Buscar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Prévia do material em texto

PEDAGOGIA 
KENIA REGINA STEFFEN
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
Lucas do Rio Verde
2018
KENIA REGINA STEFFEN
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(1º AO 5ºANO)
Relatório de Estágio apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano)
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico: Nathalia Rosseto Silva
Tutor de Sala: Rosemary Corrêa Pontes
Lucas do Rio Verde
2018
INTRODUÇÃO
Este relatório tem a finalidade de registrar as experiências e resultados obtidos através da atividades desenvolvidas no decorrer do estágio curricular obrigatório de docência no Ensino Fundamental,realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eça de Queirós, no primeiro semestre de 2018, tendo como propósito a ampliação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula no decorrer do curso, a execução das técnicas adquiridas e a aprimoração da prática docente de forma significativa e dinamica. Este relatório é composto por descrições das observações e das experiências vivenciadas no período de regência em sala de aula, bem como os resultados obtidos. Ele foi realizado na turma do 5° ano do Ensino Fundamental, no período matutino, a turma tem um total de 27 alunos, e o tema do projeto desenvolvido foi “O Território Mato-grossense”. 
O estágio é um processo fundamental na formação do professor, pois, é o primeiro contato que o estudante de Pedagogia tem com seu futuro campo de atuação. Ele permite vivenciar experiências, conhecendo melhor sua área de atuação, possibilitando uma boa reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem e a função do educador.
 No projeto de intervenção busquei aplicar atividades diversificadas para que os alunos pudessem ter a melhor compreensão possível do tema abordado. O tema em questão ofereceu diversas possibilidades de práticas docentes, permitindo trabalhar a interdisciplinaridade.
O estágio contribuiu muito para o meu aprendizado, pois ofereceu a oportunidade de estar, efetivamente frente à sala de aula.
 
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Eça de Queirós fica situada na Avenida Pará, n°300, Bairro Alvorada, no municipio de Lucas do Rio Verde, estado do Mato Grosso. A escola está construida num terreno de 14.442m² e tem 3.669m² de edificação. Quanto ao espaço físico, o prédio escolar é composto por: uma sala de Direção, uma sala de Coordenação, uma Secretaria, uma Sala de professores, quinze Salas de aulas, um Laboratório de Ciências, uma Biblioteca, um Laboratório de informática, uma Sala de recuperação e apoio, uma Sala de Atendimento Educacional Especializado, oito banheiros masculino, oito banheiros feminino, um Refeitório, uma Cozinha com despensa e banheiro, uma Quadra de esporte coberta com um banheiro masculino e um feminino, um campo de futebol gramado e uma Sala de Materiais Esportivos, um parquinho, um bosque com mesinhas e bancos de concreto, uma quadra de voleibol de areia. Todos esses espaços estão devidamente equipados e mobiliados para o desenvolvimento das atividades afins. A Escola tem ainda uma grande área gramada e uma horta escolar.
A E.M.E.F. Eça de Queirós possui sua organização curricular adotada pela Secretaria Municipal de Educação do Município seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais segundo Resolução CNE/CEB Nº 04/07/2010 do Conselho Nacional de Educação Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental de nove anos e a Resolução 04/2012 do CME/LRV. Atendendo crianças dos 6 a 14 anos de idade em duas etapas a saber: Ensino fundamental I e II. A escola atende em torno de 880 alunos divididos em dois períodos, o período matutino, com início às 7:00 e término às 11:30 horas e o período vespertino com início às 13:00 e término às 17:30 horas. O corpo docente da escola é formado por 44 profissionais todos com formação superior e que buscam constante aperfeiçoamento. Estes profissionais contam com a ajuda de uma equipe de apoio, dentre eles um gestor, uma pessoa responsável pela coordenação dos anos iniciais e outra dos anos finais, um coordenador de planejamentos, dois secretários e demais profissionais que totalizam um montante de 16 funcionários.
A escola realiza algumas atividades buscando o bem-estar e o melhor desempenho de seus alunos, dentre estas podemos destacar: aulas de apoio para os alunos das séries iniciais e para Língua Portuguesa e Matemática para os alunos das séries finais, tentando suprir dificuldades e melhorar o desempenho dos alunos nas aulas regulares; treinamento de algumas modalidades esportivas como voleibol, futsal, handebol, entre outros.
