Buscar

Análise de Plano de Aula de Direito Constitucional

Prévia do material em texto

Plano de aula 06
1) Não é viável o projeto de lei apresentado pelo prefeito de Tribobó do Agreste. De acordo com a Constituição Federal, é competência de a União autorizar e fiscalizar a produção e comércio de material bélico. Por isso, o projeto de lei excede sua competência, que é âmbito município.
2) A Constituição Federal, sendo a norma máxima vigente em nosso país. 
3) Não há como estabelecer grau de importância, visto que muitas normas trazem a positivação dos princípios e por eles foram inspirados. Além disso, em determinados momentos, é possível afastar a aplicação da norma para a adequação aos princípios.
Questões objetivas
1.
A alternativa correta é a C.
I – VERDADEIRO. O poder constituinte originário, tem como caráter, quase sempre, uma revolução ou ato que envolve violência.
II – VERDADEIRO. Essas são algumas das características do poder constituinte originário inicial. Ocorre com elaboração de uma nova constituição, como rompeu a ordem jurídica, surgiu a característica de ilimitado e autônomo
III – FALSO. O Poder Constituinte Originário cria um novo fundamento de validade para o sistema jurídico que surgirá.
IV – VERDADEIRO.  Criado para modificar as normas constitucionais já estabelecidas. Tal modificação é operada através das Emendas Constitucionais. Ao mesmo tempo, ao se elaborar uma nova ordem jurídica, o constituinte imediatamente elabora um Poder Derivado Reformador de modo a garantir a reforma da Carta após um determinado período onde haja tal necessidade.
V – FALSO. Não necessariamente há prática de crime, pois não há como estabelecer a forma que o Poder Constituinte Originário será exercido.
2.
A alternativa correta é a D.
No trecho trazido no enunciado da questão, Kelsen trata das normas coercitivas do Direito.
CAPITULO 5
 ATIVIDADE
1 . Resposta A
a teoria do ordenamento só procura a sua autossuficiência
2. 
A - FALSO, pois o ordenamento jurídico é formado por mais de uma norma.
B - VERDADEIRO, pois como diz na alternativa a teoria do ordenamento é formado de normas q se ligam.
C - FALSO, existe hierarquia, como vimos na pirâmide de Kelsen.
D - FALSO, o ordenamento jurídico foi feito para fechar as lacunas deixadas pelo direito.
3.
A completude do ordenamento jurídico é muito mais do que uma mera premissa metodológica ou doutrinária, sendo um elemento fundamental para a garantia do monopólio da criação do direito por parte do estado. As fontes secundarias ou subsidiárias de direito nada mais são do que instrumentos técnicos da aplicação, voltados para a garantia da mesma .
Faculdade Estácio de SÁ
Curso: Direito
Professora: Brenda Vieira Belo
Alunos: Caio Cesar Lobo Dantas
		João Paulo Cavalcanti de Oliveira

Continue navegando