Buscar

Questões sobre Avaliação Neurológica e Trauma

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201309384335)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC, 2011 - TRE Analista Judiciário - Enfermagem - Adaptado por Talline Hang-Costa) A avaliação neurológica que indica o nível de consciência do paciente de acordo com as respostas de abertura ocular, verbal e motora é chamada de:
		
	
	escala de coma de Babinski.
	
	escala de coma de Braden.
	
	escala de Cincinnati.
	 
	escala de coma de Glasgow.
	
	avaliação dos nervos cranianos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201309384113)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Trauma de Tórax é frequente em politraumatizados e apresenta risco à vida se não identificado rapidamente durante a avaliação inicial. Sobre o Taruma de Tórax leia atentamente as assertivas que se seguem:
I. Características da ventilação como um todo devem ser avaliadas através da inspeção, percussão, palpação e ausculta.
II. As principais lesões torácicas que afetam a ventilação: pneumotórax hipertensivo, pneumotórax aberto (ferida torácica aspirativa), tórax instável (retalho costal móvel) com contusão pulmonar e hemotórax maciço.
III. As lesões traumáticas da parte superior do tórax podem criar um defeito palpável na região da articulação esternoclavicular com luxação posterior na cabeça da clavícula , causando obstrução da via aérea superior.
IV. O tratamento do pneumotórax hipertensivo é cllínico e reflete ar sob pressão no espaço pleural.
V. Após a intubação, uma das causas mais comuns de perda do murmúrio vesicular do hemitórax esquerdo é a intubação seletiva do brônquio principal esquerdo.
São assertivas CORRETAS:
		
	
	I, II, III, IV, V
	
	II, III, V
	 
	I, II. III. IV
	
	III, IV
	
	III, IV, V
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201309383976)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Enade,2010) Um paciente de 23 anos de idade foi internado na unidade de terapia intensiva (UTI), em período pós-operatório imediato de cirurgia de craniotomia para exérese tumoral. O paciente encontra-se em ventilação mecânica por tubo orotraqueal, com monitorização pressórica arterial, cardíaca e da pressão intracraniana (PIC), além de oximetria de pulso. Mantém acesso venoso central em subclávia direita com curativo oclusivo. Apresenta anisocoria e sinais de hipertensão intracraniana como complicações pós-operatórias. Nessa situação, qual a intervenção de enfermagem indicada para o posicionamento do paciente no leito?
		
	
	Manter o paciente em posição de Trendelenburg, com a cabeça e o pescoço alinhados em posição anatômica.
	 
	Manter o paciente em decúbito dorsal, com elevação da cabeceira do leito de 15° a 30° de inclinação, e com a cabeça e o pescoço alinhados em posição anatômica.
	
	Manter o paciente em decúbito lateral, com elevação da cabeceira do leito de 15° a 30° de inclinação, e com membros flexionados
	
	Manter o paciente em decúbito dorsal, com elevação da cabeceira do leito acima de 30° de inclinação, e a cabeça e o pescoço alinhados.
	
	Manter o paciente em decúbito lateral, com elevação da cabeceira do leito acima de 30° de inclinação, e com membros flexionados.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201309384108)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O edema agudo pulmonar (EAP) é uma complicação comum das doenças cardíacas com disfunção miocárdica, que se caracteriza pelo acúmulo de líquido no pulmão. Diante desse quadro o enfermeiro deve estar atento para as manifestações clínicas que são caracterizadas por:
		
	
	Cefaleia pulsátil, hiperglicemia, hipertensão arterial, broncoespasmo severo com cianose labial, tosse com expectoração.
	
	Dispneia, hipotensão arterial, poliúria, turgência de jugulares, edema de membros inferiores, cianose.
	
	Ansiedade, dispneia, cianose central, sudorese profusa acompanhada de vômitos em jato, bradicardia e hipotensão.
	 
	Ansiedade, agitação, hipertensão arterial, dispnéia, tosse com expectoração espumosa, cianose.
	
	Agitação psicomotora súbita, cianose central, sudorese, taquipneia e saída de secreção amarelada pelas narinas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201309383928)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Escala de Coma de Glascow (ECG) relaciona três áreas de funcionamento neurológico, oferece uma visão geral do nível de resposta do paciente e é usada para avaliar o estado neurológico de pacientes que sofreram lesão cerebral. Ao aplicar a ECG em um paciente, foi identificado que o mesmo apresentava: abertura ocular espontÂnea ao ser chamado, falava alavras inapropriadas e retirava o membros ao estímulo doloroso. Qual a pontuação de acordo com a ECG para este paciente?
		
	
	9
	 
	10
	
	11
	
	15
	
	8

Continue navegando