Buscar

Tema 4 FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA – “O MINISTÉRIO PÚBLICO”

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Tema 4 - FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA – “O MINISTÉRIO PÚBLICO” 
Origem da expressão:
A palavra “ministério” advém da expressão do latim “manus”, que significa ministrar, administrar. E “público” também derivado do latim da palavra “publicus”, relativo ao povo.
A origem francesa é relacionada a funções de oficio público, chamada de mistère public. Segundo Mario Vellani (apud MAZZILI, 1998, pag 2) “A expressão ministério público originou-se inadvertidamente quando os procuradores e advogados do rei falavam em seu próprio ministério”.
Introdução
Segundo a Constituição Federal “O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.” definido no caput do seu art. 127. Os Princípios que regem a instituição são os da unidade, indivisibilidade, independência funcional e o principio do promotor natural, sendo estes presentes na Carta Política e no art. 1º, parágrafo único da Lei nº 8.625/93, a lei orgânica do Ministério Público.
 “Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis”. 
 O Ministério Público é instituição permanente porque essencial a uma das funções soberanas do Estado, qual seja a jurisdicional, e também pelas incumbências constitucionais que possui.
 O Ministério Público exerce papel imprescindível no acesso à justiça, pois para garantir a defesa dos direitos e garantias fundamentais, faz-se necessária a atuação de um órgão independente, que fiscalize e faça valer os direitos do cidadão.
De acordo com o art. 127, caput, da CF/88, o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. O Ministério Público subdivide-se em:
Defender a ordem jurídica;
Defender o regime democrático;
Defender os interesses sociais;
Defender os interesses individuais indisponíveis
 Com efeito, o Ministério Público é uma instituição de cunho permanente, por não admitir a separação do Estado Democrático de Direito, pela sua função de defender a ordem jurídica, os interesses da sociedade em geral e individual quando forem indisponíveis. Ademais, o Ministério Público é uma instituição independente, pois não possui qualquer vínculo com os poderes do Estado, sendo assim, seus auxiliares são munidos de liberdade funcional, ao qual exercem suas atividades com direitos e responsabilidades próprias. (MAFRA, 2006)
 O Ministério Público (MP) tem como papel fiscalizar e proteger os princípios e interesses fundamentais da sociedade. Por isso, seu funcionamento é independente de qualquer dos três Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. 
 Mas não se trata de ser simplesmente o guardião da lei: apesar de incluir o aspecto da legalidade, a missão do Ministério Público vai muito além desse campo. Abrange também a guarda e a promoção da democracia, da cidadania e da justiça. 
De acordo com os dizeres de CARVALHO:
No exercício de suas funções, o Ministério Público atua como agente ou interveniente, sendo exemplo, no primeiro caso, a titularidade da ação penal pública, da ação civil pública, dentre outras, e, no outro, a intervenção em processos onde haja de atuar como fiscal da lei.
 De acordo com art 127§ 3º CF e art 59 da Lei 8.625/93, o ingresso na carreira do Ministério Público fara -se mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em sua realização, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica; ser brasileiro; estar quite com o serviço militar; estar em gozo dos direitos políticos e, observando-se, nas nomeações, a ordem de classificação.
 São membros do Ministério Público: procuradores e promotores, os quais possuem independência funcional e sua subordinação é apenas administrativa. Cada membro atua segundo sua consciência e suas convicções baseados na lei. Sua função tem por garantia constitucional a vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade de subsídios. A eles são vedados recebimentos de honorários, percentagens ou custas processuais, exercício da advocacia, participação de sociedade comercial, exercer atividade político partidária e receber a qualquer título ou pretexto contribuições de pessoas físicas e privadas, exercer qualquer outra função pública, salvo uma de magistério.
 O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, que por sua vez também exerce a função de Procurador-Geral Eleitoral nos termos do art. 73 da LC n. 75/93, nomeado pelo Presidente da República dentre integrantes da carreira, maiores de 35 anos, após a aprovação de seu nome pela maioria absoluta dos membros do Senado Federal, para mandato de 2 anos, permitida mais de uma recondução, sem qualquer limite (art.128, §1.º CF). No entanto, para cada nova recondução, o procedimento e os requisitos deverão ser observados, já que a recondução é uma nova nomeação.
 O MP, com a sua vasta área de atuação, opera praticamente em todas as áreas do direito e de relevante interesse social, como: Civil, Consumidor, Criminal,
Direitos Humanos, Educação, Eleitoral, Trabalhista, Infância e Juventude, Saúde Pública, Urbanismo e Meio Ambiente, dentre outros.
o Ministério Público é um órgão de suma importância para o bom funcionamento do Estado. que os membros são dotados de garantias, para que assim possam exercer suas funções com todo afinco e destemor
A função do Ministério Público, e um fiscal da lei e defensor e também como defensor dos direitos sociais e individuais, intervindo quando este estiver sendo ameaçado, para isso existem os instrumentos de autuação do Ministério Público, portanto, age pela sociedade.
REFERÊNCIAS
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfkTcAA/das-funcoes-essenciais-a-justica
https://vitorviviani.jusbrasil.com.br/artigos/111894613/funcoes-essenciais-a-justica
http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,funcoes-essenciais-da-justica-brasileira,24050.html
https://filipperocha.jusbrasil.com.br/artigos/245041273/desvendando-o-ministerio-publico
https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/121/edicao-1/ministerio-publico:-aspectos-gerais

Outros materiais