Buscar

Ação dos antioxidantes no corpo humano (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ação dos antioxidantes no corpo humano
Para entender a ação dos antioxidantes, primeiro é importante saber o que são os radicais livres. Radicais livres são moléculas oxidantes altamente reativas que são produzidas naturalmente pelo corpo humano, como, por exemplo, durante a respiração ou realização de uma atividade física. O problema é que elas acabam lesionando as células e podem levar a processos inflamatórios crônicos e até a morte celular. Embora os radicais livres sejam produzidos naturalmente, existem fatores que aumentam muito sua quantidade, como estresse, cigarro, ingestão de álcool e alimentos ricos em gordura e açúcar.
Os antioxidantes são um conjunto heterogênio de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres.vO termo antioxidante significa que impede a oxidação prejudicial de outras substâncias químicas, que ocorrem nas reações metabólicas.Os antioxidantes são substâncias que ajudam a neutralizar os radicais livres, que podem prejudicar as células.
A função dos antioxidantes é capturar os radicais livres e fazer com que essas moléculas não fiquem soltas no organismo danificando as células. Com isso, os antioxidantes previnem as doenças que são causadas por esses danos celulares, além de melhorarem a saúde do sistema imunológico.
As moléculas antioxidantes se dividem em duas categorias: os antioxidantes hidrofílicos (solúveis em água) e os antioxidantes lipofílicos (solúveis em lipídeos). A ingestão de ambas as classes de antioxidantes é importante para remover os radicais livres que estão tanto no meio aquoso do organismo, quanto no meio lipídico. Alguns exemplos de moléculas antioxidantes são o beta-caroteno, a vitamina A, vitamina E, vitamina C, selênio, polifenóis e flavonoides.
Alimentos ricos em antioxidante
Os alimentos mais ricos em antioxidantes são os vegetais. Muitos contém tanto os antioxidantes hidrofílicos quanto os lipofílicos.
Frutas vermelhas: frutas como amora, mirtilo, morango e framboesas são excelente fonte de polifenóis. Outras frutas com alto conteúdo de antioxidantes são a romã, uvas, ameixa, cereja e maçã.
Cenoura: a cenoura é excelente fonte de beta-caroteno, um antioxidante lipofílico que remove radicais livres de lipídeos. O beta-caroteno é precursor da vitamina A, outros importantes antioxidantes. Alimentos de coloração alaranjada são ricas fontes de beta-caroteno e vitamina A, como damascos, pêssegos, abóbora, beterraba, mamão, manga e batata doce. Outras importantes fontes são as folhas verdes escuras como couve, brócolis, agrião e espinafre.
 Castanha-do-pará: essa fruta oleaginosa é rica em selênio. Pesquisas apontam para o efeito benéfico dessa castanha na prevenção do câncer de próstata devido ao seu conteúdo antioxidante. O recomendado é consumir de 1 a 2 castanhas por dia.
Nozes: as nozes e outras frutas oleaginosas são fonte de vitamina E, um antioxidante lipofílico. A vitamina E também é chamada de tocoferol e é um dos antioxidantes mais importantes para a célula pois protege os lipídeos da membrana celular contra os radicais livres. Outros alimentos ricos em vitamina E são vegetais verdes escuros (brócolis, agrião, espinafre, couve), óleos vegetais (óleo de soja, de gergelim, azeite de oliva), germe de trigo, ovo e fígado
.
 Frutas cítricas: laranja, limão, toranja, lima e acerola são fontes de vitamina C, um dos mais importantes antioxidantes hidrofílicos. Além da sua ação antioxidante, a vitamina C tem importante função na produção de colágeno. Outras importantes fontes desse nutriente são o tomate, a goiaba, melões, morangos, mamão, manga, kiwi, brócolis e manga.
Chá-verde: o chá-verde é rico em catequinas, um antioxidante polifenólico. Estudos sugerem efeito benéfico do chá-verde em doenças crônicas como diabetes, inflamações, câncer e também no envelhecimento. Outros que chás também contêm catequinas são o chá preto e o chá branco.
https://www.criasaude.com.br/noticias/2015/007/antioxidantes-efeitos-no-organismo-e-fontes-naturais.html
http://www.fazfacil.com.br/saude/antioxidantes-organismo/

Outros materiais