Buscar

Libras parcial 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Libras
1 - Marque a alternativa que apresenta a leitura correta da palavra abaixo:
R: Livre
2 - A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual, quando transcrita para o português escrito, lê-se:
R: Trufa
3 - A fluência em LIBRAS não implica:
R: Uso de leitura labial.
4 - Sobre os parâmetros da língua de sinais brasileira, é verdadeiro afirmar que:
R: Ponto de Articulação refere-se ao local em que o sinal é produzido em relação ao corpo. Mesmo que a configuração esteja certa, se o ponto de articulação não o estiver, o sinal poderá não ser entendido.
5 - Em 1880, houve o congresso de Milão onde se instituiu a prática de qual metodologia de ensino que privilegia a leitura labial como forme de aquisição dos conteúdos pedagógicos:
R: Oralismo
6 - A política inclusiva é uma realidade, para que os surdos possam participar dos diversos espaços sociais e educacionais é necessário que haja o reconhecimento dela como língua de interação e instrução. Isso acontecerá a partir de ações inclusivas. Marque a ÚNICA alternativa que afirma essa proposta:
R: Difusão da LIBRAS nos principais serviços públicos e privados e sua inclusão como disciplina curricular nas escolas e faculdades.
7 - Cerca de 98% das famílias de surdos não sabem LIBRAS, os pais muitas vezes entram em luto ao descobrir que o filho é surdo, ficam entre a "frustração" e a devoção de cuidar do filho inesperado. A que núcleo de família de surdos se refere o fragmento destacado:
R: Pais ouvintes e filhos surdos
8 - O intérprete de LIBRAS servirá de canal comunicativo entre surdos e ouvintes. Ele realiza a interpretação entre dois idiomas distintos, na arte de transferir o contexto linguístico discursivo para os usuários das respectivas línguas. Com base nessa afirmativa, assinale a ÚNICA alternativa correta em relação a presença de intérprete de LIBRAS:
R: É fundamental que o surdo tenha precocemente acesso à LIBRAS, para que possa realmente usufruir da presença do intérprete de LIBRAS. A presença de intérprete nas salas de aula das escolas regulares tem sido apontada como solução para a inclusão dos surdos.
9 - Sobre a variabilidade linguística estudada na aula cinco, é certo afirmar que:
R: Muitos são os fatores sociais que condicionam a variação para línguas faladas e sinalizadas, como região, idade, sexo, classe socioeconômica. (Lucas, 2001).
10 - A respeito dos sujeitos surdos e ouvintes que dominam e usam a LIBRAS, podem ser considerados como:
R: Sinalizantes.

Outros materiais