Buscar

psicofisiologia 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ref.: 201603525309
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sabemos que os mecanismos de curto prazo de nosso comportamento alimentar estão diretamente relacionados ao que foi comido na última refeição e a quantidade que ingerimos deste alimento. A presença de alimentos no campo visual e o cheiro da comida desencadeiam diversos processos fisiológicos que antecipam a chegada da refeição: ativação do sistema nervoso autônomo parassimpático e da divisão entérica do sistema nervoso vegetativo que determina à secreção de saliva na boca e de suco gástrico no estômago. Essa etapa é conhecida como fase _______________.
		
	
	Pós-absortiva
	 
	Cefálica
	
	De distensão
	 
	Gástrica
	
	De substrato
	
Explicação:
Fase cefálica: A presença de alimentos no campo visual e o cheiro da comida desencadeiam diversos processos fisiológicos que antecipam a chegada da refeição: ativação do sistema nervoso autônomo parassimpático e da divisão entérica do sistema nervoso vegetativo que determina a secreção de saliva na boca e de suco gástrico no estômago.
 
	
	 
	Ref.: 201603525304
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quando consumimos uma refeição e imediatamente após este consumo, ocorre a reposição das reservas energéticas em nosso corpo, este processo é conhecido como_________________.
		
	
	Fase gástrica
	
	Estado pós-absortivo
	
	Fase de substrato
	
	Fase cefálica
	 
	Estado prandial
	
Explicação:
Estado prandial: Quando consumimos uma refeição e imediatamente após este consumo, ocorre a reposição das reservas energéticas em nosso corpo, este processo é conhecido como período prandial e a energia pode ser armazenada de duas formas em nosso organismo: glicogênio e triglicerídeos.
	
	 
	Ref.: 201603660097
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Quando consumimos uma refeição e imediatamente após este consumo, ocorre a reposição das reservas energéticas em nosso corpo, este processo é conhecido como período prandial e a energia pode ser armazenada de duas formas em nosso organismo: através do glicogênio e dos triglicerídios. A esse respeito é correto afirmar que:
		
	
	Quando as reservas de glicogênio começam a aumentar temos a necessidade de repô-las e sentimos o que chamamos de fome.
	
	Quando as reservas de triglicerídeos começam a aumentar temos a necessidade de repô-las e sentimos o que chamamos de fome.
	
	Quando as reservas de glicogênio começam a aumentar temos a necessidade de repô-las e sentimos o que chamamos de descontrole emocional.
	 
	Quando as reservas de glicogênio começam a baixar temos a necessidade de repô-las e sentimos o que chamamos de fome.
	
	Quando as reservas de triglicerídeos começam a aumentar temos a necessidade de repô-las e sentimos o que chamamos de descontrole emocional.
	
Explicação:
O equilíbrio do sistema depende de meios para a regulação do comportamento alimentar com base no tamanho das reservas energéticas e na sua velocidade de reposição.
	
	 
	Ref.: 201603525255
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Acentuada perda de peso em mulheres, acompanhada de um comportamento voltado para emagrecer que inclui atividades físicas diárias permitem o diagnóstico da anorexia típica?
		
	
	Não, somente se a própria pessoa admitir o problema.
	
	Sim, essas são as duas principais características.
	
	Sim, desde que esses fatores estejam ocorrendo há mais de seis meses.
	 
	Não, esses fatores precisam estar combinados a outros para um diagnóstico preciso.
	
	Depende, caso o diagnóstico esteja sendo realizado por um psicólogo até pode.
	
Explicação:
Anorexia: Definida de uma forma geral como falta fisiopatológica de apetite, acompanhada de uma aversão à comida e inabilidade em comer, essa perda ou ausência de apetite apresenta aspectos bem mais complexos, como um comportamento dirigido à perda de peso, padrões peculiares de manuseios dos alimentos, medo intenso da obesidade e perturbação da imagem corporal. Pode evoluir até a morte. É uma doença psiquiátrica que demanda cuidados médicos específicos.
	
	 
	Ref.: 201603525275
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quando consumimos uma refeição e imediatamente após este consumo, ocorre a reposição das reservas energéticas em nosso corpo, este processo é conhecido como período prandial e a energia pode ser armazenada de duas formas em nosso organismo. Come se chamam essas reservas?
		
