Buscar

trabalho de probabilidade e estatística. p1

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE METEOROLOGIA- P1
Objetivos: Analisar os dados meteorológicos extraídos do site do INPE no período de julho á outubro de 2015.
Metodologia:
Na maioria dos estudos busca-se a aleatoriedade para evitar o erro sistemático ou vício de amostragem que torne abrangentes os resultados do estudo, neste caso, escolhemos trabalhar com amostragem probabilística, onde cada elemento na população tem probabilidade conhecida e diferente de zero de pertencer à amostra. Para retirar a amostra aleatória de 25 registros da população em anexo, utilizamos o método Aleatório Simples com reposição, que consiste em um subconjunto de indivíduos (a amostra) selecionado totalmente ao acaso a partir de um conjunto maior (a população) por um processo que garanta que todos os indivíduos da população têm a mesma probabilidade de ser escolhidos para a amostra e cada subconjunto possível de indivíduos (amostra) tem a mesma probabilidade de ser escolhido que qualquer outro subconjunto de indivíduos.
O sorteio da amostra foi realizado através do Excel, e a apresentação dos dados também será feita pelo mesmo. 
Utilizamos os mesmos métodos estatísticos para todas as variáveis- Direção do vento, Velocidade do vento e Temperatura do ar- construímos uma tabela de classe para a distribuição de frequência. Para fazer uma análise explanatória dos dados calculamos pelas fórmulas, a média aritmética, a mediana e a moda. Para medir a variabilidade ou dispersão calculamos pela fórmula o desvio médio, a variância, o desvio padrão e o coeficiente de variação. E finalmente para medidas de formas calculamos a assimetria, o coeficiente de simetria, a curtose e o coeficiente de curtose. 
Resultados:
Tabela de gráfico apropriado para a variável Mês;
R: [O gráfico está em anexo]
Tabela de distribuição de frequência em classes e histograma para as variáveis Direção e Velocidade do Vento;
R: [A tabela e histograma está em anexo]
Calcular a média, mediana, moda, desvio-padrão e coeficiente de variação das variáveis Temperatura do Ar, Direção e Velocidade do Vento;
R: Temperatura do ar
média=47,36
md=12,2
mo= - 18,4
S= 7,092426
CV= 14,97556
Direção do Vento
média=211
md=25,25
mo=252,04
S= 63,44289
CV= 30,06772
Velocidade do Vento
média=11,8
md=2,68
mo=10,02
S= 5,163978
CV= 43,76252
[ver todo o processo realizado na tabela em anexo]
Analisar em qual mês a velocidade do vento foi maior, indicando qual medida estatística é a mais adequada; 
R: No mês de setembro a velocidade do vento foi maior, com uma velocidade de 25.74 m/s. Como a população em estudo é considerada pequena, foi possível tirar essas conclusões apenas observando os dados da amostra.
Analisar qual das três variáveis (Temperatura do Ar, Direção e Velocidade do Vento), são mais homogêneas, indicando qual medida estatística é a mais adequada;
R: Calculando a variância das três variáveis podemos notar que a Velocidade do Vento apresentou um valor menor de variância, ou seja, sua variabilidade é menor, portanto, mais homogênea. 
Direção do vento – S²=4025
Velocidade do vento – S²=26,66
Temperatura do ar – S²=50,33
[ver o processo realizado na tabela em anexo]
Definir a simetria e a curtose da direção do vento;
R: A Simetria da direção do vento foi Assimétrica Negativa, e a sua Curtose apresentou uma Distribuição Leptocúrtica.
[ver processo realizado na tabela em anexo]
Conclusão:
Anexos:

Continue navegando