Buscar

caso concreto 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto 4
O que caracterizou o poder moderador no âmbito do primeiro império foi a centralização monárquica do poder, onde que os demais poderes ficavam subordinados a monarquia.
Ministra Carmem Lúcia: O Poder judiciário precisa ser um poder suficiente forte para enfrentar as pressões de toda ordem.
Crítica: poder judiciário como uma judicialização.
Conclusão:
Hoje em dia vivemos em uma sociedade com o sistema político extremamente desacreditado e fragmentado. Dificuldade nos executivos de executar, nos legislativos de legislar, os judiciário tornando desaguadouro dos conflitos sociais e políticos. Passamos de uma democracia para uma “juristocracia”. O judiciário tornou-se um super ego de uma sociedade complexa, caótica, uma sociedade carente, uma sociedade que não se entende mais, uma sociedade em crise, crise econômica, penal, política, uma crise geral. A sociedade que só enxerga problema e não enxergam soluções. A judicialização da política é um fenômeno de transferência de autoridade ou capacidade de tomada de decisão dos domínios da política para a justiça e que desfavorece a atuação civil e popular na condução da democracia representativa, limitada pelo poder do STF. Ao indicar os problemas da atuação do judiciário na realização de julgamentos de caráter político, acaba fomentando uma judicialização, por esse fato torna-se uma corte não mais extraordinária e passa a ser uma corte como um poder “moderador” banalizando a relação entre os 3 poderes.

Outros materiais