Buscar

PSICOLOGIA GERAL I - AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA GERAL I
	
	
	
	
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201301214478)
	4a sem.: PSICOLOGIA GERAL
	
	Discorra sobre as mudanças introduzidas na família a partir da Constituição de 1988: 
		
	
	
Gabarito: Com o advento da Constituição de 1988, passou a ser reconhecida, não somente com base na identidade instituída pelo matrimônio. Assim, além da família oriunda do casamento, passou-se a admitir a união estável como entidade familiar e a família monoparental, aquela formada por qualquer um dos pais e seus descendentes (Barbosa, 2001 e Fachin, 1999). A Constituição Federal de 1988 descreve em seu artigo 226: ¿§3º Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento¿. ¿§4º Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes¿. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301214491)
	7a sem.: PSICOLOGIA GERAL
	
	Qual é o principal objetivo do Programa de Famílias Acolhedoras? 
		
	
Resposta: OS PROGRAMAS DAS FAMÍLIAS ACOLHEDORAS ENFATIZAM A PROVISIOREIDADE DO AFASTAMENTO DA CRIANÇA E O ADOLESCENTE E SUA REITEGRAÇÃO NA FAMÍLIA DE ORIGEM.
	
Gabarito: Os programas de famílias acolhedoras enfatizam a provisoriedade do afastamento da criança e do adolescente e a sua reintegração à família de origem. 
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301214457)
	1a sem.: PSICOLOGIA GERAL
	
	As três mais importantes tendências teóricas da Psicologia neste século são consideradas por inúmeros autores, como Politzer e Japiassu como sendo: 
		
	
	Fenomenologia, Gestalt e Psicanálise.
	
	Gestalt, Behaviorismo e Estruturalismo. 
	
	Psicanálise, Hermenutica e Behaviorismo.
	
	Behaviorismo , Gestalt e Psicanálise.
	
	Estruturalismo, Hermentutica e Gestalt.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301214471)
	2a sem.: PSICOLOGIA GERAL
	
	O que está na base dos preconceitos¿
		
	
	As visões mediatas.
	
	As reflexões. 
	
	Os estereótipos.
	
	As atutiturdes.
	
	As imaginações.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301214464)
	3a sem.: PSICOLOGIA GERAL
	
	Os gestaltistas também tomam o comportamento por objeto de estudo, contudo para eles o comportamento deve ser estudado nos seus aspectos mais :
		
	
	Globais.
	
	Isolados.
	
	Específicos. 
	
	Gerais.
	
	Individuais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201301214473)
	4a sem.: PSICOLOGIA GERAL
	
	O ordenamento jurídico civil, de 1916, apresentava em seus artigos questões que preconizavam a relação de gênero em opressão ao feminino. Dentre as idéia expressas naquela lei podemos destacar o favorecimento do comportamento masculino em detrimento do feminino. Sobre a relação de gênero, pode-se afirmar que: I. A mulher independentemente da autorização do marido realizava as compras necessárias às economias domésticas. II. A mulher obtinha empréstimo com facilidade. III. A mulher para realizar atividades concernentes à indústria ou profissão somente com autorização do marido ou suprimento do juiz. IV. Considerava-se a mulher sempre autorizada pelo marido. V. A estrutura de gênero não delimita o poder entre os sexos. Considerando sua análise, responda: A(s) resposta (s) correta (s) são/é: 
		
	
	II, III e V.
	
	III .
	
	I e II. 
	
	II e IV. 
	
	II e III.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201301214482)
	5a sem.: PSICOLOGIA GERAL
	
	Com o advento da nova Constituição de 1988 foi possível acirrar a demanda pelos direitos da criança e do adolescente. A Constituição Federal, em seu artigo 227, afirma que será ¿com absoluta prioridade¿ que deverá assegurar os direitos às crianças e aos adolescentes. O novo ordenamento jurídico trazia em seu conteúdo a extinção do estigma que era preconizado, pelo Código de Menores, através da noção: 
		
	
	Educação e abrigamento. 
	
	Acolhimento e pobreza. 
	
	Infância e juventude. 
	
	Cidadania e pobreza. 
	
	Pobreza e delinqüência. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201301214486)
	6a sem.: PSICOLOGIA GERAL
	
	Enquanto as crianças e os adolescentes tiverem que permanecer nos abrigos, a legislação indica que outros esforços devem ser feitos no sentido de propiciar o direito à convivência familiar e comunitária para esta população através por meio da: ( )Guarda. ( )Colocação em família substituta por meio da guarda ( )Vivência em abrigos mais semelhantes a uma residência. A alternativa que corresponde a sequência CORRETA é: 
		
	
	F- F- V
	
	F - V ¿F 
	
	V- V- V
	
	V- F- V
	
	V- V- F
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201301248439)
	sem. N/A: Criança e adolescente em situação de rua
	
	Entendemos que todo cidadão tem o direito de se desenvolver plenamente, e que uma sociedade mais humana deveria proporcionar este direito aos seus cidadãos. No entanto, é necessário pensar, ainda, em como manter a vivência familiar e comunitária quando se fala de crianças e adolescentes e que o afastamento é inevitável, devendo, para tanto, as entidades que desenvolvem programas de abrigo se adequar aos princípios relacionados no Art.92,ECA, uma vez que:
		
	
	abrigo é uma medida provisória e excepcional, utilizável como forma de transição para a colocação em família substituta 
	
	é necessário maior esforço do poder público, tanto na repressão, quanto nas campanhas de conscientização da sociedade para a intensidade da questão 
	
	deve-se levar em conta os riscos inerentes à própria criança ou adolescente, a sua personalidade e seu comportamento podem torná-los mais vulneráveis ainda a outras situações
	
	deve-se seguir considerando essas crianças e adolescentes apenas vítimas e passivos beneficiários de medidas que se proponham a ajudá-los 
	
	sendo aceitável a permanência indefinida de crianças e adolescentes nas instituições sem qualquer perspectiva do efetivo exercício de seu direito fundamental à convivência familiar
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201301248447)
	sem. N/A: VIOLENCIA
	
	Não é raro, na assistência ao parto em maternidades públicas, casos que têm sido apontados como uma violência a que frequentemente são submetidas as parturientes com intervenções e procedimentos muitas vezes desnecessários. Alertar para este tipo de violência, é muito importante, pois as pessoas estão especialmente vulneráveis aos seus efeitos e em especial este tipo que se caracteriza com sendo: 
		
	
	violência física
	
	violência institucional
	
	violência moral 
	
	violência verbal
	
	violência sexual

Continue navegando