nutricional do idoso está associado à alta ingestão de proteínas, gorduras, cálcio, água e fibras.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502246034)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre as alterações orgânicas, fisiológicas e metabólicas decorrentes do envelhecimento humano, que afetam o estado nutricional e o consumo alimentar do idoso.
(  ) As perdas sensoriais no idoso podem prejudicar a capacidade ou disposição para comer. Os sentidos do paladar e do olfato tendem a diminuir com a idade, desta forma recomenda-se elevar a quantidade de temperos naturais, como salsinha, cebolinha, cebola, orégano, tomilho, para conferir maior palatabilidade aos alimentos.
(  ) A gastrite atrófica, condição que afeta quase um terço dos que têm mais de 65 anos, é caracterizada por estômago inflamado, crescimento acentuado de bactérias e ausência de ácido clorídrico e de fator intrínseco, o que pode prejudicar a digestão e absorção de nutrientes, principalmente da vitamina B12.
(  ) A ausência parcial ou total de dentes e/ou uso inadequado de próteses, a presença de cáries e doenças periodontais e a ocorrência de xerostomia acarretam prejuízos nos processos de mastigação e, consequentemente, isso faz com que esses indivíduos reduzam a ingestão de alguns alimentos, como carnes, frutas, legumes e verduras cruas.
(  ) No trato digestório a parede intestinal perde força e elasticidade, reduzindo a motilidade gastrointestinal e aumentando o risco de desenvolver constipação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
		
	
	V, V, V, F
	
	V, V, F, F
	
	F, V, V, F
	
	V, V, V, V
	
	V, F, V, F
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502246047)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Para a escolha de método de avaliação antropométrica a ser utilizado no idoso deve-se considerar a:
		
	
	redução da estatura, da quantidade de água corporal nos músculos e vísceras e aumento (redistribuição) de gordura abdominal.
	
	redução da estatura e aumento da massa magra principalmente dos músculos e vísceras
	
	atenção limitada, presença de doenças crônicas e mentais
	
	diminuição da gordura abdominal e aumento de gordura nos membros
	
	presença de doenças crônicas e aumento da quantidade de água corporal
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502253579)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	De acordo com os seus conhecimentos sobre os fatores que afetam o consumo e o comportamento alimentar do idoso, analise as alternativas e escolha a correta.
		
	
	Para a população idosa, o emprego das estratégias utilizadas pela mídia pode contribuir para a redução do poder de compra.
	
	O acesso aos alimentos não está diretamente ligado à capacidade econômica. 
	
	A depressão, deterioração cognitiva e de saúde bucal, incapacidade física e funcional e dimuição de renda, são fatores que influenciam a qualidade de vidas das pessoas nessa faixa etária. 
	
	Produtos não perecíveis são aqueles que apresentam as maiores taxas de perda e a mais adequada de nutrientes.
	
	A perda de alimentos, seja por interferência de problemas físicos, químicos ou microbiológicos, é um problema de ordem social e econômica, mas que não apresenta relevância. 
		
	
	
	 
	
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando