Buscar

Ética em Gestão de Projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética em Gestão de Projetos
INTRODUÇÃO
Ética, hoje bastante exigida, discutida e questionada, é o assunto do caso descrito entre duas empresas com relacionamento comercial. Teoricamente, ética Trataremos aqui da relação comercial entre duas empresas: a Steinadler e a Tecnosampa. 
1 - Steinadler – Fundada há 45 anos, é uma grande indústria química multinacional, com matriz alemã e filiais espalhadas por muitos países, inclusive uma filial no Brasil, faturamento anual em torno de € 300 milhões, considerável portfólio de produtos/serviços e especialização no ramo de tintas e solventes. No mercado brasileiro, ocupa o segundo lugar no segmento de tintas industriais.
2 – Tecnosampa – Empresa brasileira de médio porte, aproximadamente 15 anos de existência e 100 funcionários, faturamento de R$ 7 milhões/ano, reconhecida no mercado de tecnologia Sua principal atividade é a prestação de serviços de desenvolvimento de sistemas de informação. Destaca-se no mercado por oferecer inovações e apresentar comprometimento com os prazos de entrega.
Colabores da Tecnosampa envovidos: 
Sílvio Becker – Gerente, líder nas execuções de projetos para a Steinadler, graduado em engenharia com certificação em gestão de projetos. Área de atuação: desenvolvimento de sistemas de informação, programador, analista de sistemas.
Conhecimento básico no idioma alemão, o que favorece o diálogo direto e informal com a diretoria da Steinadler.
Sr. Nogueira – Presidente, engenheiro formado. Ocupa posição diplomático-comercial.
Ferreira – Vice-presidente técnico – responsável pela área de operações da empresa. Todas as entregas eram responsabilidade da área a ele subordinada.
Pereira – vice-presidente comercial – responsável pela conquista e preservação de clientes. Profissionais ligados a elaboração e negociação de propostas comerciais eram a ele subordinados.

Continue navegando