Buscar

auriane copia

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
 PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE
 AURIANE DIMARAES DA SILVA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
Tailândia - PA
2018
 AURIANE DIMARAES DA SILVA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Tutor Eletrônico: Suelen Bueno Carneiro Toledo
 Tutor de Sala: Lidiane Teixeira da Araújo 
Tailândia – PA
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	4
3 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO................................................................5
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO........................................................................................10
4.1INTRODUÇÃO.......................................................................................................10
4.2 IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO.....................................................................11
4.3 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA.....................................................................................12
4.4 PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA.................................................................14
5 DIARIO DAS REGÊNCIAS......................................................................................21
CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................................26
REFERÊNCIAS..........................................................................................................27
 1 INTRODUÇÃO
Este estágio curricular obrigatório tem como objetivo observar o trabalho docente nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), analisar a estrutura que atende à demanda de alunos, presenciar as atividades e a rotina da instituição de ensino, assim como, participar das atividades organizadas pelos professores em cada turma dos anos iniciais.
Momento oportuno para observar a rotina dos alunos e a forma de intervenção dos educadores que atuam nessa área, os tipos de metodologias e como são abordadas as diversas disciplinas, como, ensino da língua portuguesa, ensino de matemática, história/geografia, ensino de ciências e ensino religioso, e como eles são articulados dentro da sala. Levando em consideração que teoria/pratica tem que ser trabalhado sempre articulados para uma aprendizagem mais eficiente e produtiva dos alunos juntamente com a ludicidade. 
Nesse período temos a oportunidade de reunir todas essas informações e pôr em prática todo conhecimento adquirido ao logo do processo de ensino, associar teoria/pratica com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para nosso desenvolvimento como futuros profissionais comprometido com o exercício da docência. 
Por isso a realização deste estágio é de suma importância para a formação de futuros educadores centrados com o exercício da docência em busca de promover formas de ensino mais eficiente, que possa facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos e para nós educadores que fazemos parte continuamente desse processo.
2 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
POPULAÇÃO ATENDIDA: atende as famílias carentes, que são pessoas críticas que querem uma qualidade de educação para seus filhos.
 -CONSTITUIÇÕES FAMILIARES: São pessoais de valor e outras habilidades além das cognitivas e buscam uma educação humanista, critica e significativa voltada para a formação de pessoas com opinião propria, autonomos que cultivem valores baseados na solidariedade e no bem coletivo. Desejam que seus filhos possam vivenciar o aprendizado sem sofrimento e sem imposição ideológica, onde a educação propicie a cada aluno a desccoberta de seus potenciais.
 -FUNÇÃO SOCIAL DA INSTITUIÇÃO: Formar o educando para a inserção cultural e social, proporcionando uma educação de qualidade dentro de um processo ensino-aprendizagem significativa, visando o aprimoramento da pessoa humana do educando em sua formação ética e social como suas competências e habilidades.
 -PROPOSTA CURRICULAR: A proposta de educação do município não trabalha mais com conteúdo e sim com situações de aprendizagem, ou seja, trabalhamos com projetos bimestrais.
 
 
 3 DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
Durante o periodo de estagio percebe-se a rotina na instituição pela manhã os pais dos alunos chegam a escola e levam os filhos ate a porta da sala, mas não são todos os pais que fazem isso. Os professores a recebem todos com carinho, no primeiro momento fazem uma oração para inicio da aula tem um momento de conversa com todos, fazem tarefinhas do lousa, e tem um momento de contação de historias sendo de acordo com o plano de aula que os é repassado, e tem 15 minutos de recreação para que os alunos possam lanchar beber água e fazer suas nessecidades. E pude perceber que os alunos vão com muita frequência ao banheiro e ao bebedouro.
 
 1º DIA DE OBSERVAÇÃO
Durante meu período de estagio pude perceber no 1º ano a rotina semanal das crianças. Pude perceber que na turma tem uma aluna com deficiência, mas a mesma não tem um tratamento diferenciado das outras crianças. Não tem atividades voltadas especialmente para ela. Pelo horário das sete horas eles entram, no primeiro momento e feita oração e logo após a cotação de histórias e depois dão inicio as aulas. As oito e quarenta e cinco vem o momento da recriação onde eles lancham e brincam com os brinquedos que são disponibilizados com os monitores, no horário de nove horas eles retornam à sala, e vem a segunda parte das atividades do caderno, que é a atividade de pintura e a brincadeira e assim sucessivamente a rotina semanal.
