Buscar

Antropologia Cultural - AVALIAÇÃO PARCIAL 3

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		 
	
	
	
	 
	 
	
		
		
	  ANTROPOLOGIA CULTURAL
	Avaiação Parcial: V.3 
	  
	Aluno(a): FERNANDA MONTEIRO
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 10/10/2016 23:41:51 (Finalizada)
	 1a Questão (Ref.: 201601597287)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A palavra Antropologia, origina-se etimologicamente da junção de dois diferentes vocábulos. Marque a opção onde estão assinalados a origem desses dois vocábulos e o significado da palavra:
		
	
	De origem européia anthropos e logia, e significa ¿o estudo do homem¿ 
	
	De origem grega, anthropos e logia, e significa ¿o estudo das sociedades humanas¿
	
	De origem grega anthropos e logia, e significa ¿o estudo das sociedades humanas¿ 
	
	De origem latina anthropos e logia, e significa ¿o estudo do homem¿ 
	
	De origem grega, anthropos e logia, e significa ¿o estudo do homem¿ 
		
	 2a Questão (Ref.: 201601597312)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Uma das principais vertentes da Antropologia procura entender o ser humano como um organismo biológico dotado de capacidade simbólica num contexto sócio-cultural. No caso, estamos nos referindo a qual área da Antropologia. 
		
	
	Antropologia Econômica 
	
	Antropologia Biológica 
	
	Arqueologia 
	
	Zootecnia
	
	Linguística 
	 3a Questão (Ref.: 201601597334)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	A separação entre as ciências naturais as ciências sociais é unanimidade quando se fala em Ciência. A natureza de cada uma é distinta e suas características marcam essa distinção. No tocante às particularidades das ciências naturais e das ciências sociais, podemos afirmar que simplicidade, sincronia e repetitividade, são características. 
		
	
	Das Ciências Naturais 
	
	De ambas as Ciências 
	
	Das Ciências Exatas 
	
	De nenhuma dessas duas Ciências
	
	Das Ciências Humanas 
	 4a Questão (Ref.: 201601699687)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Qual são as principais dificuldades encontradas pelas Ciências Sociais? 
		
	
	Entender como regulada por regras ou leis de origem natural e com validade universal
	
	Possuir a natureza como objeto de investigação com precisão e objetividade 
	
	Conseguir isolar as causas e as motivações exclusivas de um fenômeno 
	
	Descobrir as semelhanças entre todas as coisas vivas para estudá-las como um todo 
	
	Reproduzir as condições de controle de um fenômeno porque operam por repetição 
		
	 5a Questão (Ref.: 201602075267)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Para Roberto Da Matta, é necessário distinguir o conceito de cultura do conceito de sociedade. Assim, o primeiro passo consiste em descartar a visão eclética segundo a qual os dois fenômenos são a mesma coisa, a realidade humana, e que suas diferenças são apenas em função da posição do investigador. Essa diferenciação é fato na prática antropológica, seja ela erudita ou ingênua. Nesse sentido, é correto afirmar que:
		
	
	a cultura indica um conjunto de ações padronizadas; enquanto a sociedade expressa valores e ideologias.
	
	Pode haver cultura sem sociedade, embora não possa existir uma sociedade sem cultura.
	
	Em todo tipo de sociedade sempre haverá algum tipo de cultura.
	
	Pode haver sociedade humana sem cultura, mas não pode existir uma cultura sem sociedade.
	
	Uma se reflete na outra, uma é o espelho da outra, sempre uma pode reproduzir integralmente a outra.
	 6a Questão (Ref.: 201602178177)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	DaMatta (2000) afirma que o conceito de Sociedade foi o último a surgir no campo das Ciências Sociais e da Antropologia, pois é fácil ter-se uma perspectiva do universo humano como constituído de categorias e grupos necessariamente relacionados, todos tendo relação com todos num jogo complexo que constitui dinâmica da vida coletiva. Assim, podemos dizer que:
		
	
	o conceito de sociedade (e de social) parece prestar-se mais a uma percepção orgânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é concretamente possível estudar uma sociedade abstrata em pleno funcionamento, interligando seus domínios e segmentos.
	
	o conceito de cultura (e de cultrual) parece prestar-se mais a uma percepção mecânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente impossível estudar uma sociedade concreta em pleno funcionamento, sem buscar interligar seus domínios e segmentos.
	
