Buscar

TCC curso

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE SERGIPE 
Erica Brito dos Santos
AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE PROTOCOLO DE DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA EM UMA UTI CARDIOLÓGICA 
ARACAJU
2017
Erica Brito dos Santos
AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE PROTOCOLO DE DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA EM UMA UTI CARDIOLÓGICA 
 
Projeto de pesquisa apresentado Comitê de Ética e Pesquisa da Faculdade Estácio de Sergipe como requisito à autorização para execução do projeto orientado pelo Prof.ª. Manuela Andrade de Albuquerque, Coorientadora Maria Jane das Virgens Aquino
ARACAJU
2017
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
VM Ventilação Mecânica
UTI Unidade de Terapia Intensiva
CTI Centro Terapia Intensivo
VMI Ventilação Mecânica Invasiva
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO	7
2. JUSTIFICATIVA	9
3.OBJETIVOS	9
3.1 OBJETIVO GERAL	9
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS	10
5. MÉTODO	12
6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO (Atividades que serão executadas a partir da aprovação pelo CEP)	13
7. ORÇAMENTO	14
8. REFERÊNCIAS	15
RESUMO
A ventilação mecânica, apesar de ser uma intervenção de extrema importância para pacientes críticos, está associada a diversas complicações, é, portanto, importante abreviar o tempo no qual o paciente está sob ventilação artificial invasiva, restabelecendo a ventilação espontânea tão logo seja possível. Durante a ventilação mecânica o Fisioterapeuta tem importante participação no auxílio e na condução desse procedimento, ao preparar e ajustar o ventilador artificial acompanhando essa evolução, podendo, a depender da situação do paciente nessa fase crítica realizar a interrupção e desmame do suporte ventilatório. 
Nesta pesquisa será avaliar a padronização do desmame da ventilação mecânica com o uso de um protocolo dentro de uma unidade de terapia intensiva cardiológica. Será um estudo transversal, retrospectivo, que utilizará dados obtidos do registro de prontuários, sendo a população a ser estudada composta por pacientes maiores de 18 anos que necessitarem de suporte ventilatório invasivo., divididos em “grupo cirúrgico' e “grupo clínico” o estudo será realizado no Hospital do Coração de Sergipe no período de Outubro a Dezembro 2016.
Palavras-chaves: Extubação, Respiração artificial, Desmame, Fisioterapia.
1. INTRODUÇÃO
 A ventilação pulmonar é definida como um processo de condução do ar da atmosfera até sua chegada aos alvéolos, seguido de sua emilinação. (RUPPEL,2002). Fisiologicamente, esse processo é realizado pela musculatura inspiratória e pelo recuo elástico do pulmão e da parede torácica. Em situações de impossibilidade da manutenção desse processo, a assistência de ventilação mecânica (VM) torna-se necessária, sendo definido como um suporte ventilatório artificial. (WEST, 2010).
Apesar de ser uma intervenção de extrema importância para pacientes com insuficiência respiratória aguda, a ventilação mecânica está associada a diversas complicações, que podem inclusive aumentar a mortalidade de pacientes graves, portanto, é importante abreviar o tempo no qual o paciente está sob ventilação artificial invasiva, restabelecendo a ventilação espontânea tão logo seja possível. (Borges, Andrade 1999)
O desmame da ventilação mecânica, geralmente, é bem sucedido para a maioria dos pacientes, entretanto, para 20% desses, há falha na primeira tentativa. Esse processo ocupa mais de 40% do tempo total da ventilação mecânica, e esse percentual pode ainda variar dependendo da etiologia da insuficiência respiratória. Sabe se que o prolongamento do uso da VM está associado ao aumento de incidência de complicações como: pneumonia associada à ventilação mecânica, disfunção diafragmática induzida pela VM, polineuromiopatia do paciente crítico, aumento de mortalidade e tempo de internação, entretanto a retirada inadvertida do suporte ventilatório poderá acarretar em reintubação e aumento de mortalidade (EPSTEIN, 2009).