2º DIA DE OBSERVAÇÃO
Durante meu período de estagio pude perceber no 2º ano a rotina semanal das crianças. Pelo horário das sete horas eles entram, no primeiro momento e feita oração e logo após a cotação de histórias e depois dão inicio as aulas. Ja no 2º as atividades são um pouco mais avançadas diferente do 1º ano que tem um ensino mais basico, por eles terem mais conhecimentos sobre as vogais e as consoantes. As oito e quarenta e cinco vem o momento da recriação onde eles lancham e brincam com os brinquedos que são disponibilizados com os monitores, no horário de nove horas eles retornam à sala, e vem a segunda parte das atividades do caderno, que é a atividade de pintura e a brincadeira e assim sucessivamente a rotina semanal.
3º DIA DE OBSERVAÇÃO
Durante meu período de estagio pude perceber no 3º ano a rotina semanal das crianças. Pelo horário das sete horas eles entram, no primeiro momento e feita oração, e logo após vem a roda de coversa com alunos e professora, a professora realiza perguntas a elas e as mesmas às respodem. No 3º ano é onde as crianças retiram textos e exercicios da lousa, onde a professora trabalha com eles a intepretação de textos. Na turma do 3º ano tem uma aluna com deficiência auditiva e a professora não da uma atenção merecida. As oito e quarenta e cinco vem o momento da recriação onde eles lancham e brincam com os brinquedos que são disponibilizados com os monitores, no horário de nove horas eles retornam à sala, e vem a segunda parte das atividades do caderno, e assim sucessivamente a rotina semanal.
4º DIA DE OBSERVAÇÃO
Durante meu período de estagio pude perceber no 4º ano a rotina semanal das crianças. É onde as crrianças ja sabem lê e escrever, e realizam atividades com um nivel mais elevado que as turmas anterirores, onde ja sabem resolver continhas, pintar corretamente, interpretação de pequenostextos, porem tem algumas crianças que são poucas que ainda tem dificuldades em realizar algumas atividades. Pelo horário das sete horas eles entram, no primeiro momento e feita oração e logo após depois dão inicio as aulas e as suas atividades. As oito e quarenta e cinco vem o momento da recriação onde eles lancham e brincam. As crianças do 4º ano saem para o intervalo cinco minutos após as outras crianças das turmas de 1º a 3º ano ja terem saído para o lanche, porem eles ficam todos juntos depois. Em seguida após terem feito sua refeição no intervalo eles podem brincar com os brinquedos que são disponibilizados. No horário de nove horas eles retornam à sala, e vem a segunda parte das atividades do caderno, e assim sucessivamente a rotina semanal. 
5º DIA DE OBSERVAÇÃO
Durante meu período de estagio pude perceber no 5º ano a rotina semanal das crianças. Pelo horário das sete horas eles entram, no primeiro momento não é realizada a oração, mas sim o cumprimento de cada um dos colegas fazendo com que eles interajam uns com os outros. No 5º ano é a turma bem agitada tem em uma unica sala 36 alunos. São crianças com uma faixa etaria diferenciada das turmas anteriores, é uma turma onde as crianças ja sabem retirar atividades e textos da lousa e sabem sabem responder atividades, sabem fazer encontros vocalicos no texto, sabem lê e etc. As oito e quarenta e cinco vem o momento da recriação onde eles lancham e brincam. As crianças do 5º ano saem para o intervalo cinco minutos após as outras crianças das turmas de 1º a 3º ano ja terem saído para o lanche, porem eles ficam todos juntos depois. Em seguida após terem feito sua refeição no intervalo eles podem brincar com os brinquedos que são disponibilizados. No horário de nove horas eles retornam à sala, e vem a segunda parte das atividades do caderno, e assim sucessivamente a rotina semanal.
