Buscar

SIMULADOS DE TANATO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403417407)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Conceito de Morte Invertida, de acordo com os estágios do historiador Philippe Ariès, melhor se adequam: |
		
	
	À Morte do outro.
	
	À Morte Simbólica.
	
	À Morte Aparente.
	 
	À Morte negada.
	
	À morte anunciada, pública.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402697452)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em algumas sociedades primitivas, a morte era vista:
		
	
	Não como uma dissolução: o morte ficava inserido num mundo inferior ao dele
	
	Uma dissolução viabilizada em rituais de passagem
	 
	Não como uma dissolução, mas como uma passagem à comunidade dos mortos
	
	Como uma dissolução: a morte era inserida num mundo desconhecido
	
	Uma dissolução porque o morto mudava de estado físico
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402730384)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente que apresente ausência total e irreversível das funções do córtex e do tronco cerebral é considerado como apresentando:
		
	
	Morte relativa
	
	Morte clínica
	
	Morte aparente
	
	Morte absoluta
	 
	Morte cerebral
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402651552)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Analise as afirmações a seguir e assinale a correta.
		
	
	Morte real parada da atividade biológica de todas as células que ocorre em média, logo após a parada cardiorespiratória (sem possibilidade de reanimação).
	
	Morte real parada da atividade biológica de todas as células que ocorre em média, um horas após a parada cardiorespiratória (sem possibilidade de reanimação
	
	Morte real parada da atividade biológica de todas as células que ocorre em média, vinte horas após a parada cardiorespiratória (sem possibilidade de reanimação).
	 
	Morte real parada da atividade biológica de todas as células que ocorre em média, oito horas após a parada cardiorespiratória (sem possibilidade de reanimação).
	
	Morte real parada da atividade biológica de todas as células que ocorre em média, duas horas após a parada cardiorespiratória (sem possibilidade de reanimação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403192597)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Kübler-Ross: I - A barganha é o terceiro estágio pelo qual passa o paciente terminal. II - Neste estágio, o paciente almeja um prolongamento da vida, ou mais alguns dias sem dor ou males físicos. III - Neste estágio, a maioria das barganhas são feitas com Deus.
		
	 
	Todas as afirmativas são corretas
	
	Somente a afirmativa I é falsa
	
	Somente a afirmativa II é correta
	
	Somente a afirmativa III é falsa
	
	Somente a afirmativa III é correta
		
	 1a Questão (Ref.: 201403587996)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Suicídio é considerado como uma autoeliminação consciente, voluntária e intencional. Num sentido mais amplo, o suicídio inclui processos autodestrutivos inconscientes, lentos e crônicos, com base nesta informação as causas que levam uma pessoa a cometer suicídio são:
		
	
	Que as tentativas em homens são quase sempre mais graves, mais brutais e mais bem sucedidas do que em mulheres;
	
	Mudar de comportamento, atitude ou aparência, abuso de drogas e bebidas alcoólicas;
	
	Escrever sobre a morte e o suicídio, tentativa de suicídio anterior.
	
	Pôr os negócios em ordem e dar as coisas de estimação;
	 
	Desemprego, problemas no trabalho, fim de relacionamento afetivo , conflitos familiares;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402730144)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as seguintes afirmativas sobre as características presentes nas pessoas que tentam suicídio: Quando as pessoas são suicidas, seus pensamentos, sentimentos e ações são constritos. Elas pensam rígida e drasticamente. Isto quer dizer que seus desejos de viver e morrer trabalham numa gangorra, há um desejo de sair da dor de viver e um desejo de viver.
		
	
	As duas afirmativas estão corretas, mas não se complementam. A primeira se refere a característica da ambivalência no suicida e a segunda se refere a característica da impulsividade.
	
	As duas afirmativas estão corretas e a segunda explica a primeira.
	
	A primeira afirmativa está correta, mas a segunda não se refere a uma pessoa que pensa em cometer suicídio.
	
	As duas afirmativas estão corretas, e se complementam. As duas se referem à característica da rigidez no suicida.
	 
	As duas afirmativas estão corretas, mas não se complementam. A primeira se refere a característica da rigidez no suicida e a segunda se refere a característica da ambivalência.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403390314)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere a situação em que um cadáver é encontrado por seus familiares em domicílio, 4 dias após a morte. Assinale a alternativa que corresponde ao fenômeno cadavérico que já se desfez, nesse período (4 dias).
		
	
	Livores de hipóstase.
	 
