Buscar

EXERCÍCIO PARA A PROVA DO SEGUNDO BIMESTRE

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO PARA A PROVA DO SEGUNDO BIMESTRE
Explique as duas manifestações do direito à vida.
O direito de continuar vivo, e o direito de ter uma vida digna. Logo, não basta que o Estado mantenha o individuo vivo, mas é preciso prover também com elementos indispensáveis para uma vida digna, a exemplo de alimentação, saúde, vestuário, moradia etc.
Segundo o STF, quando começa a proteção constitucional do direito à vida?
O STF se manifestou em dois casos concretos que a proteção da vida se inicia com os impulsos cerebrais (No julgamento da constitucionalidade da lei de biosegurança e no aborto de feto anencefálico).
Diferencie a igualdade formal da igualdade material.
O direito à igualdade formal, que diz de "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza". Direito à igualdade material (ou real), que permite o tratamento desigual, àqueles que estão em situação de desigualdade, na medida das suas desigualdades.
Explique o direito à autonomia da vontade privada.
Significa que o indivíduo tem o poder de tomar suas decisões privadas de acordo com suas próprias convicções, de forma que possa desenvolver sua personalidade livremente.
O que é a “liberdade geral de ação”?
Significa que toda intervenção estatal no âmbito de liberdade do indivíduo deve ser feita mediante lei.
Cite 4 direitos sociais
Educação, saúde, a alimentação, o lazer, moradia, segurança, trasnporte, previdência social, trabalho ( e so escolher ).
O que é a reserva do possível, aplicada aos direitos sociais?
Os direitos sociais são dotados de um alto grau de abstração, que associado com o fato desses direitos serem dependentes de recursos financeiros , faz com que tenham de ser concretizados infrascontitucionalmente pelo legislador, para que seja possível saber o que pode exigir do Estado a tal título. Isso faz com que os direitos sociais estejam sujeitos à "reserva do possível" ou "reserva do politicamente adequado".
O que é a reserva do politicamente adequado, aplicada aos direitos sociais?
Como o gasto público está limitado ao orçamento, os direitos sociais só são garantidos até o esgotamento desses recursos. Isso faz com que os direitos sociais também estejam sujeitos a uma "reserva do financeiramente possível" ou "reserva do financeiramente adequado".
O que é o mínimo existencial, aplicado aos direitos sociais?
O mínimo existencial deve ser visto como a base e o alicerce da vida humana, tendo em vista que é inerente a todo ser humano. Aplicado ao direito social compreendem nos direitos a educação, a saúde, a alimentação, o lazer, a moradia, a segurança, ao trabalho, ao transporte, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância a assistência aos desamparados.
Conceitue nacionalidade.
Nacionalidade é o vínculo jurídico-político existente entre o indivíduo e o Estado soberano, que faz com que esse indivíduo seja membro da comunidade constitutiva (dimensão pessoal) do Estado.
Diferencie a nacionalidade originária da nacionalidade derivada.
Nacionalidade originária é aquela em que o vínculo entre o indivíduo e o Estado soberano ocorre desde o nascimento, mesmo que só seja reconhecido posteriormente.
Nacionalidade derivada é aquela em que o vínculo existente entre o indivíduo e o Estado soberano ocorre ao longo da vida, mediante um processo de naturalização
Quem são considerados brasileiros natos?
Os nascidos no território brasileiro, de pai ou mãe brasileira, desde que nenhum deles esteja a serviço de outro país.
Os nascidos do estrangeiro, de pai ou mãe brasileira, quando qualquer deles estiver a serviço do Brasil.
Os nascidos no estrangeiro de pai ou mãe brasileira quando, desde que registrado na repartição competente (consulado) ou, se vier a residir no Brasil optar a qualquer tempo depois de atingida maioridade, pela nacionalidade brasileira
Nos termos da Constituição, como é exercida a soberania popular?
É exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e mediante plebiscito, referendo e iniciativa popular.
Explique a diferença entre o plebiscito e o referendo.
O plebiscito é uma forma de consulta popular em que os cidadãos são consultados antes de uma lei ser constituída. O teor da lei a ser aprovada é definido pelo povo.
referendo é é uma forma de consulta popular realizado após o projeto de lei em questão ter sido elaborado e aprovado no Congresso. Assim, o teor exato da matéria já foi definido pelos parlamentares. Tudo que a população pode fazer é aprovar ou rejeitar tal projeto.
O que é iniciativa popular?
Representa uma das formas de deflagração do processo legislativo via reunião das assinaturas pelo eleitorado brasileiro para que seja possível apresentar, na Câmara, um Projeto de Lei.
No Brasil, para quem são obrigatórios o alistamento eleitoral e o voto?
São obrigatórios para os maiores de 18 anos e menores de 70
No Brasil, para quem são facultativos o alistamento eleitoral e o voto?
É facultativo para os analfabetos, para os maiores de 70 e para aqueles que têm entre 16 e 18 anos.
Quem não pode se alistar como eleitores?
Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o serviço militar obrigatório, os conscritos.
Quais os requisitos de elegibilidade no Brasil?
-A nacionalidade brasileira
-O pleno exercício dos direitos políticos
-O domicílio eleitoral na circunscrição
-A filiação partidária
-O alistamento eleitoral
-A idade mínima de:
->35 anos para presidente, vice-presidente e senador
->30 anos para governador e vice-governador dos Estados e do Distrito federal
->21 anos para deputados Estaduais, Federais, Distritais, Prefeitos, Vice-Prefeitos e Juízes de Paz
->18 anos para vereador
Explique o sistema de reeleição no Brasil?
Os membros do poder Executivo (presidente, governadores dos estados e governador do DF e prefeitos), só podem se reeleger por um único período subseqüente.
Para disputar outro cargo, quem precisa renunciar o mandato em até 6 meses antes da eleição?
Os membros do poder executivo

Continue navegando