Buscar

PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INTEGRADO À LO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0317_AV_201703430999 » PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO INTEGRADO À LO
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201703430999 - LUCAS PARAISO MACHADO
	Professor:
	RICARDO GAZ
	Turma: 9005/AD
	Nota da Prova: 5,7    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 24/11/2017 19:57:57
	
	 1a Questão (Ref.: 201703720299)
	Pontos: 0,2  / 1,0
	Clemente Nóbrega, físico e autor de A Ciência da Gestão, afirma que a habilidade mais central de um gestor é a mesma do médico, do engenheiro ou do físico: "é o domínio de critérios que permitam identificar o que é relevante em cada circunstância e discernir quando faz sentido usar certo "remédio" e quando não faz". Quando se trata de negócio, o que interessa de fato é: esse método ou essa teoria pode ser aplicada? É importante levar em consideração, no processo de decisão, os fatores críticos de sucesso do negócio. Fatores críticos de sucesso, do inglês Critical Success Factors (CSF), são os fatores que definem o sucesso ou o fracasso de uma empresa. São pontos sobre os quais a organização deve redobrar a atenção, em que ela não pode falhar. No planejamento o controle da produção (PCP) podemos citar como fatores críticos de sucesso: a capacidade de planejar; a capacidade de medir o desempenho; a capacidade de identificar desvios; e a capacidade de adotar correções. Comente sobre o fator crítico planejamento do PCP e quando ele estará concluído.
		
	
Resposta: O PCP é ciclico , então devemos o tempo todo está executando e obervando os indicadores dos fatores critícos para está vendo se o desempenho e andamento da produção, se está sendo executado o que foi planejado, e não está havendo desvios dos padrões estabelecidos no planajemanto, e caso haja desvios adotar medidas corretivas cabiveis.
	
Gabarito: O planejamento realizado por este ambiente estará concluído quando forem respondidas as seguintes indagações: - O que produzir? - Determinação do produto a ser feito. - Quanto produzir? - Quantificação da produção. - Com que produzir? - Definição do material a ser usado. - Como produzir? - Determinação do processo (modo de fazer). - Onde produzir? - Especificação dos equipamentos. - Com quem produzir? - Quantificação da mão-de-obra. - Quando produzir? - Estipulação do prazo de execução.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201703645275)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Indicadores de Desempenho representam informações quantitativas, úteis à tomada de decisão. Eles medem e avaliam o comportamento dos aspectos principais de produtos e de processos. Podem ser usados para:
a) Avaliar
b) Controlar
c) Melhorar
 
Associe:
 
(  ) Para monitorar o progresso dos resultados dos processos, rumo a metas de melhoria estabelecidas e Tomados em relação a benchmarks de mercado.
(  ) Diagnóstico inicial, Comparação com dados de outras empresas (benchmarking) e Apoio à formulação de estratégias de gestão.
(  ) Controle de processos que estão em execução (PDCA) e Comparação com os padrões de referência adotados - valores médios, limites superior e inferior.
 
		
	
Resposta: c, a , b
	
Gabarito:
( c ) Para monitorar o progresso dos resultados dos processos, rumo a metas de melhoria estabelecidas e Tomados em relação a benchmarks de mercado.
( a )Diagnóstico inicial, Comparação com dados de outras empresas (benchmarking) e Apoio à formulação de estratégias de gestão.
( b ) Controle de processos que estão em execução (PDCA) e Comparação com os padrões de referência adotados ¿ valores médios, limites superior e inferior.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703522032)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Planejar e controlar a produção e promover a integração do processo produtivo, reduzindo os estoques, abaixar o ponto de equilíbrio, decidir sobre comprar ou fabricar e Identificar o lote econômico (reduzir custo de preparação) e otimizar o arranjo físico, dentre outras atribuições são pertinentes à:
		
	
	Administração da Qualidade
	 
	Administração (Estratégica) de Materiais,
	
	Administração Financeira
	
	Nenhuma das anteriores
	
	Administração da Engenharia
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703649444)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as questões: 1. O Planejamento e Controle da Produção (PCP) é composto por diversas atividades inter-relacionadas, cada uma com suas características próprias. 2. O Plano Mestre da Produção deve ser analisado quanto às necessidades de recursos produtivos com a finalidade de identificar possíveis gargalos e potenciais problemas que possam inviabilizar esse plano, quando de sua execução no curto prazo. 3. O Planejamento Estratégico da Produção é gerado a partir do Plano Agregado de Produção (PAP), desagregando-o em produtos acabados, guiará as ações do sistema de produção no curto prazo, estabelecendo quando e em que quantidade de cada produto deverá ser produzida dentro dos prazos preestabelecidos. 4. O Planejamento da Capacidade fornece dados para futuros planejamentos de capacidade, identificação de gargalos, estabelecer a programação de curto prazo e estimar prazos viáveis das encomendas. Assinale a opção correta:
		
	
	Somente as questões 2, 3 e 4 estão corretas.
	 
	Todas as questões estão corretas.
	
	Somente as questões 1, 3 e 4 estão corretas.
	
	Somente as questões 1, 2 e 3 estão corretas.
	
	Somente as questões 1, 2 e 4 estão corretas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703524765)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Um item é dito de demanda dependente, se:
		
	
	A sua oferta puder ser programada internamente.
	