	o conceito de sociedade (e de social) parece prestar-se mais a uma percepção mecânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente impossível estudar uma sociedade concreta em pleno funcionamento, sem buscar interligar seus domínios e segmentos.
	
	o conceito de cultura (e de cultural) parece prestar-se mais a uma percepção mecânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente possível estudar uma sociedade abstrata em pleno funcionamento, buscando interligar seus domínios e segmentos.
	
	o conceito de sociedade (e de social) parece prestar-se mais a uma percepção orgânica do mundo humano, pois ele põe claramente problemas de inter-relação entre grupos, segmentos pessoas, papéis sociais, etc., já que é virtualmente impossível estudar uma sociedade concreta em pleno funcionamento, sem buscar interligar seus domínios e segmentos.
		
	 7a Questão (Ref.: 201601719347)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Se você estivesse numa biblioteca e seu colega te pedisse uma dica de um livro que fosse de um texto de um autor evolucionista. Qual dos livros escolheria?
		
	
	MORGAN, Lewis Henry 1877 [2005]. "A Sociedade Antiga". Em: Celso Castro (org.) Evolucionismo Cultural. Textos de Morgan, Tylor e Frazer. Jorge Zahar Editor: Rio de Janeiro.
	
	GEERTZ, Clifford 1989. "Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura". Em: A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC. 
	
	CLIFFORD, James 1998. "Sobre a autoridade etnográfica". Em: A Experiência Etnográfica. Antropologia e Literatura no Século XX. Editora URFJ: Rio de Janeiro.
	
	BOAS, Franz 1904 [1999]. "A História da Antropologia". Em: George Stocking Jr. (org) A Formação da Antropologia Americana 1883-1911: Antologia. Editora UFRJ: Rio de Janeiro. 
	
	LÉVI-STRAUSS, Claude 1952. "Raça e História". Em: Antropologia Estrutural II. Tempo Brasileiro: Rio de Janeiro. [Parte I] 
		
	 8a Questão (Ref.: 201602088687)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Existe aí [nas sociedades arcaicas] um enorme conjunto de fatos. E fatos que são muito complexos. Neles, tudo se mistura, tudo o que constitui a vida propriamente social das sociedades que precederam as nossas - até às da proto-história. Nesses fenômenos sociais 'totais', como nos propomos chamá-los, exprimem-se, de uma só vez, as mais diversas instituições: religiosas, jurídicas e morais - estas sendo políticas e familiares ao mesmo tempo ; econômicas - estas supondo formas particulares da produção e do consumo, ou melhor, do fornecimento e da distribuição ; sem contar os fenômenos estéticos em que resultam estes fatos e os fenômenos morfológicos que essas instituições manifestam. (Mauss, 2003, p. 187). A noção de fato social total foi formulada por Marcel Mauss no célebre Ensaio sobre a dádiva, publicado originalmente em 1925. Trata-se de um desdobramento da noção anterior de fato social, tal como apresentada por Émile Durkheim em sua obra de 1895. Mauss e Durkheim foram os dois maiores representantes da: 
		
	
	Escola Sociológica Francesa 
	
	Escola Antropológica Interpretativa 
	
	Escola Antropológica Totalista 
	
	Escola Estruturalista 
	
	EscolaSociológica Pós-moderna 
	 9a Questão (Ref.: 201602184617)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Ao mencionar 'as distintas sociedades evoluiriam todas na mesma direção, passando por etapas e fases de desenvolvimento e diferenciação cultural inevitáveis e escalonadas, seguindo uma transformação que levaria do simples ao complexo, do homogêneo ao heterogêneo, do irracional ao racional'. Estamos pensando no 
		
	
	empirismo 
	
	marxismo 
	
	estruturalismo
	
	evolucionismo 
	
	criticismo 
	 10a Questão (Ref.: 201602184616)
	Acerto: 1,0  / 1,0 
	Na época histórica de seu aparecimento como ciência, a antropologia sofreu a influência da ideia dominante no mundo científico. Qual obra foi responsável por isso? 
		
	
	Tristes Trópicos, de Claude Levi-Strauss, em 1955. 
	
	A origem das espécies, de Charles Darwin, em 1859. 
	
	Estrutura e função na sociedade primitiva, de Radcliffe Brown, em 1952
	
	Argonautas do Pacífico Ocidental, de Bronislaw Malinowski, em 1922 
	
	Princípios de Biologia, de Herbert Spencer, em 1864. 
		
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando