Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (409926) - Língua Brasileira de Sinais - Libras (MAT52)
Prova: 6701282
QUESTÃO:
1. A língua define um povo, uma cultura. Desse modo, assim como o povo brasileiro utiliza a Língua Portuguesa para se comunicar, as comunidades surdas brasileiras são usuárias da Língua Brasileira de Sinais - Libras. No documento "Nomenclatura na área da surdez", o escritor Romeu Kazumi Sassaki mostra a diferença entre a "linguagem" e a "língua" de sinais. Disserte sobre a diferença entre esses dois termos.
RESPOSTA ESPERADA: 
A língua define um povo e a linguagem define um indivíduo. A Libras é composta por uma estrutura gramatical própria e preenche todos os requisitos linguísticos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos de uma língua. Assim, ficam descartados os termos "linguagem de sinais" e "Linguagem Brasileira de Sinais". Do mesmo modo que o povo brasileiro é definido por uma língua ou idioma em comum, o português, a comunidade surda brasileira é definida por uma língua em comum, a Língua de Sinais Brasileira. Trata-se de uma língua viva, e portanto, a quantidade de sinais está em aberto, podendo ser acrescentados novos sinais. Quando se diz "língua dos sinais", fica implícito que a quantidade de sinais já está fechada, completa.
QUESTÃO:
2. Na sala de aula ou no nosso dia a dia, faz-se necessário aprender a Língua Brasileira de Sinais – Libras – para poder se comunicar com toda a comunidade surda. Contudo, apenas aprender a língua não é o suficiente; para obter uma boa comunicação com um aluno surdo, devemos levar em consideração alguns aspectos que são fundamentais. Portanto, descreva três desses aspectos importantes na comunicação com o surdo.
RESPOSTA ESPERADA: 
*Falar em frente ao aluno, olhando-o.
*Usar frases curtas.
*O seu tom de voz deve ser normal, apenas deve falar pausadamente, articulando bem as palavras, cuidar para não ter nenhum objeto na boca.
*Ser expressivo, mas não deve bater, nem cutucar, apenas deve tocar delicadamente. 
*Solicitar a participação dos pais, principalmente no auxílio à aprendizagem da escrita.
*Aprender no mínimo o básico de Libras.
*Ter bastante paciência.
*Caso o aluno não esteja compreendendo os sinais, usar outras formas de comunicação, como o desenho e a escrita.

Mais conteúdos dessa disciplina