	Rigidez cadavérica.
	
	Mancha verde disseminada por todo o corpo.
	
	Gases inflamáveis derivados de ação de bactérias facultativas.
	
	sangue periférico
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403293904)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entende-se por "Morte Simbólica":
		
	
	Morte Aparente.
	
	Morte Súbita.
	
	Morte Invertida.
	
	Morte Natural.
	 
	Morte de um relacionamento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402656980)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São situações que contribuem para aumentar o risco de suicídio: I) ser solteiro, viúvo ou separado II) morar sozinho ou não ter filhos III) ser religioso IV) não ter amigos
		
	
	Apenas a afirmativa IV está correta
	
	A afirmativa I é a única correta
	 
	Estão corretas as afirmativas I, II, IV
	
	Apenas a afirmativa III está correta
	
	Não há afirmativas corretas
	Na legislação brasileira, a eutanásia é vista como homicídio, com base em uma definição de óbito, qualquer que seja ela. Marque a questão que define o termo Eutánasia.
		
	
	Eutánasia: morte lenta e com muito sofrimento. Adiamento da morte do doente, tornando-a um processo lento; prolongamento da vida quando não há mais esperança. Refere-se ao paciente que na iminência de uma morte inevitável, recebe ações que prolonguem a sua vida. Nesta conduta não se prolonga a vida propriamente dita, mas o processo de morrer.
	
	No juramento de Hipócrates consta: "eu não darei qualquer droga fatal a uma pessoa, se me for solicitado, nem sugerirei o uso de qualquer uma deste tipo". Desta forma a escola hipocrática se já se posicionava contra o que hoje tem a denominação de distanásia.
	 
	EUTANÁSIA: (termo do grego - boa morte ou morte apropriada). Morte sem dor ou sofrimento. Ato de pôr fim à vida de uma pessoa enferma, que sofre terrivelmente. Provoca-se a morte de um doente com o fim de cessarem os sofrimentos intoleráveis e inúteis. (Oguisso & Zoboli)
	
	O Brasil recebem considerável apoio às ideias do movimento "Morte com dignidade" para paciente com doenças terminais, que provocam grande sofrimento físico. O estado do Oregon aprovou uma Lei sobre Morte Digna, que foi a primeira legalização de suicídio assistido nos EUA, em 08 de novembro de 1994.
	
	No Brasil, era frequente a prática da eutanásia entre os cidadãos cansados da carga do Estado e da existência. Vinham até a um magistrado e expunham as razões que os levavam a desejar a morte e, se o juiz entendesse suficiente, autorizava.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403389765)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre as divisões didáticas da morte. Assinale a alternativa que corresponde a descrição. 1. Parece que a pessoa está morta, são quadros diversos que aparentam ou simulam a morte; era o estado conhecido como catalepsia, atualmente, com os aparelhos existentes, consegue-se detectar este estado e raramente acontece a catalepsia.2. Parada das funções respiratória, circulatória e/ou nervosa, pode ser feita a reanimação (pode haver a reversão do quadro). 3. Desaparecimento definitivo das atividades biológicas (não tem como reverter esse processo). A sequência correta é:
		
	
	Morte aparente, morte absoluta e morte relativa.
	
	Morte relativa, morte aparente e morte absoluta.
	 
	Morte aparente, morte relativa e morte absoluta.
	
	Morte absoluta, morte aparente e morte relativa.
	
	Morte relativa, morte absoluta e morte aparente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403293904)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entende-se por "Morte Simbólica":
		
	
	Morte Natural.
	
	Morte Invertida.
	 
	Morte de um relacionamento.
	
	Morte Aparente.
	
	Morte Súbita.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403119478)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao longo da história os conceitos de morte sofreram modificações, no que diz respeito aos critérios de constatação e declaração da morte de uma pessoa, quando antes era reconhecida apenas a morte por parada cardiorrespiratória evoluiu-se para um diagnóstico que leva em consideração a parada irreversível das funções encefálicas. Com relação as finalidades da realização do Protocolo de Morte Encefálica, marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Reduzir Custo;
	 
	Principalmente a doação de órgãos (muitas pessoas podem ser salvas);
	
	Otimizar leitos;
	
	Definir o real estado de saúde do paciente ;
	
	Evitar terapia inútil (Redução da Distanásia);
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402653089)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A taxa mundial de suicídio, segundo dados da OMS(2000a), é estimada em torno de 16 por 100 mil habitantes, com variações conforme sexo, idade e país. Estima-se que astentativas de suicídio sejam 20 vezes maisfreqüentes do que os suicídios consumados .Segundo dados epidemiológicos pode-se afirmar.
		