As falhas no desmame devem ser evitadas ao máximo um desmame mal conduzido e o seu consequente insucesso pode proporcionar aumento de morbidade, especialmente no que diz respeito à incidência de infecções respiratórias decorrentes principalmente de uma reintubação, com consequente aumento na mortalidade 24. (Meade M,2001)
Não houve diferença significativa entre os valores de e o risco de óbito entre os pacientes que foram retirados do desmame com sucesso e insucesso. Também não houve óbitos durante o processo de desmame até a alta da UTI, provavelmente porque a aplicação do protocolo pôde resultar numa maior segurança na condução de um paciente crítico, mesmo em pacientes com alto risco de óbito.(Vitacca M, 2001)
Durante a VM o Fisioterapeuta tem importante participação no atendimento à pacientes críticos, cujo tratamento requer a presença de uma equipe multiprofissional. Além disso, estudos científicos associaram a Fisioterapia com a redução do tempo da VM, tempo permanência no CTI , e até mesmo o tempo de internação hospitalar. (NOZAWA, E 2008)
A integração da fisioterapia no tratamento de doentes críticos internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) tem sido vista na maioria dos hospitais de países desenvolvidos, sendo seu papel preciso, determinado pelos fatores financeiros e multidisciplinares.( Khamiees M, Raju P 2001)
A ventilação mecânica e consequentemente o processo de sua retirada desmame são recentes na história da Medicina. Fazendo com que, atualmente, essas técnicas tenham pouco embasamento científico que oriente as condutas dos profissionais que lidam com esta rotina. ( Girolamo 2001.A) 
O empirismo aplicado ao desmame da ventilação mecânica leva a piora na qualidade do seu processo e consequentemente a aumento na taxa de falha, morbidade e mortalidade. Atualmente, com o aumento dos estudos relacionados ao desmame, nota-se uma melhora na condução deste procedimento.( Oliveira LRC, José A, 2002)
Hoje o fisioterapeuta conquistou dentro da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) a responsabilidade e o manuseio da Ventilação Mecânica (VM). Nos últimos 20 anos a atuação desse profissional em terapia intensiva vem se aprofundando nos pacientes críticos, de acordo com Souza (2007).
 Fisioterapia durante a VM tem como principal objetivo facilitar o desmame da Ventilação Mecânica Invasiva (VMI). Para Goldwasser(2007) .
O processo de desmame se define como o processo de transição da ventilação artificial para a espontânea nos pacientes que permanecem em VMI por tempo superior a 24 horas, que pode ser realizado de maneira súbita ou gradual. Súbita quando seu suporte é retirado após a resolução que levou o paciente a Ventilação Mecânica; e gradual quando seu suporte ventilatório é reduzido conforme a tolerância do paciente,podendo evoluir para um desmame difícil (SOUZA, 2007).
Souza (2007) afirma que o desmame difícil se dá pelo uso da VM por um período de 14 a 21 dias ou quando o paciente necessita retornar ao suporte ventilatório em menos de 24 horas para descanso da musculatura respiratória.Os pacientes que estão em processo de desmame, já em respiração espontânea, devem ser avaliados diariamente pelo fisioterapeuta e pela equipe da UTI, seguindo um protocolo multidisciplinar. (JERRE et al, 2007). 
Quando bem conduzido por essa equipe, a evolução do paciente tem uma grande repercussão, como a redução do tempo de VM e internação na UTI, diminuição no tempo do processo de desmame e suas possíveis falhas, menor taxa de reintubação, traqueostomia e pneumonia associada à VM e redução dos custos hospitalares (OLIVEIRA et al, 2002).
É valido ressaltar que o processo de desmame é suscetível a complicações e que seu início não deve ser adiado, uma vez que seu atraso pode trazer complicações associados à VM, como o adiamento desnecessário da extubação traqueal, uma possível reintubação e aumento dos custos hospitalares relacionados com esse processo.(FREITAS, 2006) e (GONÇALVES et al, 2007).
Devido ao aumentodo número de fisioterapeutas, essa especialidade vem crescendo e fazendo parte de equipes especializadas com atendimento contínuo e ininterrupto. Algumas Unidades de Terapia Intensiva já possuem equipes de fisioterapeutas por 24 horas diárias, atuando com pacientes críticos e em ventilação mecânica (AZEREDO,2002). Em 24 de fevereiro de 2010, de acordo com a resolução RDC nº 7, foi definida a necessidade de conter, no mínimo, um fisioterapeuta para cada dez leitos ou fração, nos turnos matutino, vespertino e noturno nas UTIs, perfazendo um total de, no mínimo, 18 horas de atuação.
