Buscar

AVALIANDO 1

Prévia do material em texto

HIGIENE E LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS
	1a Questão (Ref.:201402366427)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Através de alguns estudos sobre o assunto, a Organização Mundial de Saúde (OMS) identificou os principais erros ou práticas diárias que geram contaminações alimentares, conforme o que se segue, EXCETO:
		
	 
	Preparação dos alimentos próximo ao momento do consumo;
	
	Pessoas contaminadas manipulando alimentos.
	
	Contaminação cruzada(mistura de alimentos crus com cozidos. Ex: utilizar o mesmo vasilhame ou a mesma faca para cortar dois alimentos diferentes, etc.);
	
	Alimentos prontos deixados por muito tempo em temperatura ambiente (sobre o fogão ou dentro do forno, por exemplo);
	
	Cozimento insuficiente;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402381535)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A forma como os alimentos são armazenados ou expostos para o consumo podem facilitar a contaminação por bactérias e outros microrganismos, sendo a temperatura e a forma de manipulação os de maior risco. Com o objetivo de reduzir a proliferação de microrganismos nos alimentos, a faixa de temperatura segura onde os alimentos devem ser mantidos é de:
		
	 
	Temperaturas entre 5°C e 60°C
	
	Temperaturas abaixo de 60°C.
	 
	Temperatura abaixo de 5°C e acima de 60°C
	
	Temperatura abaixo de 5°C e acima de 30°C
	
	Temperaturas acima de 5°C
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401465757)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os micro-organismos estão por todo lado. Nas nossas mãos, no corpo, no ar, nos utensílios de cozinha, equipamentos industriais e, também, nos alimentos que ingerimos. A seguir estão listados alguns micro-organismos patogênicos e onde há maior probabilidade de que estejam presentes. 
I - Escherichia coli 
II - Clostridium botulinum 
III - Salmonella spp 
IV - Listeria monocytogenes 
V - Staphylococcus aureus
(  ) Encontram-se presentes em variados alimentos, principalmente carne de frango crua e ovos. (  ) Bactéria muitas vezes presente nas mucosas de quem manipula os alimentos. 
(  ) Bactéria resistente ao frio e presente, principalmente, em vegetais. 
(  ) Encontrado principalmente em conservas caseiras com pH elevado. 
(  ) Encontrada principalmente nos seres humanos e sua contaminação se dá através das fezes. Relacione as opções acima, respectivamente e marque a opção correta:
		
	
	III - IV - II - I - V
	 
	III - V - IV - II - I
	
	IV - V - III - II - I
	
	II - I - VI - III - V
	
	IV - III - V - I - II
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201401463095)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Entre os parâmetros citados a seguir, quais os que são considerados intrínsecos envolvidos no crescimento de microorganismos:
		
	
	O oxigênio, a presença de gases nos alimentos, os constituintes antimicrobianos dos alimentos, o pH dos alimentos, a estrutura biológica dos alimentos e a microbiota dos alimentos.
	
	O pH, a acidez dos alimentos, a temperatura, a estrutura biológica dos alimentos, a umidade relativa do ambiente.
	
	A atividade de água, os nutrientes dos alimentos, os constituintes antimicrobianos dos alimentos, a umidade relativa do ar, a estrutura biológica dos alimentos.
	
	A atividade de água, a temperatura do ambiente onde o alimento se encontra, os constituintes antimicrobianos dos alimentos, o pH dos alimentos, a estrutura biológica dos alimentos.
	 
	A atividade de água , os nutrientes dos alimentos, os constituintes antimicrobianos dos alimentos, o pH dos alimentos, a estrutura biológica dos alimentos e a microbiota dos alimentos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402457503)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(AOCP) Assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco de palavras à(s) letra(s) do segundo bloco. 1. Cólera 2. Bactéria Shigella 3. Vírus da hepatite A 4. Botulismo 5. Micotoxinas de fungos A. Contamina-se o alimento por maus hábitos de higiene e se, em seguida, não for completamente cozido. Multiplica-se em alimentos com temperatura ambiente, encontram-se no leite e derivados, aves e salada de batatas. B. Provenientes de águas contaminadas com esgoto sanitário. Fontes: aves, carnes, leite não pasteurizado, peixes e crustáceos. C. Principais fontes: crustáceos provenientes de águas contaminadas e, alimentos que foram muito manuseados durante a preparação ou ingeridos crus (vegetais). D. Produzidas em alimentos com alto teor de água. Principais fontes: feijões, grãos armazenados em locais úmidos. E. Produzem somente toxina em meio anaeróbico e com acidez baixa. Os tipos A, B e F podem resultar do processamento inadequado de alimentos em conserva com acidez baixa, tais como cogumelos, espinafre, azeitona e palmito e carne.
		
	
	1C ¿ 2E ¿ 3D ¿ 4A ¿ 5B.
	
	1E ¿ 2D ¿ 3C ¿ 4B ¿ 5A
	
	1D ¿ 2E ¿ 3A ¿ 4B ¿ 5C.
	
	1A ¿ 2B ¿ 3C ¿ 4D ¿ 5E.
	 
	1B ¿ 2A ¿ 3C ¿ 4E ¿ 5D.

Continue navegando