É função dos professores zelar pelo bem estar e segurança dos alunos dentro e fora da sala de aula, para isso algumas medidas foram adotadas, a seguir vamos listar algumas:
As salas devem ser abertas pelo professor. As chaves são de responsabilidade do Professor;
Acompanhar a entrada dos alunos nos horários inicias de cada turno;
Na hora do Intervalo, os professores devem acompanhar sua turma ao refeitório, ajudando e controlando a fila e o momento dos alunos se servirem;
O horário de Intervalo deve ser supervisionado conforme Cronograma previamente estipulado;
Encaminhar alunos com necessidades especiais para a sala recursos, juntamente com a coordenação e gestora escola.
Caso o aluno precise ser retirado da sala de aula, deve ser encaminhado à Equipe Gestora devendo o professor subsidiá-lo com atividade/conteúdo relativos à disciplina envolvida.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Eça de Queirós tem como Missão assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos, solidários, conscientes e participativos, capazes de agir na construção de uma sociedade melhor. E sua Visão é ser uma escola voltada para uma educação de qualidade reconhecida pela sociedade, pela excelência de nossas práticas educativas pelo trabalho participativo, comprometido, criativo e inovador de nossa equipe, e pelo respeito dispensado aos nossos pais alunos e colaboradores. Ela preza os valores: Excelência; Respeito; Cooperação; Consciência Ambiental. 
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
No primeiro contato com a escola foi possível conversar com o diretor e a coordenadora dos anos iniciais sobre o objetivo do estágio e definimos uma turma a ser realizada a interferência. A coordenadora apresentou o espaço físico da escola e falou um pouco sobre o trabalho desenvolvido. Em seguida foi realizada a visita a turma escolhida para a realização do estágio e em conversa com a professora responsável e a coordenadora definimos o tema a ser trabalhado, dando sequência ao trabalho realizado pela professora.
Primeiro dia de observação. Dia 18 de Abril de 2018. 
No primeiro momento a professora recebeu os alunos à porta da sala, ao estarem em seus lugares fizeram um momento de oração. Em seguida, seguindo um cronograma um dos alunos leu um trecho de um livro de sua escolha.
Dando início as atividades do dia, como nesta data é comemorado o dia do livro infantil a professora dividiu os alunos em grupos e lhes entregou um texto com a história do Monteiro Lobato e pediu para que eles realizassem a leitura desse texto e discutissem entre eles e anotassem os pontos que achassem interessantes. Na sequência cada grupo expos suas anotações para o restante da turma e juntos debateram sobre a história de Monteiro Lobato e as suas criações. Dando sequência ela entregou uma folha com atividades referentes ao texto estudado. Logo após todos seguiram para o pátio da escolaonde a equipe pedagógica juntamente com os alunos do 6° ao 9° ano realizaram a contação de histórias de Monteiro Lobato, houve leituras dramatizadas, encenações, foi um momento muito agraciado por todos.
Registro dos aspectos observados: as atividades escolhidas ao mesmo tempo que trabalharam a História, propõe um trabalho efetivo de leitura, escrita, oralidade e interpretação de texto. A professora trabalhou de maneira que todos interagissem, destacou o trabalho em equipe e instigou os alunos que tem um pouco mais de dificuldade a participarem, a exporem seus conhecimentos.
Segundo dia de observação. Dia 19 de Abril de 2018. 
No primeiro momento a professora recebeu os alunos à porta da sala, ao estarem em seus lugares fizeram um momento de oração. Em seguida, seguindo um cronograma um dos alunos leu um trecho de um livro de sua escolha.
Dando início as atividades do dia, em comemoração ao dia do Índio, a professora fez uma roda de conversa e pediu para os alunos exporem seus conhecimentos acerca da história e da cultura indígena. Num segundo momento entregou um mapa para cada aluno indicando os locais onde ainda vivem tribos indígenas no território brasileiro. Em seguida entregou atividade para os alunos relacionarem alimentos, danças, utensílios, vestimentas com a cultura indígena ou com a cultura do homem branco, e atividades de palavras cruzadas. Na sequência pediu para que cada aluno desenhar um índio em uma cartolina e disponibilizou alguns materiais para que eles fizessem colagem sobre o seu desenho.
Registro dos aspectos observados: as atividades escolhidas trabalharam ao mesmo tempo a História e Geografia, a localização no mapa proporcionou ao aluno a se situar tanto quanto ao seu local, quanto a outras regiões brasileiras, e deu uma ideia do tamanho da população indígena. A professora usou a linguagem artística que estimula a criatividade e imaginação. 
Terceiro dia de observação. Dia 20 de Abril de 2018. 
No primeiro momento a professora recebeu os alunos à porta da sala, ao estarem em seus lugares fizeram um momento de oração. Em seguida, seguindo um cronograma um dos alunos leu um trecho de um livro de sua escolha.