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
4.1 INTRODUÇÃO
O plano de aula “BOAS MANEIRAS” foi um trabalho produzido afim de ressaltar que faz parte da vida da criança, tudo como objetivo de fazer o reconhecimento das boas maneiras de vida e identificar coisas boas e ruins, sabendo diferencia as ambas para poder aplica-las no dia a dia.
principalmente na área de educação fundamental onde as crianças ja estao aprendendo e desenvolvendo seus conhecimentos. 
É fundamental as crianças virem de suas proprias casas ja com boas maneiras de vida, é fundamental os pais educarem as crianças à respeitar seus colegas e as pessoas mais velhas, mas tambem pode ser ensinado dentro do ambiente escolar de forma ludica. 
Na infancia e natural que as crianças queiram saber de tudo um pouco. Entao no quarto ano é onde as crianças estao desvendando curiosidades e aprendendo a falar e a se expressar, e onde vamos ensinar elas boas maneiras, tais como: respeita os colegas, aprender a se comportar, saber ouvi quando alguem falar e etc.
As boas manbeiras são coisas boas para que elas saibam a importância de serem crianças bem educadas, e que isso servirá futuramente para se tornar futuramente um ser humano melhor, com atitudes adimiraveis pela sociedade.
O apreendizado é enssial na vida do ser humano, tornando-o um ser melhor, bem visto e com mais oportunidades profissionais e pessoais futuras e etc. As boas maneiras são enssiais em nossas vidas.
4.2 INDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
- Identificação da instituição: Escola municipal de Ensino Fundamentasl São Felipe
- Carga horária: 24 horas 
- Quem se torna responsável em aplicar o Projeto: AURIANE DIMARAES DA SILVA
- Temática – Conteúdo: As Boas Maneiras que geram aprendizagem e estimula o conhecimento da criança.
 - Objetivo geral: Despertar e estimular o conhecimento das Boas Maneiras.
- Objetivos específicos: Desenvolver as diferentes funções das Boas Maneiras, como são importantes para nós humanos, estimulando através de atividades escritas e da músicas, dança e brincadeiras. 
- Metodologia: Será realizada através de pesquisas, observações e atividades que desenvolvam o senso crítico dos educandos.
- Recursos: Utilização de lápis, pincéis, cola, lápis de cor, Papel A4, cartaz, cartolina e músicas.
- Avaliação: A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação dos alunos em círculo, que se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, e com o registro da participação feito pela professora em sala de aula.
 
 4.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As Boas Maneiras consistem a base do relacionamento em todos as aspectos da nossa vida. Elas são de suma importância tanto no ambiente escolar quanto no domicíliar, cabe concientezar-se de sua função não só os professores mas sim cabe tambem aos pais ensina-los em suas residências os bons modos e as boas maneiras, para que tenhamos um ambiente alegtre e agradavel, saudavel na sala de aula, na escola e fora dela.
Ensinar boa convivencia aos alunos não é algo facil, é preciso estrategias para trabalhar essas pequenas regras diarias na escola.
Bons modos são essenciais para um melhor convívio entre as pessoas. Normalmente, todos gostamos da companhia de pessoas educadas, polidas e descontraídas. Estas, por sua vez, costumam ter mais sucesso profissional que as outras, pois conseguem desenvolver ótimas relações interpessoais, fator chave na maioria das profissões.
Assuntos como o sorriso, cobranças, ciúme, fofoca, pedidos de desculpa, evitar confrontos, espaço vital e outros são abordados nesta bem humorada obra do DeRose. Boa parte das sugestões de etiqueta apresentadas neste livro, são acompanhadas de uma ilustração pertinente e divertida, tornando a leitura palatável e a assimilação do conteúdo mais simples.
Descubra você também uma maneira mais agradável e descomplicada de coexistir, conquiste a simpatia dos demais e torne sua vida mais fluida, divertida e bem sucedida. 
Autor: DeRose.
