Buscar

TEORIA E HISTÓRIA DAS CIDADES av.aP. 2

Prévia do material em texto

TEORIA E HISTÓRIA DAS CIDADES
CCE0897_A2_201602598037_V2 
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: ELIAS DA SILVA PAIXAO
	Matrícula: 201602598037
	Disciplina: CCE0897 - TEO. E HIST. DAS CID 
	Período Acad.: 2018.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		O início do processo de formação dos primeiro aglomerados urbanos, embriões das nossas cidades contemporâneas é o resultado de uma série de transformações tecnológicas, sociais e econômicas que marcam os primeiros passos do processo de evolução do Homem, além do seu comportamento marcado por um forte instinto gregário. Estas transformações são decorrentes do:
	
	
	
	
	processo de busca por localidades que permitissem a sedentarização como resultado dos seus recursos naturais sobretudo da presença de terras férteis e fartura de água.
	
	
	processo de preservação dos hábitos nômades associados as práticas de cultivo e extração dos recurso naturais gerando povoamentos sazonais em função das variações climáticas e proximidade de cursos dágua.
	
	
	processo de sedentarização, decorrente do aprimoramento das técnicas de cultivo, da geração e estocagem dos excedentes da produção no campo, da divisão social do trabalho e da necessidade de garantir a segurança dos estoques de excedentes e o domínio sobre o território ocupado.
	
	
	processo de sedentarização onde se observa uma estrutura social marcada pelas práticas de relacionamento gregário, associadas as atividades de pastoreio, exploração racional dos recursos naturais e de guerras buscando ampliar os territórios dominados a ampliar a produção através da mão de obra escrava.
	
	
	processo de sedentarização decorrente do aprimoramento das técnicas de caça e de cultivo dos alimentos e ampliação das áreas próprias as atividades extrativas dos recursos naturais.
	
	
		
	
		2.
		Existem diferentes visões sobre a origem das cidades e acerca dos motivos que levaram os seres humanos a se reunirem de forma fixa em agrupamentos densos. Dentre as afirmativas abaixo listadas podemos destacar aquela que não corresponde ao conjunto de hipóteses estudadas
	
	
	
	
	O ser humano reuniu-se em grupos espontaneamente a partir da necessidade de estabelecer algum tipo de vida social.
	
	
	As cidades nasceram na Antiguidade, cresceram ao longo dos séculos XIX e XX, mas tendem a decrescer no século XXI porque já não subsistem as razões que as fizeram florescer no passado.
	
	
	Os primeiros vilarejos surgiram no cruzamento de rotas comerciais.
	
	
	O comércio está provavelmente entre as facilidades que fizeram florescer as primeiras grandes cidades.
	
	
	Muitos assentamentos nascem a partir de fortalezas para a defesa de seus habitantes.
	
	
		
	
		3.
		Existem diferentes modelos de cidades que surgem a partir de concepções distintas do que seja a melhor maneira de abrigar as atividades humanas. Ao observar tais diferenças, assinale a afirmativa correta;
	
	
	
	
	Enquanto o ocidente privilegia as formas mais racionais, as cidades orientais se caracterizam por um traçado mais espontâneo.
	
	
	À medida que as cidades atingiram dimensões maiores do que aquelas dos primeiros assentamentos humanos, abandonou-se a ideia de ordenar os espaços urbanos.
	
	
	Formas regulares são comumente utilizadas em cidades planejadas, embora elas possam variar em seu desenho, seja no formato linear, retangular ou poligonal.
	
	
	Todas as cidades têm malha ortogonal, pois surgem de cruzamentos de rotas comerciais.
	
	
	Existe uma unanimidade na compreensão de que a malha retangular é o melhor padrão existente para se organizar um bairro ou cidade.
	
	
		
	
		4.
		A cidade permanece uma criação histórica particular; ela não existiu sempre, mas teve início num dado momento da evolução social, e pode acabar, ou ser radicalmente transformada, num outro momento. Não existe por uma necessidade natural, mas uma necessidade histórica, que tem um início e pode ter um fim. (Leonardo Benévolo)
De acordo com essa sentença e conteúdo estudado na disciplina, assinale as afirmativas corretas:
Há estudos que apontam que o tempo médio de existência de uma cidade gira em torno de um século e meio.
Uma cidade está condenada ao esvaziamento quando a atividade econômica que a originou perde importância.
Algumas cidades podem até crescer quando substituem sua atividade econômica mais relevante.
	
	
	
	
	Apenas a afirmativa I é correta.
	
	
	Apenas as afirmativas I e II são corretas.
	
	
	Apenas a afirmativa III é correta.
	
	
	Todas as afirmativas são corretas.
	
	
	Apenas as afirmativas II e III são corretas.
	
	
		
	
		5.
		O periodo da pré-história foi dividido em três etapas, dentre essas etapas está a era Neolítica. Esse foi um período onde duas grandes revoluções aconteceram e interferiram diretamente na configuração dos novos aglomerados populacionais. Quais foram essas revoluções?
	
	
	
	
	Revolução urbana e industrial.
	
	
	Revolução urbana e comercial.
	
	
	Revolução agrícola e comercial.
	
	
	Revolução agrícola e industrial.
	
	
	Revolução agrícola e urbana.

Continue navegando