Buscar

PSICOLOGIA GERAL II QUESTÕES DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PSICOLOGIA GERAL II
QUESTÕES DISCURSIVAS
1 - Maria estava com fome, procurou um restaurante próximo ao seu trabalho e almoçou junto com seus colegas de trabalho. De acordo com o que vimos na aula sobre motivação, falamos em alguns aspectos do ciclo motivacional. Identifique e explique qual o elemento do ciclo motivacional relacionado à ingestão do alimento. 
Resposta: Necessidade fisiológica é quando surge a necessidade (fome) e o individuo busca uma forma de acabar com essa necessidade (alimentando-se). 
Gabarito: Objetivo/Meta: diz respeito àquilo que se pretende alcançar com a atividade (ingestão dos alimentos). 
2 - O desenvolvimento cognitivo foi uma proposta de Jean Piaget para entender como se dá a construção do conhecimento nas diferentes fases do desenvolvimento humano. Explique sobre a teoria construtivista proposta por J. Piaget. 
Gabarito: Para Piaget o conhecimento é construído a partir da maturação combinada com a aprendizagem, ou seja, é uma teoria interacionista em que o sujeito constrói o conhecimento através da sua interação com o meio. 
3 - Na aula 2, entendemos a diferença entre a sensação e a percepção e as principais características que determinam a sensação são os limiares perceptivos, que vão variar de pessoa para pessoa. Explique o limiar inferior. 
Gabarito: Limiar inferior: Quando o estímulo não é reconhecido. A energia mínima que um estímulo dever ter para provocar em nós uma sensação (ser percebido) é insuficiente, baixa, ou seja, está abaixo do limiar. 
4 - A partir do entendimento da diferença entre sexo e gênero comente sobre a importância da construção cultural para os aspectos vinculados ao gênero. 
Gabarito: Ser homem e ser mulher varia conforme a época e a sociedade ¿ remete a construção cultural, no sentido de como cada sociedade, em determinada época, transforma um macho em homem e uma fêmea em mulher. 
5 - Damásio (1996,2000) discute três níveis de emoção: as emoções primárias, as emoções secundárias e as emoções de fundo. Apresente as emoções primárias que são universais e inatas. 
Resposta: As emoções primárias são as alegrias, tristezas, dor, raiva etc... 
Gabarito: Emoções primárias (alegria, tristeza, medo, raiva, surpresa e repugnância). 
6 - A Psicologia Social estuda como a presença das outras pessoas influencia em nossos comportamentos e o quanto faz parte de nossa natureza pertencer a grupos. Diferencie grupos sociais de grupos não sociais. 
Gabarito: Grupos não sociais: quando duas ou mais pessoas se encontram no mesmo lugar e, ao mesmo tempo, mas não interagem entre si. Grupos sociais: são definidos como duas ou mais pessoas que interagem entre si e são interdependentes, no sentido de que suas necessidades e seus objetivos levam-nas a de pender umas das outras. 
7 - O que é gênero? 
Gabarito: Gênero seria determinado pelo processo de socialização e outros aspectos da vida em sociedade e decorrentes da cultura, que abrange homens e mulheres desde o nascimento e ao longo de toda a vida - diferenças de gênero são socialmente construídas.

Outros materiais