	O seu consumo puder ser programado externamente.
	
	A sua oferta não puder ser programada internamente.
	 
	O seu consumo não puder ser programado internamente.
	 
	O seu consumo puder ser programado internamente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201703649471)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as questões: 1. Os modelos que indiretamente se encarregam de determinar o momento da emissão das ordens de reposição são os de controle por ponto de pedido e o de reposições periódicas. 2. Os modelos que buscam diretamente emitir as ordens de reposição: são os baseados na lógica do MRP (Material Requirement Planning), também chamado de cálculo das necessidades de materiais, que emprega o conceito de dividir os itens em itens de demanda dependente e itens de demanda independente. 3. Os modelos de controle de estoques baseados na lógica do MRP, ou do cálculo das necessidades de materiais, são modelos normalmente incorporados a um sistema mais amplo de informações gerenciais mais amplo, conhecidos como MRPII (Manufacturing Resource Planning), que busca, via informatização do fluxo de informações, integrar os diversos setores da empresa, como marketing, engenharia e finanças, ao sistema de produção. 4. Cerca de 20% dos itens correspondem a aproximadamente 80% da utilização em valores monetários ¿ Isto é um exemplo do conceito da curva de Pareto ou curva ABC. 5. O estoque de segurança é projetado para absorver as variações na demanda durante o tempo de ressuprimento, ou variações no próprio tempo de ressuprimento, dado que é apenas durante este período que os estoques podem acabar e causar problemas ao fluxo produtivo. Assinale a opção correta:
		
	
	Somente as questões 1, 2 e 4 estão corretas.
	
	Somente as questões 2, 3, 4 e 5 estão corretas.
	
	Somente as questões 1, 2, 3 e 4 estão corretas.
	
	Somente as questões 1, 2, 3 e 5 estão corretas.
	 
	Todas as questões estão corretas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201703532312)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Falta de espaço para armazenagem, rupturas freqüentes e baixa rotatividade dos estoques, são exemplos de:
		
	
	Gestão eficiente dos estoques.
	
	Gestão integrada dos estoques.
	 
	Gestão ineficiente dos estoques.
	
	Gestão participativa dos estoques.
	
	Gestão especulativa dos estoques.
	
	
	 8a Questão (Ref.:201703524755)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O MRP (Material Requirements Planning, ou cálculo das necessidades de materiais) e o MRP II (Manufcturing Resources Planning, ou planejamento de recursos de manufatura) são sistemas de administração da produção de grande porte que têm sido implementados em muitas empresas, desde os anos 70, os principais objetivos do cálculo das necessidades são:
		
	 
	Permitir o cumprimento de prazos de entregas dos pedidos dos clientes, com a mínima formação de estoques, planejando as compras e a produção de itens.
	
	Permitir o cumprimento de prazos de entregas dos pedidos dos clientes, com a mínima formação de estoques, planejando apenas a produção de itens.
	
	Permitir o cumprimento de prazos de entregas dos pedidos dos clientes, sem mínima formação de estoques, planejando apenas as compras.
	 
	Permitir o cumprimento de prazos de entregas dos pedidos dos clientes, com a máxima formação de estoques, planejando as compras e a produção de itens.
	
	Permitir o cumprimento de prazos de entregas dos pedidos dos clientes, sem formação de estoques, planejando as compras e a produção de itens.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201704102080)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	É função do MPS - Planejamento Mestre da Produção
		
	 
	Controlar a demanda do mercado com a capacidade interna da empresa de forma a organizar as necessidades de produção de produtos finais, considerando os níveis de matéria-prima
	 
	Coordenar a demanda do mercado com os recursos internos da empresa de forma a programar as necessidades de produção de produtos finais, considerando os níveis de capacidade
	
	Coordenar a oferta do mercado com os recursos externos da empresa de forma a programar a capacidade de produção de produtos finais, considerando os níveis de demanda
	
	Administrar a demanda do mercado com as capacidades internas da empresa de forma a programar as necessidades de produção de produtos iniciais, considerando os níveis de capacidade
	
	Coordenar a demanda do mercado com os recursos externos da empresa de forma a controlar as ofertas de produção de produtos intermediários, considerando os níveis de capacidade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201703522389)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O objetivo é apoiar o planejamento estratégico do negócio através de análises e revisões periódicas, garantindo sua viabilidade e efetividade e que os planos operacionais sejam realistas, considerando as inter-relações existentes entre as diversas áreas da empresa, gerenciando as mudanças de forma eficaz a partir de postura proativa e gerenciar os estoques de produtos finais e/ou carteira de pedidos de forma a garantir bom desempenho de entrega (disponibilidade de produto). Avaliando o desempenho do processo de planejamento de vendas e estoque, identificando e segregando as atividades que estão fora de controle daquelas que se encontram sob controle, desenvolver o trabalho em equipe através da criação de condições para que cada departamento participe do planejamento global da empresa, refere-se:
		
	 
	O S&OP (Sales & Operations Planning)
	
	O MRP II (Manufacturing Resource Planning II)
	
	O WMS (Warehouse Management System)
	
	O TMS (Transportation Management System)
	
	O MRP (Manufacturing Resource Planning)

Outros materiais