Dando início a atividade a professora passou alguns problemas matemáticos no quadro e entregou uma folha com mais alguns, para os alunos recortarem o colarem no caderno. Os problemas envolviam atividades de adição, subtração, multiplicação e divisão. Após a conclusão dessa atividade, a professora chamou os alunos alternadamente para resolverem os problemas no quadro e juntos verificarem se a resolução estava correta.
Registro dos aspectos observados: as atividades escolhidas trabalharam as quatro operações matemáticas, adição, subtração, multiplicação e divisão simples. Durante a atividade a professora auxiliou os alunos, tirando suas dúvidas e relembrando as operações e técnicas a serem utilizadas e a correção no quadro permitiu uma revisão dos conteúdos.
Quarto dia de observação. Dia 23 de Abril de 2018. 
No primeiro momento a professora recebeu os alunos à porta da sala, ao estarem em seus lugares fizeram um momento de oração. Em seguida, seguindo um cronograma um dos alunos leu um trecho de um livro de sua escolha.
Dando início as atividades, a professora entregou um texto para todos lerem e em seguida chamou os alunos alternadamente para realizarem a leitura em voz alta, depois fizeram a interpretação oral do texto. Na sequência passou atividade escrita de interpretação do texto. Dando continuidade as aulas previstas, a aula seguinte é de ciências, a professora entrega o livro didático e os alunos fazem a leitura de duas páginas, que falam sobre o coração, artéria aorta e circulação, a professora vai explicando a função de cada um e tirando suas dúvidas, em seguida respondem perguntas baseados na leitura.
 Registro dos aspectos observados: as atividades escolhidas trabalharam interpretação de texto oral e escrita. Na sequência os alunos obtiveram conhecimento de alguns órgãos do corpo humano e seu funcionamento. A professora buscou engajar todos na atividade os levando a compreender a funcionalidade de cada órgão.
Quinto dia de observação. Dia 24 de Abril de 2018. 
No primeiro momento a professora recebeu os alunos à porta da sala, ao estarem em seus lugares fizeram um momento de oração. Em seguida, seguindo um cronograma um dos alunos leu um trecho de um livro de sua escolha.
Dando início as atividades, a professora entregou uma folha com situações problemas, com as quatro operações matemáticas para os alunos resolverem, à medida que iam terminando ela corrigia o caderno e no final fez a correção no quadro, chamando os alunos alternadamente para responderem as questões.
 Registro dos aspectos observados: a atividade escolhida trabalhou as quatro operações matemáticas, sistema de numeração decimal e valor posicional, e ainda a interpretação dos problemas. A professora auxiliou individualmente os alunos que tiverem dificuldade na execução da atividade.
Sexto dia de observação. Dia 25 de Abril de 2018.
 No primeiro momento a professora recebeu os alunos à porta da sala, ao estarem em seus lugares fizeram um momento de oração. Em seguida, seguindo um cronograma um dos alunos leu um trecho de um livro de sua escolha.
Dando início as atividades, a professora leu uma história em quadrinhos em seguida ela passou um questionário no quadro para a interpretação do texto, trabalhou também substantivos comuns, simples, coletivos e próprios. 
 Registro dos aspectos observados: as atividades escolhidas trabalharam a interpretação de texto, bem como os substantivos comuns, simples, coletivos e próprios. Já o texto escolhido abordou o gênero História em quadrinhos e suas características. A professora os auxiliou durante a execução da tarefa, sanando suas dúvidas.
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA
As aulas foram ministradas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Eça de Queirós, na turma do 5° ano, período matutino. A turma tem um total de vinte e sete alunos e é regida pela professora Silvana Teresinha Menussi Denig, que definiu o tema, que foi o Território Mato-grossense, e acompanhou e avaliou os planos de aula, bem como o desenvolvimento e as práticas das regências. O estágio foi supervisionado pelo diretor da instituição, Tiago Luiz Moro. 
Território mato-grossense
Localizado na região centro-oeste o estado do Mato Grosso é o terceiro mais extenso do país ficando atrás somente do Amazonas e do Pará. O estado do Mato Grosso apresenta vegetação diversificada, sendo que dentre elas podemos destacar a Floresta Amazônica, situada na região norte do estado, é a maior floresta do mundo que abrange oito países e é o que existe de mais complexo em termos de biodiversidade. O Pantanal também faz parte da vegetação mato-grossense, localizado na parte sul, é a maior área alagável do planeta e a sua fauna é muito rica. Temos ainda o Cerrado, que é o principal bioma do Centro-Oeste brasileiro e considerado a Savana brasileira. Além dessa diversidade de biomas o estado é um dos lugares com maior volume de água doce no mundo. Considerado a caixa-d'água do Brasil por conta dos seus inúmeros rios, aquíferos e nascentes.