	
	Ácidos graxos e corpos cetônicos
	
	Glicogênio e ácidos graxos
	
	Corpos cetônicos e triglicerídeos
	 
	Glicogênio e triglicerídeos
	
	Anabolismo e catabolismo
	
Explicação:
Glicogênio: As reservas de glicogênio possuem uma capacidade limitada e são encontradas principalmente no fígado e no músculo esquelético. São utilizadas cotidianamente, e fornecem a energia necessária para o funcionamento adequado de nosso corpo, assim que essas reservas começam a baixar sentimos necessidade de repô-las, o que chamamos de fome.
Triglicerídeos: Reservas de triglicerídeos possuem uma capacidade virtualmente ilimitada, sendo encontrados no tecido adiposo. Dizemos virtualmente ilimitada, pois, em condições de equilíbrio em nosso organismo, elas não serão utilizadas em sua totalidade, sempre existindo uma boa quantidade disponível para situações emergenciais (como problemas de saúde e dietas específicas) armazenadas em nosso tecido adiposo.
	
	 
	Ref.: 201603728373
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	ANALISE AS OPÇÕES ABAIXO E ASSINALE AQUELA QUE INDICA QUAL É O HORMÔNIO PRODUZIDO PELAS CÉLULAS BETA DO PÂNCREAS E QUE TEM COMO FUNÇÃO AUXILIAR NO TRANSPORTE DE GLICOSE PARA A MAIOR PARTE DAS CÉLULAS DE NOSSO ORGANISMO?
		
	 
	INSULINA
	
	CART
	
	COLECISTOCININA
	
	LEPTINA
	
	GLUCAGON
	
Explicação:
Insulina: Sendo produzida pelas células β do pâncreas ela é utilizada no transporte da glicose para quase todas as células do corpo, a exceção são os neurônios que não precisam deste intermediador para receber esse nutriente. É fundamental para o anabolismo  e importante para o catabolismo, com a liberação da glicose de seus sítios de armazenamento, sua captação por outras células do organismo e sua utilização como combustível. Desta forma, verificamos que os níveis de glicose no sangue estão inversamente relacionados aos níveis de insulina, ou seja, muita insulina circulante retira a glicose da corrente sanguínea e a direciona para as células. Os níveis de insulina estão diretamente relacionados com as fases da alimentação.
 
	
	 
	Ref.: 201603525252
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	As principais patologias relacionadas ao comportamento alimentar são a anorexia, a bulimia e a obesidade mórbida. Analise as opções abaixo e assinale aquela que apresenta apenas informações corretas sobre esse assunto:
		
	 
	Apesar de a purgação representar uma característica muito marcante na bulimia ela também ocorre com frequência na anorexia e na obesidade.
	
	Alterações psicológicas são comuns na anorexia, no entanto, não são importantes na bulimia e na obesidade.
	 
	Cuidados médicos e psicológicos podem ser necessários nas três patologias, muitas vezes combinados.
	
	Nos três problemas citados no enunciado temos um forte componente genético determinando o aparecimento da doença.
	
	Os disruptores endócrinos parecem ser relevantes para explicar a etiologia dessas três patologias.
	
Explicação:
Sendo transtornos (anorexia e bulimia) e ums condição clínica com prognóstico desfavorável eles precisam de atendimento de múltiplas áreas da saúde.
	
	 
	Ref.: 201603660099
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Alguns neurotransmissores possuem papel importante para nosso comportamento alimentar.A dopamina, por exemplo, está relacionada com a estimulação do sistema dopaminérgico mesolímbico. Desta forma, quando ingerimos um determinado alimento que consideramos muito saboroso, isto promove a liberação de dopamina no encéfalo, o que causa a sensação de prazer. Isso significa que:
		
	
	Essa experiência nos levará a evitar este alimento no futuro, de modo a repelir aquela mesma sensação anterior.
	 
	Essa experiência nos levará a buscar novamente este alimento de modo a repetir aquela mesma sensação prazerosa.
	
	Essa experiência pode ser considerada apenas como um evento catalisador e o cérebro, apesar de ser capaz de estabelecer uma relação entre o alimento e o prazer, não motiva o organismo a repetir o comportamento.
	
	Essa experiência pode ser considerada apenas como um evento pontual e o cérebro não é capaz de decifrar que há uma relação entre o alimento e o prazer.
	
	Essa experiência pode ser considerada como um evento generalizador e o cérebro não é capaz de decifrar que há uma relação entre o alimento e o prazer.
	
Explicação:
Dopamina: Alguns neurotransmissores possuem papel importante para nosso comportamento alimentar. A dopamina, por exemplo, está relacionada com a estimulação do sistema dopaminérgico mesolímbico. Por exemplo, um animal consome um determinado alimento que considera muito saboroso, isto promove a liberação de dopamina no encéfalo, o que causa a sensação de prazer. Essa experiência levará o animal a buscar novamente este alimento de modo a repetir aquela mesma sensação prazerosa.

Continue navegando