Buscar

Política Externa Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Elementos comuns entre as gestões de quadros e Goulart (1961-1964)
- a existência de um eixo central na inserção internacional do Brasil a partir da política Externa Independente, proposta que projetava para o país relações internacionais sem constrangimentos ideológicos em um momento de Guerra Fria.
- Envolvimento da opinião pública com assuntos de política exterior, fruto da evolução de uma política populista.
Junto com essa evolução populista, juntaram-se o desenvolvimento e a disseminação dos meios de comunicação de massa, a tudo isso, mostrou a população a existência de um inimigo internacional nas Américas: o perigo comunista.
Com isso, houve uma polarização da opinião pública naciona nos anos finais do governo Goulart. Por um lado os que preconizavam relações especiais com a potência norte-americana, a liberação do comércio e por outro os que veementemente lutavam contra o “imperialismo ianque” e a favor do nacionalismo. Essa polarização de opiniõs foi um dos fatores que contribuiu decisivamente para o golpe de 1964 (prevalecendo os liberais-ocidentalistas).
O mundo estava dividido em dois blocos de poder e o mundo era convidado a escolher um dos extremos. Contudo, Quadros e Goulart foram na direção oposta, tentaram trabalhar na perspectiva da independência em relação aos blocos. A referida política foi declinada devido aos grupos sociais e econômicos da época que aderiram ao bloco ocidental.
-
O nacional desenvolvimentismo ( política exterior que se empreendeu no brasil a partir dos anos de 1930) busca o desenvolvimento interno pela via da política externa. Com isso, na gestão de vargas, teve práticas elaboradas com vistas a angariar benefícios para o desnvolvimento nacional, nelas a ênfase nas relações comerciais, esatabelecendo uma tendência que se fez presente também quando da elaboração da PEI.
Os Estados Unidos para barrar o avanço da ideologia socialista/comunista tomaram varias iniciativas: 
Plano Marshal – reconstruir a Europa
 A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – representava o braço estratégico militar do conjunto de ações da política exterior norte americana
Doutrina Truman – uma preposição politico-ideologica que dava tônus a diferentes formas de combater o comunismo internacional.
A URSS tentou agir com a mesma intensidade.

Continue navegando