Buscar

introdução lei de boyle

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEFINIÇÃO DE TERMODINÂMICA
A Termodinâmica (do grego therme=calor e dynamis=movimento) é um ramo da ciência que estuda a relação entre o calor e outras formas de energia, enfatizando os efeitos da mudança de temperatura, volume e pressão. Dessa forma, busca compreender o comportamento e as transformações que ocorrem na natureza por meio dessas grandezas.
SISTEMA TERMODINÂMICO
O sistema termodinâmico consiste num espaço ou região em que a energia e suas transformações são estudadas. Exemplos de sistemas termodinâmicos são refrigeradores, compressores com um gás ocupando espaço e entre outros. Esses sistemas são definidos como fechados ou abertos, em que os fechados somente a energia transpõe o sistema, já os abertos tanto a energia quanto uma certa quantidade de matéria transpõem o sistema.
ESTADO DE UM SISTEMA
O estado de um sistema é descrito por uma série de propriedades físicas que fazem parte do sistema, entre elas a temperatura, pressão, massa, volume, entropia e entre outras. O estado é uma condição momentânea, logo é descrito apenas quando as propriedades não variam naquele momento, durante o equilíbrio.
PROCESSO DE UM SISTEMA
O processo consiste no caminho que um sistema utiliza para percorrer diferentes estados termodinâmicos.
PRIMEIRA LEI DA TERMODINÂMICA
Primeira Lei da Termodinâmica: a variação da energia interna de um sistema pode ser expressa por meio da diferença entre o calor trocado com o meio externo e o trabalho realizado por ele durante uma determinada transformação. As transformações que são estudadas na primeira lei da termodinâmica são: Transformação isobárica: pressão constante; Transformação isotérmica: temperatura constante; Transformação isocórica ou isovolumétrica: volume constante; Transformação adiabática: é a transformação gasosa na qual o gás não troca calor com o meio externo, seja porque ele está termicamente isolado ou porque o processo ocorre de forma tão rápida que o calor trocado é desprezível.

Outros materiais