Buscar

Desenvolvimento Emocional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Professora: Maria Jozina Ferreira
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ
*
*
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL NA ADOLESCÊNCIA
 
A emoção é uma força construtiva e estimuladora da atividade humana que impele os seres à atividade. Se as pessoas não se emocionassem, pouco poderiam realizar.
	Uma pessoa emocionalmente madura é capaz de satisfazer suas próprias necessidades, impulsos e desejos, razoavelmente bem, como ainda paralelamente, é capaz de satisfazer as exigências da sociedade, em geral.
*
*
I. CARACTERÍSTICAS DE UMA EXPERIÊNCIA EMOCIONAL 
Para Cole, a emoção é experimentada no corpo inteiro. Quando alguém se enraivece, imediatamente várias mudanças ocorrem no seu corpo. 
*
*
I. CARACTERÍSTICAS DE UMA EXPERIÊNCIA EMOCIONAL
Um efeito quase imediato do aparecimento de uma forte emoção é a secreção de adrenalina pelas supra-renais. Este hormônio atua sobre o corpo inteiro, como uma das mais poderosas drogas existentes. A adrenalina é lançada na corrente sanguínea, que a conduz para o corpo inteiro, em segundos.
 As mudanças profundas no organismo são exatamente as mesmas para todas as emoções e variam somente com a intensidade do distúrbio emocional. 
*
*
II. ALGUMAS SITUAÇÕES QUE, PROVAVELMENTE, PROVOCAM EMOÇÕES NA ADOLESCÊNCIA
.
2. Na área mental: Na adolescência, o pensamento mágico, fabulador que predominava anteriormente, cede lugar ao pensamento baseado nas evidências dos fatos reais. 
*
*
II. ALGUMAS SITUAÇÕES QUE, PROVAVELMENTE, PROVOCAM EMOÇÕES NA ADOLESCÊNCIA
3. Na área social: O adolescente poderá enfrentar alguns problemas emocionais para desempenhar o seu papel social de cidadão, pai, profissional, filho maduro e independente. Libertar-se dos laços afetivos e da dependência da família, para ingressar em outros grupos.
*
*
III. SIGNIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS DO ADOLESCENTE 
Para os profissionais a observação das experiências emocionais constituem um acompanhamento extremamente importante de seu processo de desenvolvimento. Mesmo adolescentes bem ajustados têm suas tribulações, experiências altamente satisfatórias e excitantes. Suas atitudes emocionais tendem a flutuar entre otimismo, cooperação entusiástica, retraimento e depressão pessimista. O comportamento de um adolescente parece imprevisível para pais ou professores.
 
*
*
III. SIGNIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS DO ADOLESCENTE 
1. Técnicas para o estudo das emoções na adolescência: O método de observação direta pode ser empregado, com relativo sucesso, no estudo das reações emocionais de crianças pequenas. Entretanto, pode determinar consideráveis dificuldades nas tentativas de avaliar os comportamentos emocionais de pré-adolescentes.
*
*
III. SIGNIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS DO ADOLESCENTE 
O investigador que tenta estudar o comportamento emocional dos adolescentes, de forma adequada, utiliza outras técnicas. Os dados obtidos dos diários de adolescentes e o uso de questionários são muito úteis. A utilização de telas especiais para observação direta de comportamento de adolescentes em situação de entrevistas está dando bons resultados, com grande número de estudantes de universidades e outros observadores que, desta maneira, podem estudar e registrar o comportamento e comparar interpretações de reações.
 
	Nas últimas três décadas, os investigadores vêm organizando testes para medir atitudes emocionais e maturidade emocional.
*
*
III. SIGNIFICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS DO ADOLESCENTE 
2. Características das emoções dos adolescentes:
	A criança pode expressar alegria, gritando e dançando com prazer, mas o adolescente deve expressar seus sentimentos e emoções de forma controlada. Deste último, espera-se menos demonstrações, quando expressa sua apreciação emocional. As atitudes do adolescente são condicionadas pelo seu progresso intelectual e pelo aproveitamento mais experiências. 
*
*
IV. EFEITO DAS EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS NO COMPORTAMENTO DO ADOLESCENTE
As emoções são, portanto, essenciais ao completo desenvolvimento dos padrões de comportamento do adolescente. Quando um adolescente está treinado a fazer o que é socialmente aceitável, estará pronto para assumir o controle de seu comportamento. 
*
*
IV. EFEITO DAS EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS NO COMPORTAMENTO DO ADOLESCENTE
As emoções como meios de amoldar o comportamento: 
 