 O território do Mato Grosso passou por grandes mudanças nos últimos anos devido a colonização por parte dos migrantes vindos em sua grande maioria da região Sul. Com a chegada desses imigrantes a partir da década de 1980 foi introduzido no estado o cultivo da soja e do milho tudo isso com o apoio do governo federal, o que fez com que o estado crescesse de maneira exorbitante e um tanto quanto desordenada, gerando muito desmatamento, colocando em risco a flora e a fauna. Com todo esse crescimento várias pessoas viram no estado do Mato Grosso a oportunidade de uma vida melhor, fazendo com que migrantes de todas as regiões do país se instalassem no estado, trazendo consigo seus costumes, sua culinária, seus sotaques e expressões. Essa mistura de diferentes etnias trouxe uma diversidade cultural muito grande para o estado,e misturou-se a rica cultura do estado do Mato Grosso, oriunda dos negros e das tribos indígenas.
Plano de aula 1. Data: 26-04-2018
 
Objetivos
Conhecer a História do estado de Mato grosso.
Aperfeiçoar as capacidades de leitura e escrita.
Separar e classificar as sílabas em monossílaba, dissílaba, trissílaba e polissílaba. 
Síntese dos procedimentos 
Fazer a leitura do texto A História do Estado de Mato Grosso
Dividir a turma em duplas e pedir para os alunos escreverem uma síntese sobre o texto.
Fazer um ditado de palavras retiradas do texto.
 Pedir para os alunos separarem as sílabas e as classificarem quanto ao número de sílabas.
Recursos
Texto impresso. 
Avaliação e/ou fixação 
Serão avaliados os alunos quanto a coesão e coerência na elaboração da síntese, bem como a sua grafia no ditado das palavras e a realização da atividade de separação e classificação das sílabas.
Referências 
CAVALCANTE, E. D. de A., COSTA, M. R. Mato Grosso e sua história. Cuiabá: Edição dos autores, 1999. 
 CORRÊA FILHO, Virgílio. História de Mato Grosso. Memórias Históricas, Vol.4, Várzea Grande, Edição da Fundação Júlio Campos, 1994.
ROSA, Carlos Alberto, JESUS, Nauk Maria de . A terra da conquista – História de Mato Grosso colonial. Cuiabá: Adriana, 2003.
Plano de aula 2. Data: 27-04-2018
Objetivos
Conhecer a saga dos imigrantes e migrantes do estado do Mato Grosso.
Identificar as diferentes culturas da região. 
Comparar as mudanças ocorridas ao longo dos anos.
Síntese dos procedimentos 
Realizar uma roda de conversa e abordar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema.
Entregar a folha do texto sobre os imigrantes e migrantes do Mato Grosso, pedir para realizarem a leitura em voz alta, e debater sobre o que foi lido.
Apresentar em Power point, a diversidade cultural do estado.
Formar grupos e pedir para que cada grupo elabore um cartaz destacando as diferentes culturas encontradas no estado, entregar livros e revistas para que eles recortem figuras relacionadas a cada cultura.
Convidar um grupo por vez para que apresente o resultado do trabalho realizado.
Recursos
Texto impresso, Power point, livros e revistas para recorte, cartolina, cola.
Avaliação e/ou fixação 
Serão avaliados a participação dos alunos na roda de conversa, na execução da atividade proposta e na sua apresentação, e ainda a oralidade na leitura do texto. 
Referências 
CAVALCANTE, E. D. de A., COSTA, M. R. Mato Grosso e sua história. Cuiabá: Edição dos autores, 1999. 
CORRÊA FILHO, Virgílio. História de Mato Grosso. Memórias Históricas, Vol.4, Várzea Grande, Edição da Fundação Júlio Campos, 1994. 
MACHADO, M. F. R. Diversidade sociocultural em Mato Grosso. Cuiabá: Entrelinhas, 2008.
ROSA, Carlos Alberto, JESUS, Nauk Maria de (Orgs.). A terra da conquista – História de Mato Grosso colonial. Cuiabá: Adriana, 2003
Plano de aula 3. Data: 30-04-2018
Objetivos
Identificar os biomas do estado de Mato Grosso e suas características.
Identificar o bioma da cidade em que vivem.
Localizar os principais rios que banham o estado de Mato Grosso.
Síntese dos procedimentos 
Realizar a leitura do texto sobre os biomas do estado de Mato Grosso, à medida que explica cada bioma ir anotando as características no quadro.
