Buscar

BEM ESTAR ANIMAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

BEM ESTAR ANIMAL
Introdução
A definição de bem estar animal está diretamente relacionada com a qualidade de vida, que envolve aspectos de saúde, felicidade e longevidade. O Conselho de Bem-estar de Animais de Produção da Inglaterra estabeleceu cinco liberdades para definir o bem estar animal, onde o indivíduo deve estar livre de sede, fome e má nutrição; livre de dor, ferimentos e doença; livre de desconforto; livre para expressar seu comportamento natural; livre de medo e estresse. Atualmente a busca pela qualidade de vida dos animais selvagens em cativeiro tem sido aplicada em zoológicos e criadores. 
Inicialmente, os zoológicos serviam apenas como um espaço de laser, apresentavam recintos e jaulas construídos para proporcionar aos visitantes o melhor ângulo de visão, e não para dar boas condições de vida aos animais, pois não havia uma preocupação com o bem estar animal.
Os zoológicos atuais passaram a se preocupar com estratégias de conservação de espécies ameaçadas de extinção. Contribuem com temas de educação ambiental e conceitos de sustentabilidade e estão buscando a cada dia na melhoria de qualidade de vida dos espécimes presentes, porém o ambiente de cativeiro pode comprometer o bem-estar dos animais por diferir do ambiente natural. O recinto deve proporcionar aos animais uma qualidade de vida semelhante a do seu habitat natural.
No cativeiro não há possibilidade para explorar, investigar e interagir socialmente, o que predispõe ao estresse, levando a psicopatologias e comportamentos anormais, que prejudica o bem-estar do indivíduo. A prática de enriquecimento ambiental é de grande importância para evitar esse tipo de problema, e melhorar a qualidade de vida do animal, e pode acontecer de várias formas, físico, sensorial, cognitivo, social e alimentar. Adaptado para as mais diversas espécies. 
Enriquecimento ambiental
Consiste em uma técnica que insere estímulos no ambiente do animal, simulando situações que ocorreram na natureza, evitar estresse e comportamentos anormais desempenhados pelo animal. Tem sido uma prática cada vez mais constante em cativeiros do mundo todo e visa o melhoramento das condições de vida dos animais. O tipo de enriquecimento utilizado deve ser apropriado à espécie em questão, sendo preciso conhecimento do hábito da espécie a ser trabalhada.
Existem diversas formas de promover enriquecimento ambiental, enquadradas em cinco categorias: físico, sensorial, cognitivo, social e alimentar. 
O físico consiste em introduzir aparatos nos recintos que os deixem semelhantes ao habitat de cada uma das espécies (vegetações, diferentes substratos, estruturas para se pendurar ou se balançar, como cordas, troncos, entre outros); o sensorial consiste em estimular os cinco sentidos dos animais, introduzindo, por exemplo, sons de vocalizações, ervas aromáticas, urina e fezes de outros animais; o cognitivo consiste em colocar dispositivos mecânicos, como quebra-cabeça, para os animais manipularem; o social consiste na interação intra-específica ou interespecífica que pode ser criada dentro de um recinto. Os animais têm a oportunidade de interagir com outras espécies que naturalmente conviveriam na natureza ou com indivíduos da mesma espécie; o alimentar, seria oferecer ocasionalmente, alimentos que consomem em seu habitat natural e não fazem parte do cardápio em cativeiro, e variar a maneira, freqüência e horário como estes são oferecidos.
Enriquecimento Físico
Vieira et al 2012 realizam enriquecimento ambiental físico com macacos pregos, introduzindo camas de descanso, troncos, poleiros e escada. A introdução desses objetos demonstrou uma função efetiva para os indivíduos mantidos em cativeiro, que passaram a interagir mais no recinto, reduzindo os comportamentos de coçar, forrageio e perambular.
CONCLUSÃO
	A busca pelo bem-estar dos animais durante o período de cativeiro deve estar sempre presente. A preocupação com a possibilidade de ocorrência de estresse, detectado principalmente por alterações de comportamento, deve ocorrer, adotando-se alternativas para melhorar a adaptação dos espécimes a novas condições ambientais durante o período de confinamento.	
REFERÊNCIAS
SILVA, J.C.R; SIQUEIRA, D.B; MARVULO, M.F.V. Ética e Bem Estar em animais silvestres. Revista Ciência Veterinária Tropical, v. 11, p.61-65, 2008.
GARCIA, L.C.F; BERNAL, F.E.M. Enriquecimento Ambiental e Bem Estar de animais de zoológicos. Revista Ciência Animal, v. 25(1); p.46-52, 2015.
VIEIRA, A.G.; GEORGETE, M.F.; OLIVEIRA, L.W. Enriquecimento Ambiental Físico para macacos-pregos (Cebus apella) cativos na Associação Mata Ciliar. Enciclopédia Biosfera, Centro Científico Conhecer - Goiânia, v.8, N.14; p. – 2012.

Outros materiais