2. JUSTIFICATIVA
Atuação fisioterapeutica, no que diz respeito à pacientes ventilados mecanicamente, destaca objetivos de minimizar o tempo da internação, além da redução do tempo de desmame e dos riscos de reintubação, através da aplicação de um protocolo eficaz, dessa forma conseguindo diminuir o impacto em termos de custos hospitalares, mortalidade e aumento dessa permanência na UTI.
3.OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL
Avaliar a padronização do desmame da ventilação mecânica em uma Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica, durante três meses em todos os pacientes maiores de 18 anos que necessitarem de suporte ventilatório invasivo.
Analisar a eficácia de um protocolo de desmame utilizado em uma UTI Cardiológica na cidade de Aracaju - SE.
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Quantificar o tempo de permanência na UTI;
Quantificar o tempo de permanência com a prótese ventilatória;
Classificar o desmame dos pacientes em simples, difícil e prolongado.
4. LITERATURA DE REVISÃO
O termo desmame é definido como o processo de transição da ventilação artificial para a espontânea nos pacientes que permaneceram na ventilação invasiva por tempo superior a 24 horas (GOLDVASSER; FARIAS; FREITAS et e al;2007).
Segundo Carvalho et al., (2007), consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada, tendo por objetivos, além da manutenção das trocas gasosas, aliviar o trabalho da musculatura respiratória que, em situações agudas de alta demanda metabólica, está elevado; reverter ou evitar a fadiga da musculatura respiratória; diminuir o consumo de oxigênio, dessa forma reduzindo o desconforto respiratório; e permitir a aplicação de terapêuticas específicas.
As indicações são: na Insuficiência Respiratória Aguda - IRpA secundária a insuficiência cardíaca, pneumonia, sepse e asma; Exacerbações da insuficiência respiratória crônica; Secundária a complicações cirúrgicas e trauma; Lesão pulmonar aguda e Síndrome da Angústia Respiratória Aguda; parada cardiorrespiratória; Doenças neuromusculares; Suporte ventilatório intra-operatório (PUSTILNIK, 2011).
A grande maioria dos pacientes, criticamente enfermos, internados em unidade de terapia intensiva (UTI), necessitam de ventilação mecânica (VM); durante esse período o paciente passa por um processo de transição da ventilação mecânica para ventilação espontânea sem o auxílio da prótese ventilatória (desmame), devendo ser efetuado assim que o paciente tenha uma melhora clínica. (GOLDWASSER; 2007).
Antes de submeter os pacientes a retirada do suporte ventilatório, é necessário que a causa que levou o paciente a ventilação esteja resolvido ou em redução, como sinais de uma adequada perfusão, estabilidade hemodinâmica, capacidade de iniciar esforços respiratórios, nível de consciência adequado, presença de uma tosse eficaz, equilíbrio acidobásico, correção do balanço hídrico, níveis séricos normais e não apresentar indicação cirúrgica próxima ou de transporte para realização de exames.o profissional deve estar atento aos sinais que indicam falhas da interrupção da ventilação, frequência respiratória -35ipm,saturação arterial O2-90%, frequência cardíaca -140 bpm, pressão arterial sistólica >180mmHg ou < 90 mmHg, sinais e sintomas de agitação, sudorese e alteração do nível de consciência.( FARIAS;FREITAS et al.;2007).
O sucesso do desmame será considerado quando o paciente for capaz de manter a ventilação espontânea por mais de 48hrs após a exturbação e qualquer retorno dentro desse período será tido como fracasso. (MORAT0, 2011).
Para SARMENTO (2007), este processo é iniciado no momento em que o paciente é submetido à ventilação mecânica, visto que, a escolha do modo a ser utilizado, o ajuste correto dos parâmetros e a sincronia entre paciente e ventilador, aliados com o momento exato da sua extubação, podem fazer toda diferencial na hora de extubá-lo.
