Buscar

MENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201506692616)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O objetivo geral do Centro de Atenção Psicossocial é:
		
	
	Oferecer atendimento a população sem área de abrangência, realizando o acompanhamento clinico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
	
	Oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
	 
	Oferecer atendimento a população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clinico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e comunitários
	
	Oferecer atendimento a população de sua área de abrangência, sem realizar o acompanhamento clinico e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
	
	Oferecer atendimento a população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clinico geral e reinserção social dos pacientes pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecendo os laços familiares e terapêuticos
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201506692709)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A primeira tentativa de sistematização de ensino de enfermagem no Brasil, pautada no modelo da Escola Francesa ocorreu:
		
	
	Na Estratégia de Saúde da Família
	
	Na Santa Casa de Misericórdia
	 
	No Hospital Nacional dos Alienados
	
	No Hospital Geral Central
	
	Nas unidades de saúde pública
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506692630)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a reforma psiquiátrica, é incorreto afirmar:
		
	
	O contexto que culminou com o movimento de Reforma psiquiátrica brasileira foram as denúncias de fraude no sistema de financiamento dos serviços e, denúncias do abandono, da violência e dos maus-tratos a que eram submetidos os pacientes internados nos muitos e grandes hospícios do país. Em defesa a isso, foi criado o Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM), que liderou os acontecimentos que fizeram avançar a luta até seu caráter definidamente antimanicomial.
	
	Os serviços criados para substituir à atenção manicomial, os chamados serviços substitutivos, podemos citar os CAPS geral, infantil e álcool e drogas, as residências terapêuticas, hospitais -dia, unidades de acolhimento a usuário de álcool e drogas, consultórios na rua, entre outros.
	 
	A lei 10.216/2001 visa à desinstitucionalização dos pacientes com transtornos mentais graves, protege os direitos dos familiares e regulamenta a internação involuntária.
	
	No Brasil, a reforma psiquiátrica é um processo que surge mais concreta e principalmente a partir da conjuntura da redemocratiza ção, em fins da década de 1970, fundado não apenas na crítica conjuntural ao subsistema nacional de saúde mental, mas também, e principalmente, na crítica estrutural ao saber e às instituições psiquiátricas clássicas, no bojo de toda a movimentação políticosocial que caracteriza esta mesma conjuntura de redemocratização.
	
	Está sendo considerada reforma psiquiátrica o processo histórico de formulação crítica e prática que tem como objetivos e estratégias o questionamento e a elaboração de propostas de transformação do modelo clássico e do paradigma da psiquiatria.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201506692634)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	É atribuição do técnico de referência em saúde mental: I - estabelecer e sustentar o vínculo com o paciente. II - definir com o paciente a frequência dos atendimentos e do comparecimento ao serviço de saúde mental. III - não incluir a família na condução do tratamento do paciente. Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
		
	
	D) I e III, apenas
	
	A lei 10.216/2001 visa à desinstitucionalização dos pacientes com transtornos mentais graves, protege os direitos dos familiares e regulamenta a internação involuntária.
	
	B) II, apenas.
	 
	C) I e II, apenas.
	 
	A) I, apenas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201506692524)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Charles Morris (1946) existem três campos distintos no interior da semiologia psicopatológica (estudo dos sinais e sintomas dos transtornos mentais), a semântica, responsável pelo estudo das relações entre os signos e os objetos aos quais os signos se referem; a sintaxe, que compreende as regras e leis estabelecidas por essas relações entre signos e objetos; e finalmente, a pragmática, que se ocupa da rede entre os signos e os usuários dos serviços concretamente. Sendo assim, de acordo com a semiologia dos transtornos metais, qual seria sua conduta como enfermeiro, junto à paciente relatada na história a seguir, caso fosse sua vizinha: M.D.N.L., 38 anos, natural de Pernambuco, ensino médio completo, reside sozinha, tem seis gatos os quais trata como filhos. É adventista, mas está afastada da igreja. Mostrou-se orientada, com bom asseio, cabelo penteado, roupas adequadas para a ocasião. Apresentou retorcer de mãos e agitação. Humor ansioso. Fala pausada e inteligível, com voz sussurrada e monótona. Tem sensação de boca seca e repentinos esquecimentos, que atribui à medicação que toma, mas tem vergonha de falar sobre isso com o psiquiatra. Cooperou durante a entrevista, mantendo-se calma, lenta e manifestou idealização suicida.
		
	
	(A) Solicitar internação em Pronto Socorro de Urgência Psiquiátrica - Em 05 de novembro de 2002 foi publicada a Portaria 2048/GM (BRASIL, 2002) que instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências. Por sua vez, em 29 de setembro de 2003 foi editada a Portaria 1864/GM (BRASIL, 2003) que estabeleceu o componente pré-hospitalar móvel da política de urgência, por meio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU ¿ 192).
	
	(E) CAPS ad - Estabelecer consulta de enfermagem psiquiátrica, fundamentada na semiologia dos transtornos mentais, com a realização de exame psíquico, plano assistencial, com referência para o CAPS ad mais próximo de sua residência.
	
	(D) UPA 24h - Em 05 de novembro de 2002 foi publicada a Portaria 2048/GM (BRASIL, 2002) que instituiu a Política Nacional de Atenção às Urgências. Por sua vez, em 29 de setembro de 2003 foi editada a Portaria 1864/GM (BRASIL, 2003) que estabeleceu o componente pré-hospitalar móvel da política de urgência, por meio da implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU ¿ 192). Com isso, solicitar remoção para a Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h, de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõem rede organizada de Atenção às Urgências.
	 
	(B) CAPS III - Estabelecer consulta de enfermagem psiquiátrica, fundamentada na semiologia dos transtornos mentais, com a realização de exame psíquico, plano assistencial, com referência para o CAPS III mais próximo de sua residência.
	
	(C) Administrar antipsicótico de alta potência, embora possa causar efeitos colaterais extrapiramidais, os quais, se ocorrerem, poderão ser facilmente tratáveis com antiparkinsonianos. A escolha recai sobre o Haloperidol, de 2,5 a 5mg por via intramuscular ou endovenosa lentamente, que poderá ser repetido em 30-60 minutos se não houver melhora.

Outros materiais