Buscar

Doencas Cardiovasculares de Interesse Odontologico

Prévia do material em texto

DOENCAS CARDIVASCULARES DE INTERESSE ODONTOLOGICO
Hipertensao
Doencas cardiacas isquemicas (angina e infarto)
Insuficiência cardíaca congestiva
VALORES SECRETADOS PELA MEDULA ADRENAL
	
	Adrenalina (Ug/Min)
	Noradrenalina
	Adulto normal
	7
	1,5
	Adulto estressado
	280
	56
	Um tubete com epinefrina 1: 50000
	<1*
	
POSSU USAR EPINEFRINA EM PACIENTES COM ALTERACOES CARDIOVASCULARES?
Concentração máxima de epinefrina que pode ser administrada com segurança em pacientes com doença cardiovascular controlada
0,04mg por sessão de atendimento.
Cuidados redobrados para técnicas anestésicas, por causa de injeção intravascular, por que se for no vaso, 1 tubete de anestesia pode fazer um malzao para o paciente
	CLASSIFICACAO DA HIPERTENSAO
	PRESSAO ARTERIAL SISTOLICA
	PRESSAO ARTERIAL DIASTOLICA
	Ótima
	<120
	<80
	Pre- hipertensão
	<130- 139
	<85-89
	Hipertensão estagio 1
	140- 159
	90-99
	Hipertensão estagio 2
	160- 179
	100-109
	H estagio 3/ crise hipertensiva
	>180
	>110
O paciente em crise hipertensiva ou em estagio 3, já vai ser considerado uma emergência medica. Isso significa que esse paciente esta em risco eminente de morte. Frente esse paciente, sabendo de farmacologia podemos utilizar métodos farmacológicos para melhorar esse paciente, porem, eu a gente não faz o tratamento hipertensivo, soh usa fármacos para manter a vida do paciente, muitos autores são contra, mas tudo necessário para salvar a vida do paciente pode ser feito
Um paciente chegou para fazer uma extração, e por medo, ele chegou com a pressão 180/110, ele pede um captopril para fazer a cirurgia, neste caso não podemos receitar o remédio, apenas se correr risco de morte esse paciente temos que encaminhar para um medico ( ligar para o SAMU vir buscar o paciente,, pois se liberar o paciente sem acompanhamento, e ele passar mal em algum lugar, a responsabilidade cai sobre o CD)
De maneira geral, tratamentos eletivos, a gente pode fazer ate o estagio 1 de hipertensão. Então paciente chega no consultório com 158 por 95, e vai fazer uma extração de dente eletiva, ele pode fazer essa extração, desde que se limite o estresse e limite a utilização de anestesia com vaso constritor. A cirurgia deve ser rápida, o menos cruenta possível.
Em urgência, URGENCIA, até o estágio 2 a gente ainda pode atender no consultório, controlando a ansiedade e controlando o uso de vaso constritor.
Paciente em estagio 2, tem que ir para o hospital, para tomar algum medicamento com o objetivo de diminuir pelo menos um pouco essa pressão, para que se possa realizar algum procedimento. Consideramos esse paciente como um ASA IV.
TRATAMENTO ODONTOLOGICO AO HIPERTENSO
Intervenções cirúrgicas invasivas não devem ser realizadas no consultório em pacientes com estagio 2 de hipertensão
Obs: em pacientes com hipertensão não controlada a cirurgia dental pode ser acompanhada de sangramento abundante
Urgência odontológica: apenas se a pressão estiver abaixo de 180/110
Acima de 180?110: procedimentos odontológicos contra indicados
Sintomático (cefaleia, alterações visual, sangramento nasal ou gengival espontâneo, dificuldade respiratória
Emergência medica !!! (SAMU)
Muitos pacientes têm sua PA reduzida após a simples anestesia local.
A pressão arterial pode ser de fato uma bomba relógio.
O uso de vasoconstritor não eh contraindicado, desde que a gente use em pouco volume
Lidocaína 2% c/ epinefrina (1:100.000 ou 1:200.000)
Pequenos volumes
Aspiração previa
Volume máximo: 2 tubetes (1:100.000 ou 4 de 1:200.000)
Procedimentos que não exigem hemostasia (3 tubetes máximos)
Prilocaina 3% c/ felipressina (0,03UI) ou mepivacaina 3% s/ vaso
Diabéticos, gestantes entram tudo nessa mesma ordem
Prescrição medicamentosa: evitar AINEs
HIPOTENSAO ORTOSTATIC
	Você ta la na academia, bombando, fazendo leg press, com 300kg, dae vc termina de fazer o exercício e levanta duma vez, vai ficar tonto. Isso porque o sangue estava todo no musculo, então vai faltar sangue no cérebro, e voce tende a ficar com a vista preta.
	Para evitar, quando estiver atendendo um paciente hipertenso, você senta o paciente na cadeira um pouco antes de pedir para ele levantar.
DOENCAS CARDIACAS ISQUEMICAS OU DENCA ARTERIAL CORONARIAS (DAC)
	
