A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
105 pág.
Analise de Investimentos e Orcamento 2018

Pré-visualização | Página 1 de 28

GESTÃO DE NEGÓCIOS
Disciplina
ANÁLISE DE INVESTIMENTO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Prof. Joel Leandro, Msc
										Warren Buffett
 Fevereiro
 2018
APRESENTAÇÃO
O aumento da competitividade acelerou a importância da Gestão Financeira para economia e os agentes econômicos que nela atuam. As empresas necessitam de recursos financeiros para viabilizar investimentos em escala e qualidade, a fim de competir com êxito em um mercado cada vez mais dinâmico e em permanente mudança. 
A tecnologia e as redes digitais são os pilares da integração econômica no mundo atual. É o avanço dessas ferramentas digitais possibilita, entre outros fatores, a existência de transações financeiras internacionais cada vez mais complexas, confiáveis e menos burocráticas, que desafiam os gestores financeiros na arte de tomar decisões precisas.
As instituições financeiras, nesse contexto, necessitam manterem-se no estado da arte no que respeita à análise e gerenciamento de seus clientes, sob o risco de perdê-los para outras instituições mais eficientes; é a chamada competitividade global do mercado financeiro. Neste contexto, oadministrador financeiropassa a ter uma posição de alta relevância na organização, pela importância estratégica da sua função de lidar com as finanças corporativas, tendo o desafio de maximizar os recursos aplicados diariamente no negócio.
Suplantadas as dificuldades iniciais que o aprendizado da Análise de Investimentos e Orçamento Empresarial costuma provocar, descobre-se um ambiente fascinante para se aprender não somente a ganhar dinheiro, mas administrá-lo, com reflexos positivos diretos na vida financeira. A metodologia aplicada basear-se-á em aulas expositivas com a apresentação de conceitos, experiências práticas relacionadas ao assunto e discussão de textos com a turma, visando ampliar o nível de conhecimento sobre o tema, ajudando a desenvolvervisão estratégica fundamentada noplanejamento financeiro, com ações focada na gestão de negócios que gerem resultados consistentes. 
Bem vindo(a) ao curso.
Prof. Joel Leandro Msc
joelml@uol.com.br
“Finanças pertencem aos praticantes e não aos teóricos”.
CURRICULO DO PROFESSOR
Formação
Mestre em Administração de Negócios – Universidade Estácio de Sá. 
MBA em Administração de Negócios - IBMEC;
MBA em Gestão de Negócios Financeiros – FGV;
Pós-Graduação em Comércio Exterior - UFRJ;
Graduação em Contabilidade - Universidade Gama Filho – UGF;
Curso de Especialização em Políticas e Estratégias - ADESG - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra;
Trade Finance/Mercado Internacional - Grupo Opções Treinamento;
Jornadas de Atualização Gerencial – Controle - Centro de Formação e Treinamento do Banco do Brasil;
Jornadas de Atualização Gerencial – Crédito e Gestão de Risco - Centro de Formação e Treinamento do Banco do Brasil;
Master Banking Game - Desenvolvimento Gerencial;
Certificação de Investimentos Avançados – CPA 20 – da ANBID.
Curso Mercado de Derivativos na BM&F
Atividades Profissionais:
Sócio Diretor da JML Consultoria, empresa especializada em consultoria corporativa nas áreas de restruturação de negócios, valuation, captação de recursos, renegociação de dívidas, desenvolvimento de projetos de investimento, e planejamento tributário.
Professor da Universidade Estácio de Sá, nos cursos de Graduação em Administração e Marketing – Disciplinas: Planejamento Estratégico, Análise das Demonstrações Contábeis, Mercado Financeiro e Administração Financeira.
Professor convidado do Curso de Pós-Graduação em Finanças de Empresas da UNESA;
Professor dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão de Bancos – Disciplina: Análise e Decisão de Crédito; Pós-Graduação em Gestão Empresarial – Disciplina: Estratégica de Negócios; do Programa de Cursos Presenciais da Universidade Cândido Mendes.