Entregar um mapa do estado do Mato Grosso e pedir para que os alunos localizem os biomas, e também localizem a cidade onde vivem e qual é o bioma característico dessa região.
Pedir para os alunos localizarem no mapa os principais rios que banham o estado e em qual bioma se encontram.
Formar grupos de 4 a 5 componentes, e cada grupo deve confeccionar um cartaz representando um dos biomas e o principal rio que banha esse bioma. 
Apresentar o cartaz para o restante da turma.
Recursos
Texto impresso, mapas dos biomas do estado do Mato Grosso, mapa da bacia hidrográfica do estado do Mato Grosso, cartolina, tinta, livros e revistas para recorte.
Avaliação e/ou fixação 
Serão avaliados a participação do aluno durante a execução da atividade proposta, bem como o seu engajamento e comportamento no grupo.
Referências 
Geografia do Mato Grosso, disponível em: http://www.mt.gov.br/geografia. Acesso em: Abril de 2018. 
Mapa dos biomas e rios do Mato Grosso, disponível em: http://www.matogrossobrasil.com.br/ecossistema.asp. Acesso em: Abril de 2018.
Mapa hidrográfico do Mato Grosso, disponível em: http://www.mapas-brasil.com/mato-grosso.htm. Acesso em: Abril de 2018.
MIRANDA, Leodete.; AMORIM, Leonice. Mato Grosso, Atlas Geográfico. Cuiabá: Entrelinhas, 2000.
PIAIA, Ivane Inêz. Geografia de Mato Grosso. 3. ed. Cuiabá: EDUNIC, 1997.
VASCONCELOS, Tereza Neide Nunes. Geografia de Mato Grosso. Território. Sociedade. Ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, 2005.
Plano de aula 4. Data: 02-05-2018
Objetivos
Identificar os animais em extinção.
Conscientizar quanto a importância da preservação da fauna e da flora.
Conhecer os animais que compõe a fauna do Pantanal mato-grossense.
Síntese dos procedimentos 
Realizar a leitura de um texto, juntamente com a turma, sobre os animais em extinção e a importância da preservação da fauna e da flora para a preservação dessas espécies
Passar atividade de interpretação do texto
Fazer uma roda de conversa e pedir para os alunos quais animais vivem no Pantanal mato-grossense.
Apresentar por meio de Power point imagens dos animais que fazem parte do bioma Pantanal.
 Fazer um ditado de nomes de alguns animais e pedir para que os alunos classifiquem esses animais em: aves, mamíferos, peixes e répteis.
Recursos
Texto sobre os animais em extinção, atividade de interpretação do texto e Power point.
Avaliação e/ou fixação 
Serão avaliados os alunos quanto a oralidade na leitura e a interpretação do texto, a escrita no ditado das palavras e o conhecimento quanto a classificação dos animais.
Referências 
Machado, A. B. M., Drummond, G. M., & Paglia, A. P. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Ed. Mma. Vol 1, 2008.
TOCANTINS, Nely. Áreas Protegidas e Turismo, estudo de caso: Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense/MT e seu entorno. Tese de Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais. São Carlos: UFSCAR, 2006.
Plano de aula 5. Data: 03-05-2018
Objetivos
Compreender o gênero reportagem.
Identificar as características de uma reportagem.
Diferenciar linguagem verbal e não verbal.
Síntese dos procedimentos 
Em uma roda de conversa perguntar aos alunos o que é uma reportagem, após suas contribuições complementar o assunto.
Entregar uma folha com a reportagem sobre a Arara Azul, e analisar quais as suas características. 
Realizar a leitura da reportagem juntamente com a turma.
Pedir para a turma fazer a interpretação do texto respondendo às perguntas que serão entregues.
Recursos
Reportagem, folhas de atividades impressas.
Avaliação e/ou fixação 
 Serão avaliados o desempenho dos alunos na execução da atividade, e a oralidade na leitura do texto.
Referências 
Reportagem Ararinha Azul, disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/09/1345102-extinta-da-natureza-ararinha-azul-vive-em-cativeiros-de-quatro-paises.shtml. Acesso em: Abril de 2018.
 
Plano de aula 6. Data: 04-05-2018
Objetivos
 Interpretar e aplicar o valor posicional de cada uma das ordens, através do quadro-valor.
Analisar, interpretar, formular e resolver situações problemas compreendendo diferentes significados da adição, subtração, multiplicação e divisão.
Produzir um texto do gênero História em Quadrinhos.
Síntese dos procedimentos 
Entregaratividade com situações problemas que envolvam as quatro operações matemáticas, adição, subtração, multiplicação e divisão.