O coração, apesar de bombear sangue par ao corpo todo, o musculo cardíaco, por ter essa função tao importante, não eh tao irrigado assim, o sangue que irriga ele são as artérias e veias coronárias, e não o sangue dentro dele
Quando você tem obstrução das artérias ou veias coronárias, você tem um infarto cardíaco, que eh quando você impede a chegada de sangue no tecido.
Essa doença tem um fator muito importante, que eh o acumulo de placa de gordura dentro das veias e artérias (ateroma), que se acumula da própria circulação. Quando você come comida gordurosa, ela eh absorvida, passada pelo fígado, se transforma em colesterol e depois vira um rolao todo la que não tem importância de eu fala. Ela se acumula nas paredes dos vasos, podendo, desde não causar nada, ou diminuir a luz do vaso, como também pode acumular na parede do vaso e obliterar a parede do vaso, fazendo com que ele tenha a menor capacidade de circular sangue, ela pode endurecer o vaso, impedindo sua vasodilatação, ou ainda pode formar trombos, que sera visto como corpo estranho, dae quando o sangue passa e não encontra endotélio ( gordura) a tendência do nosso sangue eh fazer uma reação hemostática local (agregação de plaqueta e formação de tampão de plaquetario ) quando isso se forma eh chamado de embolo, esse embolo pode obliterar esse vaso, se fechar essa artéria no coração, dae faz um enfarto cardíaco, se fo a artéria que vai pro pulmão, vai causar uma embolia pulmonar, e se for no cérebro, vai ter um acidente vascular cerebral.
Essa doença eh praticamente sempre causada por placas de gordura, e acontece duma hora pra outra (o sinal), porem, antes disso o paciente apresenta sinais e sintomas da doença cardíaca sistêmica que eh a angina.
Aquela dor que a gente tem quando ta correndo, perto da barriga, que a gente fala que o baco esta doendo, também conhecida como dor de viado, kk, não eh a dor de viado ou de baco, mais eh a angina, eh o coração pedindo um tempo pra dar uma acalmada, essa eh a dor que o paciente pre infartado esta.
Essa dor no peito, que eh o sintoma mais clássico da doencia cardíaca isquêmica, vai para o braço esquerdo, tórax e em alguns casos ela eh irradiada, indefinida, difusa e pode dar dor cervical, mandibular e dor na ATM.
Etiologia
Obstrução gradual das artérias coronárias (ateroma)
Quando transitória
Angina de peito (estável e instável)
Necrose de parte do coração: infarto do miocárdio 
Paciente que tem angina ou risco para DAC, o tratamento básico eh:
 tomar medicamentos que impedem a agregação de gordura nas artérias (estatinas) 
alteração de dieta
para diminuir o deposito de gordura nas artérias
utilização de medicamentos para diminuir a formação do coagulo dentro do ateroma, por isso muitas vezes o paciente toma a aspirina
colocação de stend na artéria que pode ter calcificação.
Cirurgia de revascularização
Ponte safena
Tratamento medico
Medicamentos vasodilatadores (isordil)
Stands
Cirurgias de revascularização (ponte safena, ponte mamaria)
Antiagregantes plaquetarios e anticoagulantes
Tratamento odontológico para doença cardíaca isquêmica
Controle adequado de dor e ansiedade
Esse cara se ficar nervoso vai liberar 280 Ug de adrenalina por minuto, e isso vai dar problema
Se você injetar meio tubete na veia, ele vai ter problema serio
Restrição de vasoconstritores e evitar AINEs
Pode usar, mais no jeito correto
O anti-inflamatório age com o anti-hipertensivo e com, a varfaria, deslocando a proteína que a varfarina está ligada, pode dar hemorragia
Monitoração da pressão arterial
Avaliar a pressão antes da cirurgia, depois da anestesia, e acompanhando o tempo todo para ir reaferindo a pressão durante o atendimento.
4- 6 semanas pos- infarto eh o período mias criticoPor que, como teve necrose, tem que esperar a vascularização voltar ao normal.
Pode ter endoarterite, que eh a artéria ficar inflamada ou infeccionada.
Se puder evitar atender o paciente nesse primeiro mês pos infarto, eh interessante, ainda mais por que nesse mês esta sendo ajustada as doses dos medicamentos controlados do paciente.