Agrégora Books
"O homem recebe duas classes de educação: uma que lhe dão os demais; outra, mais importante, que ele dá a si mesmo." (Gibbon)
 Ter boas-maneiras, ou observar as normas de Boas-maneiras, não é privilégio de ricos.Na verdade esses nem sabem o que é tal disciplina, porque o que conhecem é o que é chic. O quanto estes costumam ser impacientes, prepotentes, atrevidos e ríspidos, podem dizer aqueles que os servem ou tentam fazer simplesmente que respeitem as normas de qualquer serviço ou a própria Lei. É um fato ilustrado em recente testemunho das empresas aéreas, dado a uma revista brasileira de grande circulação (Vexame no ar, por Flávia Varella. Rev. Veja, Ed. 1708, p.88-89), de que os incidentes a bordo, em que os seus empregados são agredidos, ocorrem em sua maioria no compartimento da primeira classe, onde viajam os poucos passageiros ricos, e não no compartimento da classe econômica, onde viaja a multidão dos passageiros menos abastados.
NOTA: A concordância verbal observada para “Boas-maneiras” é a da regra gramatical relativa ao sujeito simples, quando formado por nome próprio que só tem plural. Se este não é precedido de artigo, o verbo ficará no singular. Ex: Minas Gerais possui grandes jazidas de ferro (Novíssima Gramática da Língua Portugesa, Domingos Paschoal Cegalla, 24ª edição. Comp. Ed. Nacional, São Paulo, 1984). Assim também “Boas-maneiras é uma disciplina”. R.Q.Cobra.
 4.4 PLANOS DE AULA PARA A REGÊNCIA
Plano de aula 01
- CONTEÚDO: As Boas Maneiras
- OBJETIVOS: Mostra a importancia das (Boas Maneiras)
- DURAÇÃO: 4 horas 
- METODOLOGIA: Aprensentação de um video sobre As Boas Maneiras e suas funções de uma forma clara pra que todos entendam facilmente.
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Trazer imagens de algumas atitudes de boas maneiras, e cola no cardeno.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: A avaliação sera continua de observação diaria da criança no desempenho e realização das atividades propostas.
Plano de aula 02
- CONTEÚDO: As Boas Maneiras 
- OBJETIVOS: Mostra a importancia das (Boas Maneiras)
- DURAÇÃO: 4 horas 
- METODOLOGIA: Emroda cantar músicas e aplicar Brincadeiras que envolva toda a turma, mostrar a interação entre os mesmo de forma adequada.
- RECURSOS METODOLÓGICOS: musicas, brincadeiras, atividades xerocada e videos. 
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: A avaliação sera continua de observação diaria da criança no desempenho e realização das atividades propostas.
Plano de aula 03
- CONTEÚDO: As Boas Maneiras 
- OBJETIVOS: Desenvolver a criatividade
- DURAÇÃO: 4 horas 
- METODOLOGIA: Usar a criatividades atraves de desenho e pinturas, em momento de testar os conhecimentos usando as ideias de cada um. 
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Papel A4, lapis de cor, gis de cera e tinta guache.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: A avaliação sera continua de observação diaria da criança no desempenho e realização das atividades propostas. 
 
Plano de aula 04
- CONTEÚDO: As Boas Maneiras
- OBJETIVOS: Apresentar quando devemos fazer uso das Boas Maneiras e para que serve cada uma delas.
- DURAÇÃO: 4 horas
- METODOLOGIA: mostras a importância das Boas Maneiras e para que serve cada uma delas
- RECURSOS METODOLÓGICOS: Videos, TV, DVD e livros.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: A avaliação sera continua de observação diaria da criança no desempenho e realização das atividades propostas.
 
Plano de aula 05
- CONTEÚDO: As Boas Maneiras
- OBJETIVOS: Trabalhar uma musica da (Jayanne Boas Maneiras)
- DURAÇÃO: 4 horas 
- METODOLOGIA: Mostra atravez da musica as diferentes atitudes das Boas Maneiras.
 - RECURSOS METODOLÓGICOS: TV e DVD
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: A avaliação sera continua de observação diaria da criança no desempenho e realização das atividades propostas.
Plano de aula 06
- CONTEÚDO: As Boas Maneiras
- OBJETIVOS: Avaliar o aprendizado das crianças sobre o assunto proposto.
- DURAÇÃO: 4 Horas
- METODOLOGIA: Elabora um cartaz que seja transmitida As Boas Maneiras, para eles colarem imagens referentes as Boas Maneiras e fazer o recorte de palavras referentes as Boas Maneiras.