	 
	A taxa de suicídio é maior entre os mais idososTentativas em homens são quase sempre mais graves, mais brutais e mais bem sucedidas do que em mulheres.Isolamento social, falta de amigos, não ser casado (viúvo, solteiro ou separado), não morar com uma outra pessoa, não ter filhos, não ser religioso aumentam o risco de suicídio.O suicídio é maior entre os portadores de melancolia - 70% dos suicídios ocorrem em decorrência de uma fase depressiva.
	
	10% de quem tenta suicídio, avisou antes.
	
	A taxa de suicídios entre os alcoolistas é menor por um fator de 1 a 7 vezes segundo a OMS.
	
	Pelos números da Unesco, a taxa de suicídio no Brasil é relativamente alta se comparada a outros países. Os brasileiros ficam em 1º no ranking mundial de suicídios.
	
	Quanto mais planejado, menos perigoso porque indica a possibilidade de não haver novas tentativas. Quem fez uma tentativa tem 10% a mais de chances de repetir do quem nunca tentou.
		
	 1a Questão (Ref.: 201403352189)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia o caso abaixo e responda a questão . Paciente deu entrada na emergência com quadro de desvio de rima, hemiplegia a direita e desartria; Tc de crânio identificou HSA (hemorragia subaracnóide) com apagamento de ventrículo esquerdo. Realizou cirurgia para drenagem do hematoma e foi para UTI (unidade de terapia intensiva). Três dias após a cirurgia, sem sedação, evoluiu para Glasgow 3 e a fisioterapeuta comunicou que o paciente não está respirando sozinho (só com ajuda do ventilador mecânico). Neste mesmo dia apresentou uma PCR (parada cardiorrespiratória), foram aplicadas as manobras de ressuscitação exitosa. De acordo com o caso acima, leia as preposições e marque V (verdadeiras) e F (falsas):
		
	 
	Os critérios acima descritos: Glasgow 3, sem sedação, sem respiração espontânea, levam a suspeita de morte domada ou encefálica.
	 
	Se a PCR não fosse revertida, o médico declarasse a morte, passaríamos a chamar de morte real.
	 
	Os critérios descritos anteriormente (Glasgow 3, sem sedação, sem respiração espontânea) referem-se a suspeita de morte aparente, pois o coração ainda bate.
	 
	Ao apresentar PCR, o paciente apresentou reversão com a RCP (ressuscitação cardiorrespiratória), neste caso chamamos a morte de revertida ou absoluta.
	 
	Se no caso há suspeita de morte encefálica, por conta dos critérios encontrados, para deixar de ser suspeita deve ser fechado o protocolo de morte encefálica.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402730147)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que diz respeito às crianças em fase terminal, é correto afirmar que elas:
		
	
	Não percebem a morte a não ser que os profissionais lhe informem sobre a gravidade de suas doenças.
	 
	Apresentam medo da morte, medo do sofrimento e do tratamento, agravados pelo fato de terem que sofrer constantes separações das pessoas da família.
	
	Não têm medo da morte porque percebem a morte como algo temporal, e que pode ser reversível.
	
	Não sofrem com a separação das pessoas da família, porque não percebem a morte como um acontecimento para elas.
	
	Apresentam medo de enfrentar o tratamento, mas não apresentam medo de morrer.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402697453)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Através da História, a morte assume diferentes sentidos para os diferentes povos. O significado que cada povo atribui à morte, historicamente falando, reflete:
		
	 
	A importância do morto naquela sociedade
	
	O valor que aquela cultura dá às pessoas
	
	A importância da dor do morrer para aquele povo
	
	O sentido que a vida tem para um determinado povo
	
	A desvalorização da morte naquela sociedade
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402656940)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Nas Sociedades Ocidentais atuais, a morte é vivida com sentimento de:
		
	
	calma e tranqüilidade
	
	raiva e remorso
	 
	raiva e injustiça
	
	tristeza e remorso
	
	pena e remorso
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402697447)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São consideradas mortes simbólicas ao longo da vida:
		
	 
	O fim de um relacionamento
	
	A perda de um emprego
	
	A perda do corpo infantil quando se entra na adolescência
	 
	Todas as formas acima são exemplos de morte simbólica
	
	O desmame do bebê

Continue navegando