Buscar

EXMO SENHOR JUIZ FEDERAL DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE CIDADE Caicó

Prévia do material em texto

EXMO SENHOR JUIZ FEDERAL DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE CIDADE Caicó, CEARÁ
Associação dos moradores unidos de Caicó, uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos. Caicó fortaleza/CE na rua...., n. ..., bairro ..., com endereço eletrônico..., neste ato representada pela Defensoria Pública de Caicó/CE 
AÇÃO CIVIL PÚBLICA
 
Em face da empresa empresa privada, a GUARARAPES ADM LTDA., portadora do CNPJ: 222222222222, sediada nesta cidade, na Rua, n.° , bairro Centro, pelos fundamentos seguintes:
 Ocorre que nos últimos meses, mas precisamente desde de setembro de 2017, a empresa tem deixado de lado a manutenção do local, o qual está gravemente deteriorado precisando de sérios reparos, os quais a empresa promete que vai realizar, porém não faz.
À Prefeitura Municipal de Caicó, com quem a empresa GUARARAPES possui o contrato de convênio, solicitando informações e providências. 
A Prefeitura, no dia 10/01/2018 informou que já havia diligenciado junto à empresa as providências cabíveis, mas que também ainda não tinha obtido retorno. O Prefeito informou também quem em reunião com o responsável da empresa convocada para tratar do assunto, foi dado prazo a resolução do problema, porém que o mesmo não havia sido cumprido. O contrato firmado entre a Prefeitura local e a empresa continua vigente mesmo com o descumprimento da contratação, sem que sejam tomadas as devidas providências para a revitalização do local, seja pela Prefeitura seja pela empresa privada responsável pela administração do local.
DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS
São direitos que possuem titularidade indeterminada, também por isso chamados de direitos transindividuais ou metaindividuais. Grandes exemplos desses direitos são os direitos fundamentais de 30 dimensão, como: direito ao meio ambiente protegido e equilibrado, direito à proteção do patrimônio cultural, dentre outros.
A Constituição os menciona no art. 129, III, porém não os conceitua, vejamos: 
Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:
III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
Também possuem previsão infraconstitucional no Código de Defesa do Consumidor, onde já se encontra um conceito, nos seguintes termos (grifo nosso): 
Art. 81. A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vítimas poderá ser exercida em juízo individualmente, ou a título coletivo.
Parágrafo único. A defesa coletiva será exercida quando se tratar de:
I - interesses ou direitos difusos, assim entendidos, para efeitos deste código, os transindividuais, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato;
II - interesses ou direitos coletivos, assim entendidos, para efeitos deste código, os transindividuais, de natureza indivisível de que seja titular grupo, categoria ou classe de pessoas ligadas entre si ou com a parte contrária por uma relação jurídica base;
III - interesses ou direitos individuais homogêneos, assim entendidos os decorrentes de origem comum.
DA PROTEÇÃO JUDICIAL DOS DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS
A proteção judicial dos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos se dá por meio das chamadas ações coletivas. 
• AÇÃO POPULAR: É um importante meio de exercício da democracia direta no Brasil. É uma ação que pode ser proposta por qualquer cidadão para proteção de direitos difusos, que visem o benefício da coletividade e não interesse individual. Previsão Constitucional: Art. 50, LXXIII “qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa.
Obrigação de fazer a manutenção do local.
Data e local;

Continue navegando