Quanto a retirada da prótese ventilatória, o III consenso de Ventilação Mecânica define: desmame se refere ao processo de transição da ventilação artificial para a espontânea nos pacientes que permanecem em ventilação mecânica invasiva por tempo superior a 24 horas. É considerado sucesso o paciente que permanecer em ventilação espontânea durante pelo menos 48 horas após a interrupção da ventilação artificial. Considera-se fracasso ou falência do desmame, se o retorno à ventilação artificial for necessário neste período.( GOLDWASSER, R.2007)
Estão aptos á interrupção da VM e possuem indicação de retirada da via aérea artificial os paciente que obtiveram sucesso no Teste de Respiração Espontânea. A intolerância ao teste, é considerada fracasso na interrupção da ventilação mecânica. (J Bras Pneumol. 2007)
No caso de fracasso da interrupção da ventilação mecânica, o paciente deverá receber suporte ventilatório que promova repouso da musculatura. Uma revisão das possíveis causas desse fracasso deverá ser feita pela equipe assistente, bem como o planejamento da estratégia a ser adotada a seguir nova tentativa de interrupção da ventilação mecânica ou desmame gradual. (MONT’ ALVERNE2008).
 Ventilação mecânica prolongada a dependência da assistência ventilatória, invasiva ou não-invasiva, por mais de 6 h por dia por tempo superior a três semanas, apesar de programas de reabilitação, correção de distúrbios funcionais e utilização de novas técnicas de ventilação. (HENDRIX H,2006)
5. MÉTODO
 O estudo terá caráter observacional transversal, descritivo, fundamentados em trabalhos escritos em português e inglês nas bases de dados Pubmed, Scielo (Scientific Eletronic Libray). 
Os dados serão coletados através de análise de prontuários dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração no período de Outubro à Dezembro de 2016.
Serão incluídos todos os pacientes internados na UTI, no período acima descrito, que utilizaram VM por mais de 24 horas, possuam idade igual ou maior que 18 anos e seguiram o protocolo de desmame do Hospital do Coração.
Os critérios de exclusão compreendem pacientes pediátricos e que não atenderam aos critérios de inclusão.
A variável pesquisa será avaliada pelo protocolo desmame em simples, difícil, prolongado em (Anexo).
Será coletado dados paciente (Apêndice) que envolvendo protocolo desmame e tempo de extubação, idade, Sexo, Profissão, Peso, Doença de Base, Tempo de Hospitalização, Tempo permanência na UTI, Tempo uso de VM e Tipo de Desmame.
De acordo com a Resolução CNS 196/96, do Congresso Nacional de Saúde os pesquisadores estão cientes que como se trata de uma pesquisa envolvendo seres humanos, o presente projeto de pesquisa deverá ser submetido à apreciação de um Comitê de Ética em Pesquisa”.
Será garantindo o anonimato dos pesquisados, assumindo o compromisso de zelar pelo sigilo das informações, tornando os resultados desta pesquisa públicos, sejam eles favoráveis ou não, e comunicando ao Comitê de Ética em Pesquisa sobre qualquer alteração no projeto de pesquisa e nos relatórios.
6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 
7. ORÇAMENTO
8. REFERÊNCIAS
ARCÊNCIO L, Souza MD, Bortolin BS, Fernandes ACM, Rodrigues AJ, Evora PRB. Cuidados pré e pós-operatório em cirurgia cardiotorácica: uma abordagem fisioterapêutica. Rev Bras Cir Cardiovasc. 2008;23(3):400-10.
CARVALHO CRR, Toufen C Junior,Franca SA. Ventilação mecânica: princípios, análise gráfica e modalidades ventilatórias. J Bras Pneumol. 2007;33 (Supl 2). 
DIRETRIZES BRASILEIRAS DE VENTILAÇÃO MECÂNICA. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. 2013; 26 (2): 89-121.
EPSTEIN S K. Weaning from mechanical support. Curr Opin Crit Care 2009;15: 36-43.
