Buscar

Estruturas Organizacionais NP1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estrutura Organizacional: Modo como as atividades de uma organização são ordenadas para alcançar objetivos. Especifica papeis, relações e procedimentos que possibilitam a ação coordenada de seus membros.
Funções básicas:
Possibilitar a execução de atividades de acordo com a especialização, padronização e departamentalização de tarefas e funções;
Proporcionar a visão hierárquica, regras, treinamentos
Definir fronteiras da organização com o ambiente interno e externo
Departamentalização: Processo de diferenciação horizontal, que consiste em agrupar e integrar tarefas, atividades e funcionários em unidades organizacionais para melhor organizar as atividades. Permite simplificar o trabalho do gestor, aumentando a eficacia e eficiencia da organização, pois aproveita melhor seus recursos.
		Departamento: Unidade de trabalho que agrega um conjunto de tarefas semelhantes e coerentes entre si,sob a direção de um gestor.
Departamentalização funcional: Baseado na similaridade e proximidade das tarefas, habilidades e uso de recursos e conhecimentos necessários. Tipo mais comum.
Departamentalização por produto ou serviço: Agrupamento de acordo com a similaridade de produtos ou serviços da organização. Possibilita a inovação e melhoria dos produtos e facilita a aproximação com as necessidades do cliente.
Departamentalização por cliente: Agrupamento pelo tipo de cliente ou segmento de mercado. Pode gerar ineficiencia pela redundancia de funções.
Departamentalização geográfica ou territorial: Agrupamento pelos territorios geográficos onde a empresa atua.
Departamentalização por processo:Tarefas, recursos e atividades com base nos processos-chave da organização. Geralmente utilizado em industrias.
Organograma: Utilizado para organizar os elementos que definem a estrutura organizacional e transmiti-la aos membros da organização e ao público externo. Na horizontal, indica as unidades de trabalho (departamentos); na vertical, indica os níveis hierarquicos.
Organização: Função administrativa presente em todos os niveis organizacionais. É dever dos administradores, independente de sua posição hierarquica. Responsável pela distribuição das tarefas e recursos pelos membros e unidades da empresa
Nível estratégico: Adm de topo - Desenho da estrutura organizacional
Nível tático: Gerentes - Desenho departamental
Nível operacional: Superiores de 1ª linha - Desenho de cargos e tarefas 
Autoridade: Direito de decidir e de dirigir pessoas e recursos das tarefas, tendo em vista a persecução dos objetivos da organização. É uma forma de poder.
Autoridade de linha: Típica de gestores responsaveis em toda a cadeia de comando, por alcançar os objetivos da organização. Desempenham tarefas que refletem a meta principal e a missão da organização.
Autoridade de assessoria: Autoridades de departamentos, que apoiam a autoridade de linha, com aconselhamento e assistencia em áreas especificas.
Responsabilidade: Refere-se à obrigação e ao dever das pessoas quanto à realização das tarefas ou atividades.
	* Se um administrador é responsável por um conjunto de tarefas mas tem pouca autoridade sobre as pessoas que a executam, o trabalho fica dificil. Em contrapartida, quando a autoridade formal excede a responsabilidade, um administrador pode se tornar autocrático.
Desenho estrutural das organizações: Conjunto de decisões sobre os elementos estruturais com o propósito de definir uma estrutura adequada à estratégia e ao ambiente da organização. São 3 tipos:
Funcional: Assimilaridade de tarefas, habilidades, recursos. Geralmente utilizada no inicio das organizações.
Divisional: Agrega tarefas em unidades semiautonomas, segundo seu objetivo. Utilizado quando as organizações se tornam mais complexas e com necessidade de expansão.
Matricial: Mescla as duas anteriores, buscando melhor adaptação com o ambiente. Quando as demandas ambientais começam a pressionar a organização. Ex: Produto e Geografia.
O processo de organização: Organizar é um processo de tomada de decisões, envolvendo dois processos:
Diferenciação: Separa a organização. Divisão das atividades e tarefas e seu agrupamento em departamentos especializados.
Integração:Une a organização. Coordenação das atividades dos diferentes departamentos de forma a obter unidade de esforços.
Cadeia de comando: Hierarquia que divide a organização em camadas ou em níveis de autoridade. Especifica que a autoridade deve passar do topo até o ultimo elemento da hierarquia organizacional por uma linha clara e ininterrupta, identificando quem deve responder a quem. É uma distribuição de autoridade.
	Unidade de comando: Principio clássico de administração segundo o qual cada subordinado se reporta apenas a um unico superior hierarquico.
Especialização do trabalho: Grau em que as tarefas são divididas e padronizadas, para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida e eficiente.
Especialização horizontal: Divisão do trabalho em termos de diferenciação entre os diferentes tipos de tarefas executadas, especificando o numero de diferentes atividades a serem desempenhadas.
Especialização vertical: Divisão do trabalho em termos de autoridade e responsabilidade, estabelecendo quem é o responsável pela concepção, execução e administração de uma atividade.
Centralização: Grau de concentração de autoridade e poder para tomar decisões no topo da hierarquia organizacional.
Delegação: Processo de transferencia de autoridade e responsabilidade para os membros organizacionais em niveis hierarquicos inferiores.
ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Autonomia: Qualidade de ter indepenencia. Deter a liberdade para tomar decisões.
Formalização: Grau de padronização dos comportamento em processos de trabalho em regras, normas e procedimentos.
Fatores que podem afetar o grau de formalização de uma organização: tecnologia, tradição, processo decisório, etc.
Flexibilidade: Um dos traços mais marcantes da cultura brasileira e caracteriza-se pela facilidade de adaptação a novas situações. Permite decisões rápidas e criativas, adaptada a um ambiente em permanente mudança.
Padronização e normalização: Processo de desenvolvimento e implantação de normas técnicas. Auxiliam a maximização da compatibilidade, reprodutividade e qualidade de determinado processo, produto ou serviço.
Poder: Capacidade de exercer influencia sobre uma pessoa ou grupo, de forma a alterar seu comportamento.
Política: Processo de mobilização de poder em determinado contexto, seja esse público ou privado.
Modelo mecanista: Característica de organizações que predominam tarefas de natureza rotineira e cujo foco está na hierarquia e no uso da cadeia de comando.
Modelo organico: Forma estrutural característica de organização ágil e leve, capaz de responder de forma rápida e criativa aos desafios ambientais.
TIPOS DE PROCESSO NA ORGANIZAÇÃO
Processos do negocio ou processos-chave: Capazes de criar um significativo valor para o cliente. Envolve desenvolver o produto, gerar o pedido, processar o pedido e atender o cliente.
Processos de apoio: Dão suporte ao funcionamento dos procesoss-chave e a si mesmos. Ex: recrutamento/seleção/admissão/demissão/desenvolvimento de pessoal/folha de pagamento. Podem ser aprimorados por meio da terceirização.

Continue navegando