Buscar

psicologia do desenvolvimento 5

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Na teoria piagetiana, a criança, no primeiro ano de vida, aprende, principalmente, por meio de:
exploração e experimentação sobre os objetos, utilizando-se de esquemas sensórios-motores.
Está INCORRETO afirmar que: A importância de creches de qualidade com berçários que ofereçam atividades que estimulem o desenvolvimento dos bebês se dá pelo fato de os bebês...serem muito pequenos e ainda não precisarem interagir com as pessoas que cuidam dela.
Na primeira infância, vários fatores físicos interferem no crescimento físico do bebê. Assinale a alternativa que melhor apresenta esses fatores.A hereditariedade, nutrição e saúde, equilíbrios hormonais e estados emocionais ligados aos cuidados do bebê.
De acordo com os apontamentos da disciplina: "Aos 5 anos, o corpo caloso conecta os hemisférios direito e esquerdo do cérebro, tornando a comunicação entre eles mais eficiente, permitindo as crianças coordenar as funções que envolvem ambos os lados do cérebro e o corpo e também ações mais complexas". Sabemos que algumas habilidades cognitivas não podem ser apresentadas antes dos 5 anos de idade pela imaturidade neurológica da criança. Algumas dessas estão em franca construção no estágio pré-operatório. Imitação, simbolização, linguagem.
A creche Paraíso, está em processo de planejamento e formação do seu berçário. Para tanto, vem estudando as características das crianças na faixa etária de 4 a 18 meses de idade para saber quais seriam os melhores elementos para composição desse espaço e dessa proposta pedagógica. Marque uma importante característica do desenvolvimento biossocial desse bebê.
Aumento do tamanho do cérebro e das conexões neurológicas
No período sensório motor, a criança ainda não percebe que o objeto continua a existir, mesmo que não esteja mais ao alcance de sua visão. É por isso que certas brincadeiras, como se esconder atrás de um pano e reaparecer provocam tanta felicidade na criança. Esta percepção (ou noção) vai se desenvolvendo gradativamente ao longo desta etapa do desenvolvimento. Qual o nome desta percepção? Noção de permanência do objeto

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais