Buscar

avaliando mental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201503386056)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual subtipo da esquizofrenia tem como característica essencial a presença de delírios e alucinações de caráter persecutório ou grandioso, em sua grande maioria?
		
	
	a) Hebefrênica
	
	b) Catatônica
	
	c) Residual
	 
	d) Paranóide
	
	e) Simples
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503386103)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os CAPS, assim como os NAPS, os CERSAMs e outros tipos de serviços substitutivos, são atualmente regulamentados pela Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002, e integram a rede do Sistema Único de Saúde, o SUS. Quanto ao que dispõe esta Portaria, NÃO é possível afirmar:
		
	 
	(C) CAPS I são para atendimento diário e noturno de adultos durante 7 dias da semana, atendendo à população de referência com transtornos mentais severos e persistentes.
	
	(D) As pessoas atendidas nos CAPS são aquelas que apresentam intenso sofrimento psíquico que lhes impossibilita viver e realizar projetos de vida.
	
	(A) Para atendimento em um CAPS, pode-se procurar este serviço, ser encaminhado via Estratégia de Saúde da Família ou por qualquer outro serviço, desde que a pessoa esteja acompanhada por um familiar ou responsável legal.
	
	Qualquer situação transitória que desorganize sua estrutura psicológica e do comportamento, e que essa situação perturbe o equilibro sendo experimentada sem dor
	
	(B) Os usuários dos CAPS podem ter tido uma história de diversas internações psiquiátricas, podem nunca ter sido internados, ou podem já ter sido atendidos em outros serviços de saúde.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503386081)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Estudos tridimensionais usando cortes seriados de embriões humanos mostraram que a extremidade cefálica da notocorda é complexa e termina bifurcada; a extremidade caudal também parece ser ramificada, com segmentos separados de tecidos cordais. Estabeleça pelo menos duas funções da notocorda.
		
	
	Possui um núcleo lobulado;
	
	Possui um núcleo em forma de rim e excêntrico;
	
	Quando ativados são capazes de produzir anticorpos.
	
	Tem o núcleo esférico e centralizado;
	
	Sua atividade fagocitária é menor que os eosinófilos;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503386125)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Portaria 336 SM, o acolhimento de um paciente no período noturno, nos feriados e finais de semana, para eventual repouso e/ou observação, cuja permanência seja de até 07 (sete) dias corridos ou 10 (dez) dias intercalados em um período de 30 (trinta) dias, constitui uma atividade assistencial de responsabilidade de Centros de Atenção Psicossocial da modalidade:
		
	
	b)II
	
	d)III e AD
	
	a)I
	
	(E) Todas as anteriores estão corretas.
	 
	c)III
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503386106)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto à função do Centro de Atenção Psicossocial CAPS, é certo dizer que:
		
	
	Assume a centralidade da rede comunitária de todos os cuidados clínicos. Desenvolve programas terapêuticos, dispensa medicamentos, e faz supervisão e retaguarda para o PSF e Residências Terapêuticas
	 
	Assume a centralidade da rede comunitária de cuidados. Desenvolve programas terapêuticos, dispensa medicamentos e supervisão e faz retaguarda para o PSF e Residências Terapêuticas
	
	Assume a descentralidade da rede comunitária de cuidados. Desenvolve programas terapêuticos, dispensa medicamentos e faz supervisão e retaguarda para o PSF e Residências Terapêuticas
	
	Assume a centralidade da saúde publica e comunitária de cuidados. Desenvolve programas terapêuticos, dispensa medicamentos e faz supervisão e retaguarda para o PSF e Residências Terapêuticas
	
	Assume a centralidade da rede comunitária de cuidados. Desenvolve programas terapêuticos, dispensa todo o tipo de medicamentos e faz encaminhamentos, supervisão e faz supervisão e retaguarda para o PSF e Residências Terapêuticas
	1a Questão (Ref.:201503386295)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Um casal adulto jovem gastou todas suas economias com tratamento de doença grave do filho. O esposo encontra-se depressivo, irritado, com baixo desempenho no emprego e aumento de consumo alcoólico. Este relato sugere vivências de uma possível crise:
		
	
	Eventual
	
	Cíclica
	 
	Situacional
	
	Transitória
	
	Evolutiva
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201503385928)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A impregnação por uso de antipsicóticos que geralmente acontece após a primeira semana de uso e clinicamente se manifesta por tremor de extremidades, hipertonia e rigidez muscular, sialorreia, hipercinesia, fácies inexpressiva e crise oculógira é:
		
	
	Acatisia
	 
	Impregnação neuroléptica
	
	Síndrome neuroléptica maligna
	
	Discinesia tardia
	
	Reação distônica
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201503386203)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Hipomania é?
		
	
	Uma alteração da personalidade, caracterizada por impulsividade, agitação psicomotora e fraco desempenho escolar.
	
	Uma instabilidade persistente do humor (forma leve do transtorno bipolar II) com alternância de períodos distímicos ou de falta de interesse e prazer com períodos hipomaníacos.
	
	Um transtorno depressivo de natureza crônica, de menor gravidade que a depressão maior, com uma duração ininterrupta de pelo menos dois anos.
	
	Uma elevação anormal do humor. Caracterizada por um estado de hiperexcitação dos processos psíquicos. É um distúrbio químico cerebral.
	 
	Um estado semelhante à mania, em grau mais leve, que aparece em pacientes com TAB, no início dos episódios de mania.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201503386143)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A alucinação é um distúrbio qualitativo de qual função psíquica?
		
	 
	sensopercepção
	
	orientação
	
	pensamento
	
	consciência
	
	linguagem
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503386074)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre o exame psíquico, marque o item incorreto:
		
	
	O delirium é um quadro confusional agudo cuja principal alteação psíquica é o rebaixamento do nível de consciência com desorientação temporoespacial;
	 
	O aluno está com atenção espontânea exacerbada e sensível a vários estímulos durante a aula mas pouco atento ao conteúdo ministrado pelo professor. Trata-se de alteração da atenção - hipervigilância e hipertenacidade.
	
	São alterações do afeto a ambivalência afetiva, embotamento afetivo e labilidade afetiva.
	
	Para avaliação da memória, os dados da vida pregressa revelam integridade da memória remota.
	
	O paciente refere durante a entrevista que ouve vozes que somente ele escuta. Se trata de alteração da sensopercepção: alucinação.

Outros materiais