Buscar

Mariana Fibras alimentares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FIBRAS ALIMENTARES – MARIANA
Definição e conceitos 
A fibra alimentar compreende geralmente as partes comestíveis dos vegetais que o nosso intestino delgado é incapaz de digerir e absorver, passando para o intestino grosso intactas. Mas as fibras não são produção exclusiva dos vegetais; também podem ser extraídas de algas marinhas ou obtidas por síntese microbiana. 
Características das Fibras Alimentares:
Quanto às principais características, pode-se dizer que as fibras, em geral, fazem parte do grupo dos polissacarídeos — que são carboidratos constituídos por uma grande quantidade de moléculas, ou então derivadas de carboidratos. A única exceção é a lignina.
Também apresentam longas cadeias; Composição heterogênea; Alto peso molecular parcial; Dissolvem-se ou dipersam-se em água; Aumentam a viscosidade das substâncias; São espessantes, isto é, capazes de conferir a um líquido uma consistência gelatinosa; Geleificantes, pois dá consistência de gel às substâncias; E, no corpo humano, apresentam resistência à hidrólise por enzimas digestivas; e Fermentáveis por bactérias dos cólons.
Utilização
Alimentação, estabilizantes de emulsões e de suspensão de partículas, controle de cristalização, inibição de sinérese, encapsulação e formação de filmes.
Tipos de fibras
A fibra alimentar é classificada de acordo com sua solubilidade, em fibra solúvel e insolúvel. 
- Fibras solúveis: são as fibras que possuem a propriedade de serem dissolvidas em água. São importantes para a redução do colesterol e diminuição dos níveis de glicose no sangue. A aveia, cevada, frutas, verduras e legumes são boas fontes de fibra solúveis.
- Fibras insolúveis: não são dissolvidas em água. Atuam no bom funcionamento intestinal, pois colaboram para a composição do bolo fecal, dos movimentos peristálticos e evacuação. Os cereais e os pães integrais são ricos em fibra insolúvel.

Continue navegando