Buscar

RESUMO 1ª PROVA PSICOLOGIA SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO 1ª PROVA PSICOLOGIA SOCIAL
Psicologia Social é o estudo sistemático do comportamento social humano, quanto a natureza dos comportamentos e as causas destes comportamentos. 
Preocupações da psicologia social
Impacto dos indivíduos nos indivíduos: Tentativas de persuadir o outro pode ter impacto nas crenças de um indivíduo a respeito do mundo e das atitudes em relação às pessoas, aos grupos ou a objetos.
Impacto dos grupos nos indivíduos: Quando os grupos influenciam e regulam o comportamento dos integrantes, geralmente estabelecendo normas e regras. Os indivíduos se conformam em seguir estas regras ou normas estabelecidas.
Impacto dos indivíduos no grupo: Assim como um grupo pode influenciar no comportamento do indivíduo, um indivíduo pode influenciar no comportamento do grupo. Neste caso quando o indivíduo exerce a liderança para a realização de várias funções. (planejamento, organização e controle) 
Impacto os grupos nos grupos: Esta preocupação é com o impacto de um grupo nas atividades e na estrutura de outro grupo. As relações podem ser amigáveis ou hostis, cooperativas ou competitivas, depende da identidade dos integrantes, podendo acarretar estereótipos do grupo e assim afetar a estrutura e as atividades de cada um deles. Ex.: briga de gangues. Resolução de conflito intergrupal. 
A psicologia social tem relação com diversas áreas, principalmente com a sociologia.
Sociologia é a ciência que estuda a sociedade humana. Trata de assuntos como as instituições sociais(família, religião e a política), a estratificação na sociedade( a estrutura de classes, a raça e a etnia, o papel dos gêneros), os processos sociais básicos(socialização,desvio, controle social) e a estrutura das unidades sociais(grupos, redes, organizações formais, burocracias).
Psicologia é a ciência que estuda o indivíduo e o seu comportamento que embora possa ser de caráter social, não precisa necessariamente ser. Assuntos como a aprendizagem humana, a percepção, a memória, a inteligência, a emoção, a motivação e a personalidade, são aspectos tratados pela psicologia.
Então a psicologia social vem para preencher a lacuna entre a sociologia e a psicologia. Alguns estudiosos desta área a veêm como uma área interdisciplinar. Alguns psicólogos sociais que trabalham na tradição sociológica estão muito interessados nas relações dos indivíduos e os grupos a que eles pertencem. Enfatizam os processos de socialização, a conformidade e o desvio, a interação social, a auto – apresentação, a liderança, o recrutamento para as associações, a cooperação e a competição. Já os psicólogos sociais que trabalham na tradição psicológica estão mais preocupados com o modo como o comportamento do indivíduo e os seus estados internos são afetados pelos estímulos sociais. É enfatizado como o EU, a percepção e a atribuição das pessoas, as atitudes e a mudança de atitudes, as diferenças de personalidade no comportamento social e o fornecimento de modelos, o altruísmo e a agressão e a atração interpessoal.
Socialização é o ato ou efeito de socializar, ou seja, de tornar social, de reunir em sociedade. É a extensão de vantagens particulares, por meio de leis e decretos, à sociedade inteira. É o processo de integração dos indivíduos em um grupo.
Em Sociologia, socialização é o processo pelo qual o indivíduo, no sentido biológico, é integrado numa sociedade. Através da socialização o indivíduo desenvolve o sentimento coletivo da solidariedade social e do espírito de cooperação, adquirindo os hábitos que o capacitam para viver numa sociedade.
Socialização significa aprendizagem ou educação, no sentido mais amplo da palavra, aprendizagem essa que começa na primeira infância e só termina com a morte da pessoa.
A socialização implica na adaptação a certos padrões culturais existentes na sociedade, ou seja, é a tendência para viver em sociedade, é a civilidade (conjunto de formalidades, observadas entre si pelos cidadãos, quando bem educados).
Tipos de socialização
Socialização primária, ocorre na primeira infância, onde a criança aprende e interioriza a linguagem, as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo a que pertence. A socialização primária tem um valor primordial para o indivíduo e deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que é aí que se constrói o primeiro mundo do indivíduo.
 Socialização secundária é todo e qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos sectores do mundo objetivo da sua sociedade (na escola, nos grupos de amigos, no trabalho, nas atividades dos países que visitamos ou para onde emigramos, etc.), existindo uma aprendizagem das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam em nós relativamente ao nosso desempenho, assim como dos novos papéis que vamos assumindo nos vários grupos a que vamos pertencendo e nas várias situações em que somos colocados.
Linguagem
Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. 
É a capacidade que possuímos de expressar nossos pensamentos, ideias, opiniões e sentimentos. A Linguagem está relacionada a fenômenos comunicativos; onde há comunicação, há linguagem. 
Tipos de linguagem
Podemos usar inúmeros tipos de linguagens para estabelecermos atos de comunicação, tais como: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais convencionais (linguagem escrita e linguagem mímica, por exemplo). Num sentido mais genérico, a Linguagem pode ser classificada como qualquer sistema de sinais que se valem os indivíduos para comunicar-se.
Verbal: a Linguagem Verbal é aquela que faz uso de palavras para comunicar algo.
Não Verbal: é aquela que utiliza  a linguagem de sinais, as placas e sinais de trânsito, a linguagem corporal, uma figura, a expressão facial, um gesto, etc., ou seja, uma forma de comunicar que não utiliza palavras
Aquisição da linguagem na infância
A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança e, na maioria das vezes, é efetuada explicitamente pelos pais através de instruções verbais durante atividades diárias, assim como através de histórias que expressam valores culturais.
A socialização através da linguagem pode ocorrer também de forma implícita, por meio de participação em interações verbais. Desta forma, através da linguagem a criança tem acesso, antes mesmo de aprender a falar, a valores, crenças e regras adquirindo os conhecimentos de sua cultura. À medida que a criança se desenvolve, seu sistema sensorial, incluindo a visão e a audição, se torna mais refinado e ela alcança um nível linguístico e cognitivo mais elevado, enquanto seu campo de socialização se estende, principalmente quando ela entra para escola e tem maior oportunidade de interagir com outras crianças.

Outros materiais