Buscar

Caso Concreto de 1 ao 6 Ciências Sociais

Prévia do material em texto

Caso Concreto – Aula 01 
.... Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência. 
Resposta: Senso comum é o conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observações do mundo. O pensamento científico busca um estudo mais aprofundado e comprovações através de pesquisas e estudos laboratoriais. Exemplos: Touros se irritam com a cor vermelha (Foi comprovado que touros não conseguem distinguir o vermelho de outras cores) e Tomar manga com leite.
Múltipla Escolha:
Resposta: Letra E
Caso Concreto – Aula 02
Roberto da Matta, célebre antropólogo brasileiro, mostra que os fenômenos que compõem a matéria-prima das Ciências Sociais são complexos. Explique por que razão existe essa complexidade.
 Resposta: Os fenômenos que compõem a matéria-prima das Ciências Sociais são complicados e podem ocorrer em ambiente diferente, com ator diferente, mudando assim seu significado.
2- Múl ti pl a Escol ha: 
Re sposta: A) Dos aspectos culturais da sociedad e, como costu mes e crenças de diferentes grupos sociais.
Múltipla Escolha:
Resposta: A) Dos aspectos culturais da sociedade, como costumes e crenças de diferentes grupos sociais.
Caso Concreto – Aula 03 
1-A) Identifique e explique que método antropológico foi utilizado pelo autor em sua pesquisa? 
Resposta: Etnografia, que busca estudar aspectos culturais de um povo ou determinado indivíduo através da coleta de dados, ou seja, através da experiência de convívio entre o antropólogo e o objeto de estudo. 
1-B) Elabore uma análise sobre relativismo cultural a partir das observações feitas por Franz Boas. 
Resposta: Franz nos mostra através das análises feitas, que mesmo que as pessoas considerem que existam sociedades mais evoluídas que as outras, no fim todas são evoluídas a seu modo. Ele deixa bem Claro o relativismo cultural que parte do princípio que cada cultura se expressa de formas diferenciadas. Portanto conclui- se que cada ação do ser humano deve ser julgada a partir de sua cultura.
Múltipla Escolha:
Resposta: B) Expressar o processo de observação dos valores da própria cultura como se fossem únicos ou superiores.
Caso Concreto – Aula 04 
A matéria acima retrata as contradições de um fenômeno contemporâneo chamado Multiculturalismo. 
1-A) Em que consiste esse fenômeno? 
Resposta: É um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou País, com no mínimo uma predominante. 
1-B) Apresente, justificadamente, exemplos de ações na sociedade contemporânea em que se verifique a valorização da diversidade cultural. 
Resposta: A diversidade cultural e étnica muitas vezes é vista com o uma ameaça para a Identidade da nação. Em alguns lugares o multiculturalismo provoca desprezo e indiferença.
Múltipla escolha:
Resposta: E) Reconhece a existência da diversidade cultural e da pluralidade étnica no país.
Caso Concreto – Aula 05 
"Considerei a existência de Deus e decidi que há uma boa chance de que ele exista. Se ele realmente existir, deve estar trabalhando em um plano. Portanto, se devo servir a Deus, preciso descobrir o plano e fazer o melhor possível para ajudá-lo em sua execução. Como descobrir o plano? Primeiramente, procurar a raça que Deus escolheu para ser o instrumento divino da futura evolução. Inquestionavelmente, é a raça branca? Devotarei o restante de minha vida ao propósito de Deus e a ajudá-lo a tornar o mundo inglês." (Cecil Rhodes, colonizador britânico).
O texto acima evidencia uma forma de pensamento e uma visão de mundo dos europeus típica do século XIX. Indaga-se: 
Como eram vistas as sociedades não europeias com as quais os europeus entraram em contato a partir do neocolonialismo no século XIX? Justifique sua resposta. 
Resposta: Eram consideradas inferiores, irracionais ou primitivos e isso foi usado como pretexto para escravização e colonização.
Qual a forma de pensamento embasava essa visão, e que papel esse tipo de pensamento exerceu no contexto em que foi utilizado?
Resposta: Se baseava na influência dos darwinistas sociais, que defendiam a ideia de uma Superioridade "natural” dos povos europeus sobre os outros, eles levavam a "missão civilizadora" para esses países e utilizavam essa “missão” para mascarar a conquista e a dominação.
Múltipla Escolha:
Resposta: e) A antiga forma de ver o mundo não podia mais solucionar os novos problemas sociais.
Caso Concreto – Aula 06 
1-A) Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade. 
Resposta: O filósofo Francês Auguste Comte, considerado o fundador da Filosofia Positivista e “pai” da Sociologia definiu como uma física social, ciência que toma os modelos da biologia e explica a sociedade como um organismo coletivo. Desta forma, acreditava que os conhecimentos e métodos utilizados pelos cientistas naturais também eram válidos para explicar e interferir nos fenômenos sociais. 
1-B) De acordo com a Lei dos Três Estados aponte as fases pelas quais podem passar as sociedades humanas, descrevendo suas características principais. 
Resposta: Comte acreditava que a Humanidade passou por três estágios de desenvolvimento intelectual ao explicar os fenômenos do mundo, seja natural ou social: o teológico, o metafísico e o positivo. No primeiro estágio (Teológico), o universo era explicado em termos de deuses, demônios e seres mitológicos – causa para explicar a existência do fenômeno estava calcada na figura de um Deus (monoteísmo) ou deuses (politeísmo), ou outros seres transcendentais – fetichismo. No segundo estágio (Metafísico), a realidade era explicada em termos de abstrações como a essência, existência, substância e acidente. Substituição das divindades por forças abstratas. No último estágio (Positivo ou Científico), explicações somente poderiam ser baseadas em leis científicas descobertas através da experimentação, observação ou lógica da razão humana. 
Múltipla escolha: 
Resposta: e) Dinâmica social e estática social.

Continue navegando