Buscar

Ética e Responsabilidade Socioambiental estudo

Prévia do material em texto

Histórico 
Ética: Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano.
Conjunto de Regras e preceitos que orientam um grupo social ou profissional.
Reponsabilidade Socioambiental: É uma postura, é adotar individual ou coletivamente, práticas em benefício da sociedade e do meio ambiente melhorando a qualidade de vida das pessoas. O Ministério do meio ambiente desenvolve políticas públicas que visam promover a produção e o consumo sustentáveis.
Produção Sustentável: É a incorporação ao longo de todo o ciclo de vida de bens e serviços, das melhores alternativas possíveis para minimizar custos ambientais e sociais. Já o consumo sustentável pode ser definido como o uso de bens e serviços que atendam às necessidades básicas, proporcionando, melhor qualidade de vida enquanto minimizam o uso de recursos naturais e materiais tóxicos de modo a não pôr em risco necessidades das futuras gerações.
Histórico - Impactos Ambientais/ Ações
Impactos Ambientais:
Afetam: 1-Saúde e Segurança; 2- Atividade Sociais e Econômicas; 3- Estéticas, Sanitários e Ambientais; 4- Quantidade de Recursos Naturais
Desafios: 1- Uso com racionalidade os recursos; 2- Respeito à capacidade regenerativa dos ecossistemas; 3-nCompromisso com as gerações futuras; 4- Utilização de novas tecnologias; 5- Uso de substitutos renováveis
Princípios da Preservação: Prevenção (evitar prejuízos), Participação (processos decisórios prever divulgação participação de interessados), Preleção (avaliar consequências) e Pró-Atividade (agir pela oportunidade não pelo problema.
Ações Empresariais: 1- Gestão do impacto ambiental; 2- Formação e capacitação para o uso de recursos naturais; 3- Programa de tratamento de resíduos; 4- Mudanças dos modelos de gestão; 5- pesquisa financeira.
Órgãos Ambientais
MMA: adoção de princípios e estratégias para o conhecimento, proteção e Recuperação do MA.
CONAMA: conselho nacional do meio ambiente.
IBAMA: tem o poder de polícia ambiental.
Legislação Ambiental
4 de 17 leis ambientais:
1- lei de interesse de fusos (ela trata da ação civil públicas de responsabilidade por danos ao meio ambiente, ao consumidor, patrimônio).
2- lei dos agrotóxicos (regulamento pesquisa, fabricação e comercialização).
3- lei de proteção ambiental (criou estações ecológicas, área de proteção ambiental).
4- lei de crime ambiental (reordena a legislação ambiental brasileira).
APP-área de preservação permanente
O conceito legal de APP relaciona as áreas independente da cobertura vegetal, com a finalidade de preservar recursos híbridos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxogênico de fauna e flora de proteger o solo e assegurar o bem das populações humanas.
As APPs não tem função apenas de preservar a vegetação ou a biodiversidade, mas uma função ambiental mais abrangente voltada em última instância a proteger os espaços de relevante importância. O código florestal prevê faixas e parâmetros diferenciados para as áreas de preservação permanente.
Instrumentos de controle
Padrão: Qualidade, Emissão e Tecnológico
Instrumentos Econômicos
Fiscais (transferências de recursos; tributos; subsídio).
Mercado (código do consumidor; descarte; descarte legal).
Tributos
Tributos: Categoria que comporta 5 espécies de cobrança:
Imposto; Taxa; Contribuição de melhoria; Contribuição social; Empréstimo compulsório.
Reserva legal
Tem por função principal de conservar e reabilitar os processos ecológicos, conservar a biodiversidade e servir de abrigo e proteção na fauna e flora nativa. 
Lei dos Resíduos sólidos
Objetiva obrigar os municípios a eliminar os lixões e implantar sistema de coleta e reciclagem, além de atribuir responsabilidades reais ao gerador sobre tudo industrial que deverá implantar sistemas de logística reserva e dessa forma cada um se responsabiliza por seu resíduo. 
ISO 14001- Requisitos/ Exigências
ISO 14000: conjunto de normas que define parâmetros da gestão ambiental pública e privada, e aplica-se para organizações do sentido de controlar produtos os quais ela tenha influência.