- RECURSOS METODOLÓGICOS: apresentação em cartaz, cola, tesoura, cartolina lapiz de cor caneto piloto.
- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: A avaliação sera continua de observação diaria da criança no desempenho e realização das atividades propostas.
5 - DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS
1º dia de regência 
No primeiro dia de regência foi trabalho um vídeo mostrando as Boas Maneiras. Com esse vídeo eles aprenderam algumas atitudes das Boas Maneiras, e conversaram entre amigos quando e como eles praticam boas maneiras em seu lar.
2º dia de regência
No segundo dia foi usado a música a cada música Boas Maneiras, foi utilizado uma brincadeira, cantiga de roda, amarelinha, utilizando as Boas Maneiras com musiquinhas, resultado foi favorável, porém, as crianças se divertiram bastante com seus coleguinhas.
3º dia de regência
No terceiro dia eles foram para a tarefa no caderno, utilizando papel, giz de cera etc. Foi trabalhado, mas a coordenação motora de uma das crianças escrevendo algumas boas maneiras utilizando tinta guache, se empolgaram na criatividade fazendo sempre com cuidado e se sujando muito, se divertiram com a tinta, foi um resultado gradativo, de cada uma delas.
4º dia de regência
No quarto dia foi-se utilizado o momento de vídeo, e livros. Foi feito os livrinhos com as Boas Maneiras em cada página, cortaram e colaram as imagens referentes as Boas Maneiras sempre com ajuda adulta por motivo de segurança pois faziam uso de tesouras e cola, foi um momento magico, vendo eles colarem certo, e foi colocado vídeos para assistirem e eles sempre acompanhando com fala, sempre trabalhando em conjunto as atividades e com muita diversão.
5º dia de regência
No quinto dia foi usado a música para que venham saber definir cada atitude certa, mostrando exemplos, com a participação dos alunos e docente, e etc. Foi um dia muito produtivo, e pude estar mostrando vídeos das Boas Maneiras e as crianças sempre muito agitadas e felizes e logo após fomos mostrar aos outros alunos da escola com uma pequena apresentação.
6º dia de regência
No sexto dia foram usados livros para recortes criando um cartaz com objetos que tinham imagens referentes as Boas Maneiras e usando caneta piloto para as crianças irem até a lousa para cada uma delas escreverem uma Boa Maneira que conhecem e que aprenderam durante o decorrer da semana. E as crianças sempre muito empolgadas, querendo sempre tomar a frente uma da outra para mostrarem o que aprenderam. E foi concluída a semana brincando com as crianças com tinta guache sujando o delas e praticando Boas Maneiras no caderno com a tinta, e foi um resultado agradável e produtivo.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Após essas considerações sobre a importância das Boas Maneiras do Ensino Fundamental, podemos concluir que, enquanto educadores temos a responsabilidade de mediar o processo de formação das crianças, e devemos primeiramente compreendê-las como seres humanos complexos, dotados de subjetividade, que interage com seu meio se constituindo a partir desta interação, enquanto seres biológicos, psicológicos, sociais, culturais, históricos e políticos, respeitando suas diferenças, limitações e potencialidades
 	O Estagio pra mim foi de muita importância, pois como docente fiquei com uma grande expectativa de como seria desenvolver todas as teorias aprendidas até agora em sala de aula na pratica. A experiência foi surpreendente e emocionante, quando estava interagindo junto com as crianças, foi uma experiencia agradavel.
REFERÊNCIAS
BOAS MANEIRAS: Atitudes adequadas para convivência social -https://www.dicasdeetiqueta.com.br/boas-maneiras/
Fonte: Clicfilhos e Tribuna do Ceará - http://www.justrealmoms.com.br/10-regras-basicas-de-boas-maneiras-que-devemos-ensinar-aos-nossos-filhos/
Turma da Mônica em: Boas Maneira https://www.youtube.com/watch?v=YHS34tkXdR8 
Boas Maneiras – Jayane 
https://www.ouvirmusica.com.br/jayane/1623727/
Meus conhecimentos adquiridos no curso.

Continue navegando