Buscar

CONT. MET. E PRAT. DE ENSINO DE EDUC. FÍSICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Desemp.: 0,5 de 0,5
	29/04/2018 18:24:07 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201609991327)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Leia e reflita sobre a evolução da educação física ao longo do tempo. Numere cada frase com o número correspondente no quadro. Em seguida, assinale a alternativa CORRETA.
(1) Movimento ginástico europeu (séc. XIX e início do séc. XX).
(2) Movimento esportivo (a partir de 1940).
(3) Psicomotricidade (a partir de 1970 até hoje).
(4) Cultura corporal/ cultura física/ cultura de movimento (a partir de 1980 até hoje).
( ) O caráter científico é dado a partir do referencial oriundo das ciências biológicas que sustenta seu conteúdo de ensino, os Métodos Ginásticos, compostos de séries de exercícios elaborados a partir dos critérios rígidos próprios daquelas ciências. Numa sociedade onde a ciência transformara-se em uma nova "religião", o caráter científico conferido à Educação Física constituía-se em fator determinante para a sua consideração e respeito no interior do sistema educacional.
( ) Concepção que desloca a propriedade dada ao produto para o processo de ensino, introduzindo a integração entre corpo e mente, situando os objetivos no plano geral da educação integral, onde o conteúdo passa a ser muito mais instrumento para promover relações interpessoais e facilitar o desenvolvimento da natureza da criança.
( ) Essa influência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos, então, (não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica a subordinação da educação física aos códigos/sentido da instituição esportiva, caracterizando-se o esporte na escola como um prolongamento da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional. Esses códigos podem ser resumidos em: princípios de rendimento atlético/desportivo, competição, comparação de rendimento e recordes, regulamentação rígida, sucesso no esporte como sinônimo de vitória, racionalização de meios e técnicas etc.
( ) Concepção que se apresenta como contestação à educação física por considerá-la ligada a uma concepção dualista de homem. Le Boulch enfatiza que a "Psicocinética" não é um método de educação física e, sim, uma teoria geral do movimento que permite utilizá-lo como meio de formação. Privilegia especialmente a estruturação do esquema corporal e as aptidões motoras que, segundo o autor, melhoram através da prática do movimento.
( ) As aulas de Educação Física nas escolas eram ministradas por instrutores físicos do exército, que traziam para essas instituições os rígidos métodos militares da disciplina e da hierarquia.
		
	
	1-3-2-4-1
	
	4-1-3-2-1
	
	2-1-2-3-1
	 
	1-4-2-3-1
	
	1-2-3-4-1
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201609991069)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Partindo do entendimento de Monteiro (2005) sobre o papel da Igreja na marginalização do corpo, a mesma entendia que ele era o responsável pelas mazelas morais e espirituais do homem. O mesmo autor afirma que ¿o corpo era visto como o recipiente da alma, ele deveria resistir às tentações, mesmo que, para isso, tivesse de ser submetido ao flagelo. Era através do corpo que se dava a sedução do pecado, fazendo com que o homem transgredisse os preceitos religiosos e se afastasse da perfeição divina¿. Assinale a alternativa que apresenta a denominação deste período:
		
	
	Idade Pós Moderna.
	
	Idade Moderna.
	
	Idade antiga.
	
	Idade Contemporânea.
	 
	Idade Média.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201609990976)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise os itens abaixo e identifique aqueles que indicam as contribuições da Educação Física para a disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física do currículo obrigatório do Curso de Pedagogia.
I- Educação Física Escolar favorece a construção de saberes
II - Enfatiza o tratamento interdisciplinar e contextualizado dos conteúdos das áreas de conhecimento como meio e não fins.
III- Problematizar os temas da vida cidadã, que como elos articulares potencializam princípios estruturantes sobre o corpo em movimento e práticas socioculturais.
IV - O estudo e as práticas do esporte, da luta e da dança como fonte exclusiva de qualidade de vida.
Assinale a opção que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
		
	
	As afirmativas I, III e IV
	
	As afirmativas II, III e IV.
	 
	As afirmativas I, II, III .
	
	As afirmativas I, II e IV.
	
	Somente a afirmativa IV está correta.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201609991308)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Segundo Cassimiro e Galdino (2012), temos um corpo que irá se valorizar pela sua eficiência de produzir. Nessa concepção o  indivíduo era considerado como máquina, totalmente individualizado e competitivo.Trata-se da visão do...
		
	
	corpo na perspectiva da contemporaneidade;
	
	corpo na perspectiva popular;
	
	Corpo na  perspectiva   Higienista.
	 
	corpo na  perspectiva da modernidade;
	
	corpo na época da Pré-história;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201609991157)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No Período Clássico, mais especificamente na Grécia Clássica, na era entendida entre o ano V a.C até III a.C, o corpo foi destituído de sentido e valores (Aranha, 2000). Sendo assim, o cuidado com o mesmo e a prática de exercícios físicos, foram considerados irrelevantes em detrimento ao mundo das ideias, ou seja, a alma intelectiva. O filósofo que postulou estas concepções foi:
		
	
	Aristóteles.
	
	Homero.
	 
	Platão.
	
	Santo Agostinho.
	
	Sócrates.

Outros materiais