Mais eu disse evitar e não , não atender.
Contato medico
Tempo de recuperação e o risco de cada paciente varia de situação para situação
Profilaxia vasodilatadora (quando em uso desses medicamentos)
Profilaxia antibiótica para endoarterite (primeiros 30 dias após a colocação do stents)
Depois que passou o primeiro mês, não precisa mais da profilaxia antibiótica
Uso de antiagregantes plaquetarios e anticoagulantes podem trazer o risco de hemorragia 
Então, esses cuidados com esse tipo de pacientes são importantes.
INSUFICIENCIA CARDIACA CONGESTIVA	
DEFINICAO: Redução na capidade de ejecao do coração
Etiologia: hipertensão persistente, doenças valvares, doenças cardíacas isquêmicas, doença de chagas etc.
A hipertensão persistente vai causar uma hipertrofia do ventrículo esquerdo, que causa a dificuldade do coração em bombear o sangue
As doenças de válvulas (relacionadas a endocardite bacteriana são as principais ) se essa válvula não fecha direito na hora que o coração contrai, e o sangue arterial e venoso se misturam, o coração perde forca, e causa a insuficiência cardíaca.
Sinais e sintomas: dispneia, distensão das grandes veias do pescoço, edema de quadril e pés, limitação de atividades físicas
As veias do pescoço distendem por que o coração não consegue bombear o sangue para os tecidos, então vai se acumular no leito vascular, causando essa distensão
Edema de quadril e pés acontece por que falta retorno venoso, então começa a acumular sangue, principalmente nas extremidades.
Cuidados odontológicos:
ICC estáveis ou instáveis
Estável: eh aquela que eh tratada, e normalmente o grupo de medicamentos são os cardiotônicos ( digoccina), medicamento de baixo nível terapêutico que aumenta o nível de contrações
Instável: ela acontece principalmente em pacientes recém infartados, no qual o paciente tem limitação, principalmente por causa de coágulos no coração, além da angina, ela também atrapalha a capacidade de bombeamento do coração.
Avaliação medica previa (fatores complicadores- doenças valvares, infarto, hipertensão
Cadeira em posição semi- inclinada (dificuldade respiratória)
Quando a gente trabalha em posição supina, o paciente vai ter dificuldade respiratória, isso por causa da dificuldade pulmonar, por causa da dispneia.... quando o paciente fica deitado por muito tempo, ele vai ter dificuldade respiratória
Possibilidade de alteração na distribuição, metabolização e excreção de medicamentos
Isso eh muito importante, as vezes quando tem problema na distribuição de sangue, também temos problemas com a distribuição do medicamento pelo o organismo.... por que imagina, você toma um remédio sabendo que uma certa quantia de sangue passa pelo coração para os tecidos por minutos, os remédios são preparados para isso, mais dae quando o cara tem essa insuficiencia, o sangue vai passar mais demoradamente pelo coração, vai passar menos sanguem por minuto, então, dose que são consideradas terapêuticas para pacientes normais, podem causar superdosagem nesse tipo de paciente.
A insuficiência cardíaca congestiva eh um paciente que já apresenta outras doenças de base, ele não eh assim, eu tenho insuficiência e ponto... NAAAO, ele eh um paciente no caso, infartado, e esse infarto gerou a insuficiência cardíaca congestiva
Se o coração perder a capacidade, entre aspas, de bombeamento, começa a ter acumulo de sangue em tecidos que não deveriam ter acumulo d sangue. Então esse sangue que era pra ser distribuído com forca, distribuído pelos tecidos, ele não consegue chegar nas regiões periféricas, e o sangue vai ficar muitas vezes preso num tecido.
Obs: ver na net por que o coração hipertrofiado não eh bom...
ARRITIMIAS CARDIACAS
Definição: alteração no ritmo cardíaco
Atinge grande parcela da população, podendo ter implicações clinicas variadas (avaliação medica indispensável)
Sinais e sintomas: palpitações, fadiga, sincope e até parada cardíaca