Palestrante e Consultor na área corporativa e de finanças comportamental; autor dos livros “Construindo sua Inteligência Financeira” (2007), “Alcançando o Conhecimento Financeiro” (2008) e “Compartilhando a Sabedoria Financeira” (2009), editora Danprewan, selo Habacuc. www.danprewan.com.br
Atuou por quase de 30 anos no mercado financeiro, na área de negócios corporativos, como executivo do maior banco do País.
“Quanto mais você suar na preparação, menos vai sangrar na batalha. A vontade de se preparar tem que ser maior que a vontade de vencer.”
Vince Lombardi
Introdução à Gestão Financeirae Análise Investimentos
“A maioria das pessoas não percebe que na vida o que importa não é quanto dinheiro você ganha, mas quanto você conserva dele”.
Autor desconhecido.
Administração Financeira é uma área que trata dos assuntos relacionados à gestão dos recursos financeiros das empresas e demais organizações. Está diretamente ligada às áreas de Administração, Economia e da Contabilidade. Seus conceitos e fundamentos são totalmente aplicáveis à vida pessoal. 
Deve-se compreender o sentido e o significado de Finanças que, corresponde ao conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie que serão usados em transações diárias e negócios com transferência e movimentação de dinheiro (caixa disponível). Todavia, há necessidade de se analisarpreviamente a posiçãodo patrimônio da organização a fim de ter a visão real da situação financeira e econômica, com relação aos seus bens, direitos e obrigações, de curto e longo prazo.
Analisando mais apuradamente verifica-se que a Administração Financeira faz parte do cotidiano da empresa, no controle dos recursos para comprar, pagar e receber. Atua diretamentena gestão do negócio, nas diversas áreas da organização, como por exemplo: gestão de pessoas, marketing, produção, compras, vendas, contabilidade e na administração geral,nos níveis estratégico, gerencial e operacional, onde as informações financeiras são usadas diariamentepara a tomada de decisão.
À exemplo do corpo humano, a área Financeira é considerada como o “sangue” da empresa que possibilita o funcionamento de forma sistêmica e sinérgica, passando “oxigênio” para todos os outros setoresque compõem a organização, visando a realização das atividades necessáriasparaagregar valor ao negócio, maximizar o retorno sobre os investimentos e controlar eficazmente a entrada e saída de recursos, podendo ser na forma de investimentos, empréstimos ou captação, com foco sempre no desenvolvimento eperpetuidade do negócio.
Um dos maiores desafios observado no ambiente corporativo é a lidar com a falta de informações financeiras precisas para o correto controle e gestão do negócio. É exatamente por esse motivo, ou seja, pela falta de planejamento financeiro que a maioria das pequenas empresas brasileiras entram em processo falência até o quinto ano de existência, segundo pesquisa do SEBRAE.
A Administração Financeira torna-se a ferramenta ou técnica a ser utilizada para controlar da forma eficaz aspectos que comprometem a continuidade dos negócios e decisões de investimentos como:
Gestão das contas a pagar e receber;
Concessão de crédito para clientes a partir da avaliação de risco;
Planejamento, orçamento e fluxo de caixa;
Analise e decisão sobre as melhores opções de investimentos;
Decisões envolvendo a correta alocação de recursos no negócio.
A Administração Financeira enquanto ciência pode ser subdividida em três grandes segmentos que abrange decisões voltadas para análise de investimentos: 
Finanças Corporativas;
Mercado Financeiro; e
Finanças Pessoais.
Observe a figura abaixo:
Finanças Corporativas estuda os processos financeiros na organização, que ajudem nas tomadas de decisão com ênfase no curto, médio e longo prazo. 
Mercado Financeiro leva a organização a analisar o comportamento desse mercado, as oportunidades de captação oferecidas e como as instituições que atuam nele se posicionam em relação ao setor de atuação e o risco do negócio.
Finanças Pessoais, por sua vez, avalia os financiamentos e investimentos voltados à pessoa física e suas relações com o ambiente de consumo