 Requisitos: (política implantadas; planejamento; implementação; medição; análise e melhorias).
Exigências: Programa de gestão ambiental, treinamento de colaboradores, comunicação, documentação, controle de documentos.
Anvisa
Anvisa: (vigilância sanitária) Produtos e Serviços de interesse à agência: Bens de consumo, que se relacionam com a saúde, compreendida toas as etapas do processo.
Missão: Promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas (fiscalização que tem o poder de polícia, aplicando intimações e infrações, apreensão de produtos, etc).
Fatores Externos da Gestão Ambiental
Um estágio da proposta de planejamento para as organizações...
(Interação Matricial; Padrões-ISSO’S; Estágios de controle; Pró-Atividade Administrativa). Nesse estágio as atividades de gestão ambiental são integradas a estratégia.
Quais as contribuições específicas da "gestão ambiental" para a organização? A que vem a gestão ambiental?
As contribuições da gestão ambiental para as diferentes atividades da organização (quer ela esteja subsumida ao respectivo cargo, quer esteja vinculada às atribuições de um departamento específico ou, ainda, dispersa horizontalmente por suas diversas áreas de competência) são agrupadas por GROENEWEGEN & VERGRAGT (1991) em três esferas: produtiva, da inovação e estratégica. 
Na esfera produtiva, a gestão ambiental intervém, por um lado, no controle do respeito às regulamentações públicas pelas diferentes divisões operacionais e, por outro, na elaboração e na implementação de ações ambientais. Estas ações dizem respeito à manutenção, à conformidade ambiental dos fornecedores, dos sítios de produção, etc.). 
Na esfera da inovação, a gestão ambiental aporta um auxílio técnico duplo: de um lado, acompanhando os dispositivos de regulamentação e das avaliações ecotoxicológicas de produtos e emissões a serem respeitados; de outro, auxiliando a definir projetos de desenvolvimento (de produtos e tecnologias). 
Na esfera estratégica, a gestão ambiental fornece avaliações sobre os potenciais de desenvolvimento e sobre as restrições ambientais emergentes (resultantes tanto da regulamentação quanto da concorrência).
Esta multiplicidade de competências contribui para a composição de um "perfil do gestor ambiental", que pode ser compreendido a partir de um conjunto de habilidades que DONAIRE (1999) reúne em quatro categorias: 
• habilidade técnica: "para poder avaliar as diferentes alternativas, em relação a insumos, processos e produtos, considerando-os sob o aspecto ambiental e seu relacionamento com os conceitos de custos e de tempo". (p. 86) 
• habilidade administrativa: "relacionada com o desempenho das tarefas do processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar, pois caberá a ele a responsabilidade de executar a política de meio ambiente ditada pela organização". (p. 86) 
• habilidade política: "para sensibilizar os demais administradores da empresa, que lhe podem dar apoio e respaldo organizacional no engajamento da temática ambiental, propagando e consolidando a idéia de que sua atividade, antes de ser uma despesa a mais para a organização, é uma grande oportunidade para a prospecção de novas formas de redução de custos e melhoria de lucros". (p. 87) 
• habilidade de relacionamento humano: "para conseguir a colaboração e o engajamento de todos os funcionários para a causa ambiental da empresa, pois o sucesso desse empreendimento está intimamente ligado à participação coletiva e à incorporação desta variável à cultura da organização". (p. 87) 
Percepção ambiental pode ser definida como sendo uma tomada de consciência do ambiente pelo homem, ou seja, o ato de perceber o ambiente que se está inserido, aprendendo a proteger e a cuidar do mesmo.
A gestão ambiental deve ser apreciada a partir de um enfoque sistêmico dentro da visão macroscópica, pois este entendimento tornapossível visualizar o cliente, o produto e o fluxo de atividades da cadeia produtiva (ANDRADE et al, 2004).

Continue navegando