GOLDWASSER,R;FARIAS,A;FREITAS,EE;SAADDY;F.AMADO,V;OKAMOTO,VN.Desmame e Interrupção da Ventilação Mecânica.III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica.J Bras Pneumol.2007;33suppl.2:S 128-136
MORATO; J.Comparação da eficácia dos modos de desmame da ventilação mecânica automatizada: um estudo de bancada.2011.Tese (doutorado) Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo 2011. 
NOZAWA E, Sarmento GJV, Vega JM, Costa D, Silva JEP, Feltrim MIZ. Perfil de fisioterapeutas brasileiros que atuam em unidades de terapia intensiva. Fisioter Pesqui. 2008;15 (2):177-82. 4. 
OLIVEIRA, AG;ALMEIDA LA,BORCHETTIL;SANDOVAL,RA.prevalencia do insucesso no processo de desmame da ventilação mecânica (2010)TRANCES,2(3):248-274.
PIOTTO RF, Maia LN, Machado MN, Orrico SP. Efeitos da aplicação de protocolo de desmame de ventilação mecânica em unidade coronária: estudo randomizado. Rev Bras Cir Cardiovasc. 2011;26 (2):213-21.
PIOTTO RF, Maia LN, Machado MN, Orrico SP. Efeitos da aplicação de protocolo de desmame de ventilação mecânica em unidade coronária: estudo randomizado. Rev Bras Cir Cardiovasc. 2011;26(2):213-21.
PUSTILNIK, A. G. Aspectos Recentes da Ventilação Mecânica: como iniciar a ventilação mecânica. Capítulo 102 - Aspectos Recentes da Ventilação Mecânica: como iniciar a ventilação mecânica. 
SABETZK SM, Cicotoste CL. Desmame ventilatório de pacientes cardíacos, internados na unidade corona riana: Comparação entre SIMV, PSV e TUBO T. Anais do III Seminário de Fisioterapia da Uniamérica. 2009 maio 25-26; Foz do Iguaçu, Paraná.
 SARMENTO G.Fisioterapia respiratória no paciente critico: rotinas clinicas. 2ED.BARUERI –SP:MANDE,2007.
SILVA JM. Impacto da assistência fisioterapêutica em unidade de terapia intensiva no tempo de ventilação mecânica, tempo de internação e custos do paciente cirúrgico. SãoPaulo. Dissertação [Mestrado em Ciências] – Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; 2012. 13. 
WEST JB. Fisiologia respiratória. 8ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2010]
Borges VC, Andrade A Jr, Lopes AC - Desmame da ventilação mecânica. Rev Bras Clin Terap, 1999;25:171-178.)
Khamiees M, Raju P, DeGirolamo 2001.A et al - Predictors of extubation outcome in patients who have successfully completed a spontaneous breathing trial. Chest, 2001;120:1262-1270 APUD 
Oliveira LRC, José A, 2002)Dias ECP et al - Protocolo de desmame da ventilação mecânica: efeitos da sua utilização em uma Unidade de Terapia Intensiva. Um estudo controlado, prospectivo e randomizado. RBTI, 2002;14:22-32)
Vitacca M, Ambrosino N, Clini E et al - Physiological response to pressure support ventilation delivered before and after extubation in patients not capable of totally spontaneous autonomous breathing. Am J RespCrit Care Med, 2001;164:638-641.
 Meade M, Guyatt G, Sinuff T - Trials comparing alternative weaning modesand discontinuation assessments. Chest, 2001;120:(Suppl6):425S-437S.
AZEREDO, C. Fisioterapia Respiratória Moderna. 4. ed., 2002. 505 p. 27;485-487.FREITAS, E.E.C; DAVID, C.M.N. Avaliação do Sucesso de Desmame da Ventilação Mecânica. RBTI, v. 18 n. 4, out./dez., 2006. 
GOLDWASSER, R. [et al.] III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica.Desmame e Interrupção da Ventilação Mecânica. RBTI, v. 19 n. 3, jul./set.,2007.
GONÇALVES, J. Q. [et al.] Características do Processo de Desmame da Ventilação Mecânica em Hospitais do Distrito Federal. RBTI, v. 19 n. 1,jan./mar., 2007.
