Buscar

Portifolio

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
ALUNAS DO CURSO DE GRADUACAO 
ELIANE M. FERNANDES
PORTFÓLIO
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO
 
LUCAS DO RIO VERDE - MT
2018
A LEI E O DIA A DIA NA ESCOLA
 
O diário de campo é um instrumento muito importante para a atividade de observação. A escola observada foi Eça de Queiros, no Estado do MT em Lucas do Rio Verde, esta escola atende do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Dando inicio a observação coletamos a seguinte observação, nesta escola a Educação Especial não esta de acordo com a lei estabelecida, à lei de 06 de julho de 2015. Segunda informação da supervisora da escola, ela funciona em dois períodos matutino e vespertino, ambos os horários os dois períodos contém alunos especiais, a escola não esta apta para receber essas crianças com quaisquer tipos de necessidades, a escola só tem um banheiro adaptado e não possui rampa para cadeirante. Aos poucos estão tentando se adequar as normas estabelecidas pela Lei, esta escola é uma das mais antigas da cidade talvez por esse motivo possa ser uma das dificuldades que exista, mesmo assim Diretor e Supervisor estão lutando para que o município se enquadre nos padrões exigidos, para terem um professor de apoio para essas crianças tem que os pais levarem ao medico e dai somente com laudo e muita persistência por ambas as partes, pais e diretores da escola, conseguir este recurso. Professores enfrentam muitas dificuldades dentro da sala de aula, pois não tem nenhum tipo de recurso para lidar com essas crianças especiais. Não há materiais específicos para inclusão, principalmente para alunos com quantidades mais elevadas de problemas. Dentro da sala de aula o professor fica meio perdido com certas situações tipo, alunos agitados, agressivos, os cegos, surdo e mudo, na maioria das vezes o foco tem que ser todo encima dos portadores de necessidades eles precisam de atenção diferenciada o tempo todo, com isso atrapalha o desenvolvimento e aprendizado das outras crianças que estão ali para serem alfabetizadas. 
A lei de inclusão da pessoa com deficiência de 06 de julho de 2015 foi sancionada com a intenção de promover e assegurar as condições de direitos de igualdade e liberdade fundamentada visando à igualdade da inclusão social. 
Os professores não encontram soluções nada fáceis a esse respeito já que a inclusão constitui por politicas publicas que garantem a permanência dessas crianças com deficiência em sala de aula querem educação de qualidade independente de suas condições, mas esquecem do apoio e suporte para os professores, além do suporte material didático, esses profissionais tem que estar com seu psicológico preparado fisicamente, mentalmente. A escola observada esta somente de acordo com a Lei de 9.394 Lei de Diretrizes e Bases da Educação ( LDB ) que estabelece critérios de caracterização de instituições especializadas com atuação em Educação Especial e Inclusiva.
Os professores desta instituição estão tentando através de formação, organizar melhor suas aulas a respeito dos direitos das crianças com necessidades especiais. Toda criança com deficiência tem o direito de expressar seus desejos em relação à educação, os pais destas crianças também tem o direito de saber sobre a forma de educação que seus filhos estão recebendo.
Existe a lei, mas são poucas as escolas que estão colocando em pratica. Com essa observação, nos fez refletir e compreender melhor sobre as formas de acesso e tratamento das crianças, com educação de qualidade elas ingressam na sociedade através do meio escolar. Todo o dia alunos e professores tem muito que aprender nota – se que não é nada fácil encarar o dia a dia na escola, esperamos que um dia todas as crianças independentes de necessidade ou não, tenham um ensino de qualidade e professores uma preparação adequada para desenvolver seu trabalho com qualidade.
Para receber esses alunos com deficiência na inclusão escolar todos os profissionais tem que estar com coração cheio de amor e compreensão já que a inclusão é direito para todos a inclusão é um fato bastante discutido e pouco compreendido pela população as iniciativas pelos pais são poucas diante das reais condições. Diz a Lei de 7.853/9 que todos os portadores de educação inclusiva devem ter acessibilidade, isto é ter segurança e autonomia total do espaço e de equipamento urbano. 
Temos que estar cientes de que se a mediação for realizada por professores despreparados, que desconsiderem [...], processos singulares de aprendizado desses alunos, estaremos acirrando a exclusão. 
( FERNANDES, SUELI, 2013, p 215 livro Fundamentos para Educação Especial ) diante dos relatos abordados, a escola é empenhada em transmitir uma educação para todos os alunos sem haver nenhum tipo de exclusão, por parte de seus educando, sejam eles especiais ou não, tem que ser tratados de igual forma demonstrando o seu empenho em inserir a todos numa sociedade justa e igualitária, e tentarem desempenhar e Lei de uma forma inclusiva com relação aos Portadores de Necessidades Especiais.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 
FERNANDES, Sueli, Fundamentos para Educação Especial / Sueli Fernandes. Curitiba. Inter Saberes 2013.
 
LUCAS DO RIO VERDE - MT
2018

Continue navegando