Tratamento: medicamentoso (bloqueadores de canais de cálcio que estão relacionados a condução do impulso nervoso, então eles tentam modular a condução do nódulo sinoatrial, mais esses medicamentos podem gerar quadros de hiperplasia gengival), cirurgia e instalação de desfibrilador e marca-passo
As arritmias podem ser bem simples, que nem precisam de tratamentos (grande parte da população tem) que nem geram implicações maiores; mais as arritmias têm implicações clinicas bem variadas, e o paciente pode ter sinais e sintomas variados também, alguns tipos, levam os pacientes até ao desmaio
Cuidados odontológicos
Indagar o paciente quanto as suas atividades diárias se não houver limitações seguir o mesmo cuidado do paciente portador de ICC ou DAC
Ou seja, se tem arritmia, perguntar se já tomou anestesia, se já fez vários outros procedimentos, pode fazer o tratamento numa boa.
Evite epinefrina: bloqueio atrioventricular, arritmias severas, arritmias assintomáticas e supraventricular
Evitar principalmente em casos de arritmias mais graves, é uma das principais contraindicações da epinefrina, pois ela age em beta 1 que aumenta forca e velocidade de contração.
Portadores de marca passo: bisturi elétrico, localizador apical e estimulador elétrico transcutaneo não recomendado (ultrassom pode ser usado)
Bradicardia sinusal com FC < 40 bpm: Emergência medica (SAMU)
Taquicardia sinusal com > (aumento) FC com ritmo irregular não faça nada (aguarde melhora, caso necessário, chame o serviço de emergência)
Uma normal eh 80, ateh 100 da pra considerar, mais se tiver a cima de 100, com ritmo irregular, a gente não faz nada, nada, nada... 
Taquicardia sinusal com > FC com ritmo regular. Se perdurar acima de 2- 3 min: estimulo vagal.
O nervo vago ele faz o estimulo parassimpático, para fazer ess estimulo, a gente estimula o nervo vago estimulando a artéria carótida, pedindo para o paciente tomar agua bem gelada, ou fazer o paciente vomitar.
DOENCAS VALVARES
Coração possui 4 valvas: aórtica, pulmonar e duas atrioventriculares (direita e esquerda)
Etiologia: distúrbios congênitos e adquiridos
Todas as válvas podem apresentar anormalidades, principalmente a estenose (incapacidade de se abrir totalmente) e a insuficiência ou regurgitação (incapacidade de se fechar totalmente)
Implicações clinicas: insuficiência cardíaca, sincope (< súbita do fluxo sanguíneo cerebral) e risco de endocardite baquiteriana.
Se uma das valvas não abrir totalmente, vai sobrar sangue no átrio, e se ela não fechar totalmente, na hora que o ventrículo comprimir, vai vazar sangue
Quando começa a ter algum problema na válvula, começa a formar um turbilhão de sangue naquela região, vai virar um ‘’’jato de sangue’’ que vai lesionar o endotélio, isso vai fazer uma agregação plaquetaria, formação de coagulo e começa a sequencia, por isso que pode ter endocardite, atigamente a bactéria não conseguia ficar, agora tem esse coagulo formado onde a bactéria pode colonizar.
ENDOCARDITE BACTERIANA
Eh uma infecção seria das válvulas cardíacas ou das superfícies do coração, que pode inclusive levar o paciente a morte
MANIFESTACOES CLINICAS
O período médio de incubação é de 5 a 7 dias
Sinais e sintomas aparecem em média depois de 2 semanas: febre baixa, sopro cardíaco, dores nas articulações, fadiga, sudorese e perda de peso.
INDICACOES DE PROFILAIA ANTIBIOTICA- ENDOCARDITE
	CONDICOES DE ALTO RISCO
	
	Válvulas cardíacas protéticas
	condutos pulmonares sistêmicos construídos cirurgicamente
	Endocardite bacteriana previa
	Doencas cardíacas congênitas cianóticas complexas
	CONDICOES DE RISCOS MODERADO
	
	Maioria das malformações cardíacas congênitas
	Cardiomiopatia hipertrófica
	Disfunção valvar adquirida
	Prolapso de valva mitralcom regurgitação valvar e/ ou espessamento dos folhetos valvares
PROTOCOLOS PARA CONTROLE DA INFECCAO EM ODONTOLOGICA
	Protocolo padrão
	Amoxicilina
	Alergicos a penicilina
	Adultos- 2g
Crianças- 50 mg/ kg
Via oral, 1h antes do procedimento
	Clindamicina 
	
	Adultos- 600mg
Crianças- 20 mg/ kg
Via oral, 1h antes do procedimento
Ou azitromicina ou claritromicina

Continue navegando