Buscar

Trabalho em grupo Questões 7 9 13

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

7) O Banco do Brasil possui capital misto, isto é, parte do seu capital é constituído por capital público e parte por capital privado. Em regra geral o capital público deve ser maior, pois a maioria das ações devem estar sob o controle o Poder Público.
A sociedade de capital misto é uma espécie de pessoa jurídica de direito privado que integra o rol dos entes jurídicos pertencentes à Administração pública indireta, sendo que, em regra, é criada pelo Estado. Ela é constituída para prestar serviços no campo de atividade econômica privada, sob forma de Sociedade Anônima (S/A), no qual o sócio majoritário será sempre o Poder Público ou algum ente da Administração Pública, observando os termos e limites fixados pela legislação e pela Constituição Federal (CF/1988).
Apesar de possuir como sócio majoritário ente público, não goza de incentivos fiscais, é na prática tratada como uma empresa privada qualquer. Entretanto, sua constituição depende de Lei.
9) Sim, a administração do Banco do Brasil apresenta estrutura com possibilidade de ser eficaz no sentido de redução de riscos.
 	O gerenciamento de riscos do Banco do Brasil contempla de forma abrangente os riscos de crédito, mercado, liquidez e operacional. As atividades de gerenciamento são realizadas por estruturas específicas e especializadas, conforme objetivos, políticas, estratégias, processos e sistemas descritos em cada um desses riscos. Não obstante as atividades estarem focadas nos riscos de crédito, mercado, liquidez e operacional, o Banco adota mecanismos para garantir a suficiência de capital para cobertura de outros riscos incorridos. 
As políticas de riscos e de crédito são determinadas pelo Conselho de Administração. Já a governança de risco, que abrange o Banco Múltiplo e suas Subsidiárias Integrais, é centralizada no Comitê de Risco Global (CRG), composto pelo Conselho Diretor, responsável por estabelecer as estratégias para a gestão dos riscos, os limites globais de exposição a riscos e os níveis de conformidade e alocação de capital em função dos riscos.
Para agilizar o processo de gestão, atuam os subcomitês de Risco de Crédito (SRC), de Risco de Mercado e Liquidez (SRML) e de Risco Operacional (SRO), que amparam o CRG e têm poder decisório por delegação. Eles são compostos por Diretores Estatutários cujas decisões são tomadas de forma colegiada e de acordo com as diretrizes e normas da Instituição. 
 	A Diretoria Gestão de Riscos (Diris), vinculada à Vice-Presidência de Controles Internos e Gestão de Riscos, responde pelo gerenciamento dos riscos de mercado, liquidez, operacional e de crédito. Esta integração confere sinergia aos processos e especialização, o que contribui para a adequada alocação de capital, além de estar de acordo com as diretrizes do Comitê de Basileia para Supervisão Bancária.
 	Para prevenir, corrigir ou inibir fragilidades capazes de resultar em riscos, assim como reduzir perdas e fortalecer a cultura de riscos, o BB adota a ferramenta Recomendação Técnica de Risco (RTR), emitida às áreas gestoras de processos ou produtos caso seja necessária a adoção de ação de mitigação de perdas ou para garantir o cumprimento das responsabilidades definidas nas fases de gestão de riscos.
13) Eu optaria pela Previdência Social, por que ela oferece alguns benefícios sociais dos quais eu possa excepcionalmente precisar, como auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadoria por invalidez, pensão por morte, dentre outros benefícios que não são oferecidos pelos planos de previdência privada.

Outros materiais