Buscar

RESUMO AQUÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HIDROSTATICA: estuda fluidos da agua em repouso
HIDRODINAMICA: estuda fluidos da agua em movimento
O Principio de Arquimedes afirma que quando o corpo é submerso em um liquido ele sofre uma força de flutuabilidade igual ao peso liquido que se desloca.
DC MENOR DF: FLUTUAÇÃO
DC = DF: EQUILIBRIO
DC MAIOR DF: AFUNDA
FLUTUABILIDADE: quando um corpo está completo ou parcialmente imerso no liquido em repouso sofre uma força para cima igual do peso liquido que se desloca EMPUXO.
EFEITOS EMPUXO: auxilia na postura ortostática; resistência ou assistência ao movimento; ADM; resistência muscular.
REDUÇÃO SUPORTE: é muito importante pois pode-se iniciar a reeducação da marcha na piscina com agua em diferentes profundidades.
BENEFICIOS DA REDUÇÃO SUPORTE: ↓da pressão intra articular; auxilio da postura ortostática; facilitação do movimento articular; facilitação do manuseio do paciente em varias posições; 
METACENTRO: um corpo submerso na agua esta sujeito a duas forças opostas: gravidade e flutuabilidade. Se essas duas forças são igual ou opostas o corpo permanece em equilíbrio. Se essas duas forças forem desiguais ou desalinhadas ocorrem movimentos rotacionais até que as duas forças se equilibrem.
 Gravidade age para baixo; Flutuabilidade age para cima
FLUXO LAMINAR: quando as moléculas se movem continuamente paralelas entre si com todas as camadas movendo-se na mesma velocidade. MOVIMENTO LENTO.
FLUXO TURBULENTO: quando a agua se move rapidamente cria um fluxo irregular e caminhos paralelos são desviados do alinhamento. MOVIMENTO RAPIDO.
ARRASTO: os efeitos cumulativos de turbulência e viscosidade do fluido em ação sobre um objeto em movimento.
VISCOSIDADE: é o atrito entre as moléculas de um liquido que causa uma resistência a um corpo em movimento.
IMPORTANCIA: provoca resistência em exercícios ativos; 
PRESSAO HIDROSTATICA: é pressão exercida sobre objetos em emersão.
A LEI PASCAL estabelece que a pressão do fluido é exercida igual sobre todas as áreas do corpo imerso a uma dada profundidade.
IMPORTANCIA DA PRESSÃO HIDROSTATICA: redução do edema; analgesia
AGUA AQUECIDA: analgesia; redução da dor; relaxamento muscular; melhora do tônus muscular; diminuição da pressão sanguínea; aumento da frequência respiratória; melhora retorno venoso; aumento do metabolismo muscular.
TEMPERATURA DA AGUA: vai depender de dois fatores – objetivos de tratamento e condições do paciente.
22 a 26⁰C: aeróbico intenso 80% da frequência cardíaca máxima.
26 a 33⁰C: flexibilidade; fortalecimento; treinamento da marcha; relaxamento
26 a 28⁰C: condicionamento aeróbico (treinamento cardiovascular) aumenta o volume sistólico; diminui a frequência cardiaca
33⁰C: lesões muscoesqueleticas agudas; relaxamento; aumento de limiar da dor; diminuição do espasmo muscular.
EFEITOS TERAPEUTICOS:
-SISTEMA CARDIOVASCULAR: ↓pressão sanguínea; ↓frequencia cardíaca; melhora circulação periférica; melhora retorno venoso.
-SISTEMA PULMONAR: melhora a musculatura respiratoria
-SISTEMA ENDOCRINO E RENAL: ↑diurese; ↑natriurese; ↑potassiurese
-SISTEMA MUSCULOESQUELETICO: relaxamento; melhora do tônus.
-SISTEMA NERVOSO CENTRAL: proprioceptivos e vestibulares.
EFEITOS TERAPEUTOS GERAIS: reduz espasmo muscular; facilita reeducação da marcha; fortalece o musculo; promove melhora na amplitude de movimento; previne deformidades; auxilia o ortostatismo; alivia tensão e estresse; proporciona sensação de prazer; ↓ ansiedade; estimula autoestima
INDICAÇÕES: neurológicos; geriátricas; ortopédicas; cardiorrespiratórias; reumatologicas.
CONTRA INDICAÇÕES: infecção; conjuntivite; micose; insuficiência respiratória grave; hipotensão arterial; hipertensão arterial grave e instável; insuficiência cardíaca sem acompanhamento medico.
BAD RAGZ – OBJETIVOS DE TRATAMENTO: redução de tônus muscular; relaxamento; ↑ADM; reeducação muscular; fortalecimento; tração/alongamento espinhal.
1. Isocineticamente (COM APARELHO): o terapeuta fornece fixação enquanto o paciente move-se através da água seja em direção a, afastando-se de, ou em torno do terapeuta. - O paciente determina a resistência encontrada ajustando a velocidade de movimento através da água.
2. Isotonicamente (COM MOVIMENTO ARTICULAR): O terapeuta atua como um ponto de fixação “móvel”. Por exemplo, o paciente pode ser empurrado ou oscilado na direção do seu movimento ativo  aumento de resistência ou O movimento pode ser auxiliado por um terapeuta empurrando na direção oposto ao movimento pretendido pelo paciente.
3. Isometricamente (SEM MOVIMENTO ARTICULAR): o paciente mantém uma posição fixa enquanto está sendo empurrado através da água pelo terapeuta. -Essa ação promove contrações estabilizadoras.
-Paciente usa flutuador em anel de pescoço (cervical) e um grande anel corporal ou colete salva- vidas na região pélvica (L5-S2)
-Evitar hiperextensão coluna vertebral mãos do terapeuta ajudam a suportar a região lombar do paciente
-Sessões iniciais de 5 a 15 minutos -Progressão das sessões: máximo de 30 minutos (exigem máxima contração e esforço do paciente)
-Técnicas de relaxamento podem ser introduzidas para diminuir a hipertonicidade (atividades que aumentam a espasticidade em pacientes neurológicos devem ser evitadas)
PROGRESSÃO DOS EXERCÍCIOS: Quanto mais rápido o movimento maior a resistência. Mudança de resistências manuais no paciente de mais proximais para mais distais; Alteração da direção do movimento; Aumento da velocidade do movimento
INDICAÇÕES: Condições ortopédicas e reumatologias; Transtornos neurológicos; Síndromes dolorosas de coluna vertebral; Pós-parto; Mastectomia e cirurgias cardíacas
CONTRA-INDICAÇÕES: .Evitar fadiga excessiva; Problemas vestibulares; Cuidado com pacientes em condições patológicas agudas de coluna vertebral - hiperalongamento e lesão articular

Outros materiais