Fazer a correção da atividade, chamando os alunos para que resolvam o problema no quadro.
Revisar o assunto da aula anterior, lembrar que lemos a reportagem da Arara Azul.
Solicitar para os alunos a construção de uma História em quadrinhos, tendo como tema “A Arara Azul”, trabalhada na aula anterior. Disponibilizar desenhos de arara para os alunos colarem na história.
Pedir para que cada aluno leia a sua história.
Recursos
Folhas de atividades impressas. Desenhos de araras. 
Avaliação e/ou fixação 
Serão avaliados o desempenho do aluno na resolução dos problemas, e a coesão e coerência do texto escrito.
Referências 
 Atividades sobre as quatro operações matemáticas, disponível em: 
https://www.acessaber.com.br/atividades/situacoes-problema-de-matematica-5o-ano/ . Acesso em: Abril de 2018.
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS
Primeiro dia de Regência. Dia 26 de Abril de 2018.
 Como é de praxe da turma, iniciamos a aula com um momento de oração e após um aluno leu uma história de sua escolha.
 Dando inicio as atividades realizados a leitura do texto sobre a História do estado do Mato Grosso. Em seguida pedi para que formassem duplas e escrevessem uma pequena síntese do texto, eu os auxiliei durante realização da atividade e a medida que iam terminando eu fui corrigindo os textos. Na sequência fiz um ditado de palavras retiradas do texto e pedi para que eles separassem essas palavras em sílabas e as classificasem quanto ao número de sílabas. Quando todos terminaram fizemos a correção no quadro, chamei os alunos alternadamente para que cada um escrevesse uma palavra.
A aula foi boa num contexto geral, alguns alunos tiveram um pouco de dificuldade para desenvolver a síntese,mas com meu auxílio eles conseguiram terminar a atividade. Durante o ditado observei que dois alunos não estavam escrevendo, quando os questionei a respeito eles me falaram que não sabiam escrever quando era ditado, tentei incentivá-los mas não obtive sucesso. Quanto a atividade de separação e classificação das sílabas todos foram muito bem, tendo em vista que a professora vinha trabalhando esse assunto na semana anterior e pediu para que eu desse continuidade. Oque atrapalhou o decorrer das aulas, foi o comportamento de alguns alunos, conversas paralelas, hiperatividade, tive que chamar a atenção algumas vezes. 
Segundo dia de Regência.Dia 27 de Abril de 2018.
 Logo que entramos na sala dois alunos vieram se queixar da agressão de um colega, a professora regente conversou com eles, deu uma lição de moral e os advertiu verbalmente, depois de resolvida a situação dei início a aula com o momento de oração e após um dos alunos leu uma história de sua escolha.
 Dando início as atividades, em uma roda de conversa apresentei o assunto da aula e dialogamos a respeito do mesmo, os alunos expuseram seus conhecimentos prévios, e em seguida entreguei um texto com a história do migrantes e imigrantes do estado do Mato Grosso, fui chamando os alunos alternadamente para realizarem a leitura, e a medida que iam lendo fazíamos pausas para discutir o texto. Logo após fiz uma apresentação no Power point das diferentes culturas do estado, trazidas pelos migrantes de várias regiões do país. Na sequência pedi para formarem grupos e confeccionarem cartazes destacando a diversidade cultural, os alunos puderam fazer uso de revistas, jornais e livros para recortar figuras que representassem as culturas, também os instiguei a desenharem e escreverem características peculiares de cada cultura. No final todos os grupos apresentaram o resultado dos seus trabalhos.
A aula foi muito produtiva e os alunos participaram bastante. A roda de conversa contribuiu para troca de conhecimentos e interação dos alunos. Durante a leitura do texto pude perceber que alguns alunos ainda têm muita dificuldade, assim como também tiveram aqueles que não demonstraram interesse na realização da atividade. Em relação ao comportamento após o fato ocorrido no início da aula todos se mantiveram em seus lugares e em silêncio, e eu observei como me portar diante de uma situação adversa. 
Terceiro dia de regência. Dia 30 de Abril de 2018.
 Iniciei a aula com o momento de oração e após um dos alunos leu um texto de sua escolha.
Dando inicio as atividades entreguei uma folha com o mapa dos biomas e rios do estado do Mato grosso, inicialmente expliquei cada um dos biomas e pedi para eles os localizarem no mapa, pedi também para localizarem a cidade onde vivem e qual é o bioma característico da região.A medida que explicava fui escrevendo características de cada bioma no quadro e ao final da explicação pedi para eles copiarem. A turma demonstrou muito interesse no assunto, porém como era um assunto mais complexo tive que explicar de variadas maneiras para que todos pudessem compreender o assunto.