	O medo, a cólera, a afeição e a curiosidade são considerados como forças motivadoras. Elas podem impelir um indivíduo para ações construtivas; podem inibir ou retardar atividades úteis, ou encorajar a participação em formas destrutivas de comportamento. Portanto, é extremamente importante que um indivíduo aprenda a controlar suas emoções, durante uma experiência emocional.
*
*
IV. EFEITO DAS EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS NO COMPORTAMENTO DO ADOLESCENTE
2. Efeitos das emoções sobre o estado físico: Os medos excessivos, incluindo fobias, cólera intensa, afeição prolongada e muito profunda e outras experiências emocionais semelhantes, podem determinar efeitos deletérios sobre a saúde.
*
*
IV. EFEITO DAS EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS NO COMPORTAMENTO DO ADOLESCENTE
3. Bases emocionais das atitudes dos adolescentes: A avaliação de pessoas e objetos feitas por um jovem reflete sua maturidade emocional.
	As atitudes emocionais de adolescentes bem orientados são saudáveis, exteriorizadas e sujeitas ao controle intelectual.
 
	A pessoa emocionalmente sadia tem suas atitudes e características que podem ser observadas na maneira como considera a si mesma, as outras pessoas e as atitudes diárias. Tem uma boa opinião a respeito de si mesma.
 
	Uma pessoa com bom equilíbrio emocional tem uma filosofia de vida que a ajuda a fazer sempre o melhor que pode.
*
*
V. DESVIOS EMOCIONAIS MAIS FREQUENTES NA ADOLESCÊNCIA
1. Sintomas físicos de nervosismo: Sacudidelas constantes dos músculos, carrancas, caretas, torcer os cabelos, contínuo piscar, morder ou umedecer os lábios, roer as unhas, gaguejar, empalidecer e enrubescer.
 
2. Sintomas de preocupação emocional: Ansiedade indevida sobre erros cometidos, acentuada despreocupação com seus erros, distração, divagação, falta de participação voluntária em classe, interesse meticuloso em detalhe, tendência a perambular sozinho no recreio, recusa a tomar parte em jogos, recusa a qualquer reconhecimento ou recompensa, desejo de fazer o trabalho de um colega sem nota especial, fuga da responsabilidade, recusa a qualquer coisa que parece nova ou difícil, atitude crônica de apreensão.
*
*
V. DESVIOS EMOCIONAIS MAIS FREQUENTES NA ADOLESCÊNCIA
3. Sintomas histéricos: Riso incontrolado, desatenção crônica, atenção desviada para circunstâncias estranhas em vez de trabalho escolar, explosividade e emocionalidade das diferenças, suscetibilidade ferida quando outros discordam, não gostar de perder, acentuados medos, ansiedades obsessões, saltar facilmente a ruídos repentinos, gritar quando excitado.
*
*
V. DESVIOS EMOCIONAIS MAIS FREQUENTES NA ADOLESCÊNCIA
4. Exibicionismo: Frequentemente, surge como resposta a alguma inferioridade sentida. Turbulência e caçoadas, empurradelas nas pessoas, valentia, palhaçada, chamar atenção em público, efusão, cortesia exagerada, concordar com tudo o que o professor diz, contar vantagens a respeito dos lugares que conhece, ou das pessoas que encontrou; freqüentes tentativas de dominar os mais jovens, ou crianças menores; inabilidade em aceitar críticas, constante esforço para se justificar, freqüentes reclamações de fracassos ou acidentes, recusa a admitir qualquer falta pessoas de reconhecimento ou inabilidade, grosserias freqüentes.
 
5. Imaturidade emocional: Inabilidade para trabalhar sozinho, desejo de ter alguém para resolver seus problemas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais