Buscar

sandra trabalho em grupo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Lei 10.39 
 Reflexões sobre a lei 10 639/ 2003
Resumo: o presente arquivo tem como objetivo principal discutir a importância da implementação da lei 10.639/2003 analisando-a como uma ação afirmativa que beneficia os afros brasileiros, uma vez que, tornou obrigatório o ensino das culturas e histórias africanas e afro-brasileiras nos estabelecimentos oficiais de ensino do país, historicamente relegadas e marginalizadas do processo de escolarização.
 Objetiva também discutir os malefícios gerados pelos silenciamento e negação do ensino dos referidos conteúdos.
 Objetiva ainda, refletir, a cerca das mudanças ou permanências no trato da diversidade racial educação escolar a partir da criação desse dispositivo legal, ressaltando alguns problemáticas que limitam a consubstânciação das leis no cotidiano educacional.
 A estrutura curricular e a dinâmica cotidiana da educação escolar brasileira ainda funcionário e a partir de um tipo ideal de aluno e de professora que correspondeu ao um ser branco masculino cristão heterossexual, jovens excluindo mesmo estando no território do entre, instituição escolar os sujeitos considerados fora desse modelo universal como é o caso dos negros.
 Através de vários mecanismos, sutis e cotidiano como o selecionamento invisibilidade e desvalorização das culturas e histórias dos africanos e afro-brasileiros a escola tem contribuído pela ratificação de preconceito contra esses grupos sociais e para o recalque de suas identidades, negando a adversidade racial presente na sociedade e em seu interior, incorrendo no erro homogeneização e do universalismo , assim, em alguns momentos, as praticas educativas que se pretendem iguais para todos, acabam sendo as mais discriminatórias. Essa afirmação pode parecer paradoxal , mas dependendo do discurso e da pratica desenvolvida.
 Pode-se incorrer no erro da homogeneização em detrimento do conhecimento das diferenças a partir do pressuposto do que os sujeitos presentes na escola são todos iguais, por isso, possui uma uniformidade de aprendizagem , de cultura de experiências,e os que não se identificam como esse padrão uniforme são defasado, especiais e lentos, ´´e incorrer em uma postura que ao desqualificar uma referência, reproduz uma denominação.
 Essa homogeneização acaba negando a diversidade brasileira que é real, concreta e verdadeira, revelando a escola como um espaço de exclusão possibilitando afirmar que o sistema educacional brasileiro não tem conseguido contemplar e assimilar o diverso, a diferença, a especificidade e temporalidade doutro, e as identidades culturais e raciais que construíram a nação. No bojo desse problema , as demandas especificas dos negros(as), principalmente no âmbito Educação, vieram a toma e tomaram corpo através da implementação de ações afirmativa (AA’s), como alei 10.639/2013, Assim torna-se necessário entender os conceitos da AA’s, e o histórico da implementação da mesma. 
 A Lei 10.639/2003, tornou-se obrigatória a inclusão do estudo de História da África e dos afro-brasileiros, da luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade, buscando resgatar a contribuição do povo negro nas áreas sociais, econômica e politica.
 A Lei 10639/2003, a partir da necessidade de adotar uma postura ante-racista em sala de aula, que é um debate que se coloca em questão de tal forma que em 2003, foi aprovada a lei 10.639/2003, alterando a lei de Diretrizes e Bases (LDB), para qeu se dê ênfase para o papel do negro na sociedade brasileira, não apenas como vencido. Neste sentido a modificação na LDB, torna-se obrigatório o ensino da historia e cultura afro-brasileira e africana nas redes de ensino brasileiras, não se limitando apenas a disciplina de história, além disso os Estados devem investir nos recursos efetivos e na valorização dos docentes. A implementação contempla um processo de inserção igualitária dos negros no ensino através de ações afirmativas, uma vez que se entende que, mesmo com uma politica de melhorias da educação para toda a população os afrodescendentes permanecem em situação de desigualdade social em relação aos brancos.
 Deste modo acredita-se que as politicas afirmativas poderiam ajudar a interferir na reversão da desigualdade e instaurar processos de construção de igualdade sócia.
 A mudança da lei LDB possibilita os alunos principalmente os negros de superar a visão eurocêntrica de mundo, sendo estimulados a conhecer um ambiente efetivo de diversidade e igualdade cultural no interior do espaço escolar especificamente para alunos negros. A efetividade da lei fornece suportes para fortalecer a sua autoestima, essa ideias estimulam o exercício do pensamento crítico e ajudam a formar uma mentalidade não racista, estimulam também as lutas pela promoção da igualdade social.
 Esta lei surge de uma demanda social, principalmente do movimento negro e está inserida na luta contra o racismo.
Embora a lei 10.639/203, não restrinja a disciplina de história a função de propagar e difundir os conteúdos referentes a historia e cultura afro brasileira, ela e colocada ao lado da educação artística e Literatura, com um dos principais vetores de disseminação deste conteúdo em sala de aula. É interessante perceber a proeminência do estudo de assuntos decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana, devem ser componentes de estudos cotidiano escolar, uma vez que os alunos devem educar-se enquanto cidadãos participativos em uma sociedade multicultural e pluriétnica tornando-se capazes de construí uma pratica democrática.
 Como já foi dito anteriormente, esta forma de inserção do negro e sua cultura dentro de todo currículo didáticos, estimula o pensamento crítico dos alunos fazendo-os compreender e questionar a atual situação dos afrodescendentes no brasil.

Outros materiais