Dando sequência a aula pedi para retomarem o mapa e localizarem os rios que banham os estado e em qual bioma se encontram. Em seguida formei grupos e pedi para cada grupo confeccionar um cartaz representando um dos biomas e o principal rio que banha esse bioma. Também designei um grupo a retratar a nossa cidade, desde as suas construções aos espaços verdes e parques. Eles fizeram uso de tinta guache, lápis de cor e puderam recortar imagens que representassem características do bioma a ser reproduzido. No final todos os grupos apresentaram o resultado do seu trabalho para o restante da turma e observaram o quanto a nossa cidade é arborizada. 
A atividade foi produtiva e todos se empenhar em ajudar, ouve algumas divergencias nos grupos em relação ao que deveriam desenhar ou colar, alguns alunos não tinham prestado atenção na minha explicação, por esse motivo chamei a atençaõ deles e expliquei de novo. Devido ao fato de ser uma atividade em grupo,houve muita conversa, tive que chamar a atenção várias vezes e pedir para abaixarem o tom de voz para não atrapalhar as outras turmas.
Quarto dia de regência. Dia 02 de Maio de 2018.
Iniciamos a aula com um momento de oração e logo após um dos alunos leu um texto de sua escolha.
Dando inicio as atividades realizamos a leitura do texto sobre os animais em extinção, expliquei a importância da preservação da fauna e da flora para a preservação dessas espécies. Para a realização da leitura chamei os alunos que tem mais dificuldade para poderem aprimorar a leitura. Alguns alunos não acompanharam a leitura do texto e quando pedi para lerem não sabiam em que parte estávamos,chamei sua atenção e expliquei a importância de acompanhar enquanto o colega lê. Ao término da leitura passei uma atividade de interpretação do texto, e auxiliei os alunos na execução da tarefa a medida que solicitavam e de forma individual.
Num segundo momento questionei os alunos sobre quais animais que vivem no Pantanal mato-grossense que eles conhecem, e após fiz uma apresentação no Power point de todos animais que vivem no Pantanal. Na sequência fiz um ditado de nomes de alguns desses animais e pedi para que os alunos os classificassem em: aves, mamíferos, peixes e répteis. Alguns alunos tiveram grande dificuldade na hora de fazer a classificação, tive que auxiliá-los. 
Quinto dia de regência. Dia 03 de Maio de 2018.
Iniciamos a aula com o momento de oração e após um dos alunos leu um texto de sua escolha.
Dando inicio as atividades, em uma roda de conversa perguntei para os alunos o que era uma reportagem, após todos exporem suas idéias complementei o assunto e em seguida entreguei uma folha com a reportagem: ”A Arara Azul”. Fiz uma breve abordagem a respeito do que a reportagem falaria a partir da manchete e a em seguida realizamos a leitura da mesma, e ao término analisamos as características do texto, a manchete, a linguagem verbal e não verbal, entre outras.
Na sequência entreguei uma folha com atividades de interpretação do texto, para os alunos responderem em seus cadernos.Amedida que terminavam a atividade eu ia corrigindo o seu caderno, e o aluno que terminava deveria pegar um livro para ler enquanto aguardava seus colegas terminarem.Como a atividade era muito extensa alguns alunos não conseguiram terminar, oque atrapalhou bastante foram as conversas paralelas e alunos saindo de seus lugares. Chamei a atenção várias vezes e como teve alguns alunos que não me respeitaram pedi para a professora regente intervir, mas mesmo assim foi difícil controlar a situação.
Sexto dia de Regência. Dia 04 de Maio de 2018.
 Iniciamos a aula com o momento de oração e após um dos alunos leu um texto de sua escolha.
Dando início as atividades entreguei atividade com situações problemas das quatro operações matemáticas, adição, subtração, multiplicação e divisão.Quando os alunos terminaram realizamos a correção no quadro, chamei os alunos alternadamente para responderem as questões. 
Na sequência revisamos o assunto da aula anterior, a reportagem sobre a Arara Azul, e pedi para que cada aluno escrevesse uma História em Quadrinhos com o tema “Arara Azul”. Disponibilizei desenhos para eles colarem nas histórias. Quando todos terminaram pedi para realizarem a leitura de sua história para o restante da turma.
A aula foi muito produtiva, na hora da correção da atividade de matemática todos queriam resolver no quadro, percebi que eles já compreendem bem as quatro operações, tendo em vista que a professora regente vem trabalhando o conteúdo com eles. Na construção da história em quadrinhos, como sempre teve alguns alunos que demoraram para finalizar, mas todos fizeram questão de ler a sua história, algumas complexas outras mais simples, mas todas com coerrentes com oque foi pedido.