HESS, D. The role of the respiratory therapist in the intensive care unit. Respire Care, v. 42, 1997; p. 116-126. JERRE, G. [et al.] III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica. Fisioterapia no Paciente sob Ventilação Mecânica. RBTI, v. 19 n. 3, jul./set., 2007.
KOLLEF, M. H. [et al.] A randomized, controlled trial of protocol-directed versus physician-directed weaning from mechanical ventilation. Crit Care Med,v. 25,1997, p. 567-574 (a).
KOLLEF, M. H. [et al.] The use of continuous i.v. sedation is associated with prolongation of mechanical ventilation. Chest, v. 114, 1998, p. 541-548 (b).
KRESS, J. P. [et al.] Daily interruption of sedative infusions in critically illpatients undergoing mechanical ventilation. N Engl J Med, v. 342, 2000, p.1471-1477.25
MONT’ ALVERNE, D. G. B. [et al.] Variações na Mensuração dos Parâmetrosde Desmame da Ventilação Mecânica em Hospitais da Cidade de Fortaleza.RBTI, v. 20, n. 2, abr./jun., 2008.
MORITZ, R. D. Suspensão Diária da Sedação: Uma Panacéia?. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, v. 20, 2008, p. 1-5.
NOZAWA, E. [et al.] Perfil de fisioterapeutas brasileiros que atuam em unidades de terapia intensiva. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v. 15, n.2,abr./jun., 2008, p.17782
OLIVEIRA, L. R. C. [et al.] Protocolo de desmame da ventilação mecânica:efeitos da sua utilização em uma unidade de terapia intensiva: Um estudo controlado, prospectivo e randomizado. RBTI, v. 14, 2002, p. 22-32.
RESOLUÇÃO-RDC Nº 7, DE 24 DE FEVEREIRO DE 2010. Disponível em: <www.medicinaintensiva.com.br/resolucao-07-anvisa-uti.htm>. Acesso em: 21 de junho de 2010.
RONCATI, V. L. C.; PORTIOLLI, C. Y. Rotinas e recursos de fisioterapia respiratória em UTI. In:____ KNOBEL, E. Condutas no paciente grave. 2. ed.São Paulo: Atheneu, 1998. Cap 131 p. 1591.
SAAR, S. R. C.; TREVIZAN, M. A. Papéis profissionais de uma equipe de saúde: visão de seus integrantes. Revista Latino-americana de Enfermagem,v. 15, n. 1, jan./fev., 2007
SOO, HOO G. W.; PARK, L. Variations in the measurement of weaning parameters: a survey of respiratory therapists. Chest, v. 121, 2002; p. 1947-1955.SOUZA, Leonardo Cordeiro de. Fisioterapia Intensiva. São Paulo: Atheneu,
ANEXO:
APÊNDICE:
FICHA DE COLETA DE DADOS
1.N° prontuário: __________ Idade:____________ Profissão:_______________Sexo_____peso______
Data da Internação:___/____/___
Data da IOT:__/__/________________________Hora da IOT__/__/_____
IRRS:______________________________________ Pimax:
2-Início do Desmame:__/___/___				Hora do Desmame:__:__
Teste de Autonomia:				Tubo T( )			PSV( )
Falha no teste de autonomia: Sim ( ) Não( ) 			Repouso:__/___
Data do Desmame gradual:__/__/__				Hora do Desmame:__/__/__
Teste de autonomia Tubo T ( )					PSV ( )
IRRS:								Pimax:
3-Data da Extubação:__/__/__ Hora da Extubação:__:__
			Avaliação da extubação após 24 horas
Sucesso ( ) 								Insucesso ( )
Uso de VMNI:				Sim ( ) Não ( ) 			Hora : __:__
Quanto tempo:__:__
Reintubação: Não ( ) Sim ( ) caso tenha sido Re- IOT 1 tent( ) 2 tent ( ) 3 tent ( )
Traqueostomia:
Por RNC ( ) Falência de Desmame ( ) 			Falência de Extubação ( )
Extubação acidental:							SIM ( ) NÃO ( ) 
Extubação não planejada:						SIM ( ) NÃO ( )
	Status do Paciente Alta da UTI:__/__/__
				Data do óbito:__/__/__ Hora:___/____

Continue navegando