Buscar

SISTEMA RESPIRATÓRIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMA RESPIRATÓRIO
Quais são os principais componentes que permitem a troca gasosa em mamíferos?
As trocas gasosas respiratórias ocorrem exclusivamente nos pulmões, cuja superfície é ampliada por alvéolos ricamente vascularizados. Os movimentos respiratórios de inspiração e expiração ocorrem graças à ação de músculos localizados entre as costelas (musculatura intercostal) e, também, pela ação do diafragma, importante músculo estriado que separa o tórax do abdômen. São componentes também deste sistema as narinas, cavidades nasais, faringe e a traqueia e suas subdivisões. 
Como a difusão de O2 e CO2 auxilia na homeostase do corpo?
Auxilia na homeostase através dos pulmões que fornecem O2 e removem CO2 do meio interno mantendo suas quantidades constantes, fazendo a manutenção das condições estáticas ou constantes do meio interno.
O que você entende por Respiração fisiológica e Respiração celular?
Do ponto de vista da fisiologia, respiração é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o meio ambiente. O oxigênio é necessário para a respiração celular, enquanto que o dióxido de carbono é um sub-produto do metabolismo e deve ser retirado do organismo. 
A respiração celular é um fenômeno que consiste basicamente no processo de extração de energia química acumulada nas moléculas de substâncias orgânicas diversas, tais como carboidratos e lipídios. Nesse processo, verifica-se a oxidação de compostos orgânicos de alto teor energético, produzindo gás carbônico e água, além da liberação de energia, que é utilizada para que possam ocorrer as diversas formas de trabalho celular. A organela citoplasmática responsável por este mecanismo de respiração é a mitocôndria.
Qual é a função cultural da respiração?
A função cultural da respiração é inspirar oxigênio e liberar gás carbônico, para que o corpo não perca o equilíbrio, fazendo com que o ser vivo permaneça com sua vitalidade.
 
O que você entende por :
Ventilação pulmonar - Processo pelo qual os gases são trocados entre a atmosfera e os alvéolos, renovando o ar contido nos pulmões de modo espontâneo e por ação dos músculos respiratórios, músculos intercostais e sobretudo o diafragma.
Respiração externa - Troca de O2 e CO2 entre o ar nos alvéolos dos pulmões e o sangue nos capilares.
Transporte de gases respiratórios - É o método que leva os gases respiratórios aos seus devidos locais, sendo essencial à manutenção da vida, pois através desse transporte mantém o metabolismo celular.
Respiração interna - Troca de oxigênio e dióxido de carbono entre os capilares sistêmicos e as células teciduais.
Em relação aos órgãos respiratórios, o que se entende por zonas condutoras e respiratórias? 
Zona condutora é uma das três zonas funcionais do pulmão responsável por transportar e distribuir ar e sangue às unidades periféricas. E Zona respiratória é a região do espaço que compreende uma distância de aproximadamente 150+/-50mm a a partir das narinas, sob a influência da respiração.
Defina os limites e componentes do tórax ?
Limites da caixa torácica: posteriormente é a coluna vertebral, de T1 a T12, anteriormente o osso esterno, lateralmente um conjunto de 12 costelas, na parte superior a linha imaginária que passa pelo manúbrio do osso esterno, clavícula e 1ª vértebra torácica e inferiormente o músculo diafragma. Sendo assim seus componentes ósseos são 12 pares de costelas, o esterno (manúbrio, corpo e processo xifoide) e 12 vértebras torácicas. E componentes musculares são diafragma, intercostal externo e interno e serrátil anterior.
Defina a estrutura morfológica pulmonar.
Os pulmões apresentam características morfológicas diferentes. O pulmão direito apresenta-se constituído por três lobos divididos por duas fissuras. Uma fissura oblíqua que separa lobo inferior dos lobos médio e superior e uma fissura horizontal, que separa o lobo superior do lobo médio. O pulmão esquerdo é dividido em um lobo superior e um lobo inferior por uma fissura oblíqua. Anteriormente e inferiormente, o lobo superior do pulmão esquerdo apresenta uma estrutura que representa resquícios do desenvolvimento embrionário do lobo médio, a língula do pulmão. Cada lobo pulmonar é subdividido em segmentos pulmonares, que constituem unidades pulmonares completas, consideradas autônomas sob o ponto de vista anatômico. E são duas vísceras situadas uma de cada lado no interior do tórax. Eles estendem-se do diafragma até um pouco acima das clavículas e estão justapostos às costelas. O pulmão direito é o mais espesso e mais largo que o esquerdo. Ele também é um pouco mais curto pois o diafragma é mais alto no lado direito para acomodar o fígado. O pulmão esquerdo tem uma concavidade que é a incisura cardíaca. Cada pulmão têm uma forma que lembra uma pirâmide com um ápice, uma base, três bordas e três faces.
Defina a estrutura morfológica e a importância fisiológica das pleuras.
É uma membrana serosa de dupla camada que envolve e protege cada pulmão. A camada externa é aderida à parede da cavidade torácica e ao diafragma, e é denominada Pleura Parietal (reflete-se na região do hilo pulmonar para formar a pleura visceral). A camada interna, Pleura Visceral, reveste os próprios pulmões (adere-se intimamente à superfície do pulmão e penetra nas fissuras entre os lobos). Entre as pleuras visceral e parietal encontra-se um pequeno espaço, a cavidade pleural, que contém pequena quantidade de líquido lubrificante, secretado pelas túnicas. Esse líquido reduz o atrito entre as túnicas, permitindo que elas deslizem facilmente uma sobre a outra, durante a respiração.
Qual é a importância fisiológica do nariz e sua cavidade?
Desempenham três funções importantes: aquecem e tornam úmido o ar que passa a caminho dos pulmões; retêm partículas de poeira funcionando como um filtro; transmitem sensações olfativas ao cérebro por nervos especializados.
Descreva a cobertura histológica da cavidade nasal.
27. Faça comentário sobre apneia.
Apneia (do grego, a = prefixo de negação e pneia = respirar) designa a suspensão voluntária ou involuntária da ventilação, ou a interrupção da comunicação do ar atmosférico com as vias aéreas inferiores e pulmões. Uma vez que a respiração em nível celular continua ocorrendo enquanto houver oferta de oxigênio suficiente nos pulmões, mesmo sem o contato com o ar atmosférico, os seres pulmonados podem sobreviver em apneia durante alguns minutos. Algumas baleias podem permanecer em apneia por mais de 90 minutos, enquanto que os seres humanos, em média, suportam cerca de 2 minutos. Alguns atletas especialistas conseguem ultrapassar os 5 minutos, mantendo a lucidez. A apneia pode ocorrer por muitos motivos diferentes. As causas mais comuns de apneia em bebês e crianças pequenas normalmente são diferentes das causas mais comuns em adultos. As causas comuns de apneia em bebês e crianças pequenas são: Asma, bronquiolite, asfixia, encefalite, refluxo gastroesofágico (azia) e etc. As causas comuns de apneia em adultos incluem: Asma ou outras doenças pulmonares, parada cardíaca, sufocamento, overdose de drogas, especialmente devido a álcool, analgésicos narcóticos, barbitúricos, anestésicos e outros depressores e apneia obstrutiva do sono.

Outros materiais