No final da aula como era meu último dia de estágio, realizamos uma confraternização, entreguei lembrancinhas para os alunos e para a professora regente, e agradeci a todos pelo tempo que pude passar com eles e por me acolherem tão bem.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estágio é a etapa mais importante na vida do acadêmico, isto porque o insere na realidade do contexto escolar , e esta experiência possibilita colocar em prática a teoria aprendida no decorrer do curso e vivenciar a realidade escolar. É no momento do estágio que o estudante tem a oportunidade de conhecer a real situação da prática docente, de modo a verificar se os conhecimentos adquiridos são pertinentes à área. É o período para efetivar um processo de ensino/aprendizagem que se tornará concreto, permitindo ao aluno adequar seus conhecimentos e idéias às diferentes necessidades da sociedade.
O período de observação foi de grande valia, pois, aprendi com a professora a como contornar situações adversas, a lidar com os alunos mais agitados e com os que tem dificuldade de aprendizagem. Pude observar o comportamento dos alunos e preparar estratégias para lidar com as mais diversas situações durante o período de regência.
No período de regência tive as mais variadas experiências, desde momentos positivos, a situações adversas, mas, que nos ensinam a refletir profundamente sobre a nossa missão como educador. Aprendi a lidar com as diferenças e peculiaridades dos alunos, e a respeitar o tempo de cada um. Na atuação em sala de aula tive a oportunidade de reflexão, de analisar onde e como devo melhorar, aprendi a mudar minha ação sempre que necessário.
Posso afirmar, que o estágio ocupa um lugar importante na formação docente, visto que interfere de forma incisiva na prática pedagógica do professor. Assim sendo, caracteriza-se como um momento fundamental, pois possibilita ao acadêmico uma aproximação com o seu futuro campo de trabalho. A prática vivenciada foi uma experiência enriquecedora para minha vida profissional como futura pedagoga. Ao final do estágio me senti satisfeita e muito mais preparada para atuar em sala de aula.
Atividades sobre as quatro operações matemáticas, disponível em:https://www.acessaber.com.br/atividades/situacoes-problema-de-matematica-5o-ano/ Acesso em: Abril de 2018.
Borges, Fernando Tadeu. Do extrativismo á pecuária. 2ªed.São Paulo: Scortecci, 2001. 
 BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 2001.
CAVALCANTE, E. D. de A., COSTA, M. R. Mato Grosso e sua história. Cuiabá: Edição dos autores, 1999. 
 
CORRÊA FILHO, Virgílio. História de Mato Grosso. Memórias Históricas, Vol.4, Várzea Grande, Edição da Fundação Júlio Campos, 1994.
Geografia do Mato Grosso, disponível em: http://www.mt.gov.br/geografia. Acesso em: Abril de 2018.
Machado, A. B. M., Drummond, G. M., & Paglia, A. P. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Ed. Mma. Vol 1, 2008.
MACHADO, M. F. R. Diversidade sociocultural em Mato Grosso. Cuiabá: Entrelinhas, 2008.
Mapa dos biomas e rios do Mato Grosso, disponível em: http://www.matogrossobrasil.com.br/ecossistema.asp. Acesso em: Abril de 2018.
Mapa hidrográfico do Mato Grosso, disponível em: http://www.mapas-brasil.com/mato-grosso.htm. Acesso em: Abril de 2018.
MIRANDA, Leodete.; AMORIM, Leonice. Mato Grosso, Atlas Geográfico. Cuiabá: Entrelinhas, 2000.
PIAIA, Ivane. Geografia de Mato Grosso. 3ªed. Cuiabá: EDUNIC, 2003. 
Reportagem Ararinha Azul, disponível em:http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/09/1345102-extinta-da-natureza-ararinha-azul-vive-em-cativeiros-de-quatro-paises.shtml. Acesso em: Abril de 2018. 
ROSA, Carlos Alberto, JESUS, Nauk Maria de (Orgs.). A terra da conquista – História de Mato Grosso colonial. Cuiabá: Adriana, 2003.
SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: Da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.
TOCANTINS, Nely. Áreas Protegidas e Turismo, estudo de caso: Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense/MT e seu entorno. Tese de Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais. São Carlos: UFSCAR, 2006.
VASCONCELOS, Tereza Neide Nunes. Geografia de Mato Grosso. Território. Sociedade. Ambiente. Cuiabá: Entrelinhas, 2005.

Continue navegando