Buscar

LABORATORIO DE ORALIDADE E TEXTO

Prévia do material em texto

CURSO DE PEDAGOGIA – 2º SEMESTRE – 2013.2
DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE ORALIDADE E TEXTO
PROFESSORA: RENATA LEMOS CARVALHO	 TUTORA: JOSIANE CONCEIÇÃO
ALUNO/A: CAROLINA FREITAS GONÇALVES CAMPOS POLO: SANTO AMARO
ATIVIDADE VIRTUAL – 2013.2 
QUESTÃO 1 [valor - 1,0] – Com base na citação abaixo, explique a importância do domínio da escrita numa sociedade letrada. 
	Nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita. É por meio desse contato diversificado em seu ambiente social que as crianças descobrem o aspecto funcional da linguagem da comunicação escrita, desenvolvendo interesse e curiosidade por essa linguagem. 
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. p.127. 
Uma sociedade letrada é aquela em que os indivíduos fazem o uso da leitura e da escrita para se comunicarem, mas, nem todos conseguem ler e escrever com eficácia.
É de extrema importância que todas as pessoas tenham o comando da escrita numa sociedade letrada, pois, ela está presente de no nosso cotidiano.
Assim, nas sociedades letradas, ser alfabetizado é insuficiente para vivenciar plenamente a cultura escrita e responder às demandas da sociedade.
A escrita vai mais a frente do que ser apenas um meio de comunicação, através dela o homem tem acesso a informações e explana suas opiniões. Vale ressalvar também que o ato de escrever é visto como um procedimento de aperfeiçoamento do indivíduo colaborando para um bom desenvolvimento mental do mesmo.
(...) A leitura de mundo precede a leitura da palavra, (...) a leitura da palavra não é apenas precedida pela leitura do mundo mas por uma certa forma de “escrevê-lo” ou de “reescrevê-lo”, quer dizer, de transformá-lo através de nossa prática consciente. (Freire, 1989: 11 e 20)
QUESTÃO 2 [valor - 2,0] – Leia, a seguir, a transcrição de um trecho de uma aula gravada em um aparelho de áudio (Projeto Norma Linguística Urbana Culta – RJ) e responda: 
	[...] Bom... então... voltando um pouquinho atrás... nós vimos que o início da industrialização nos Estados Unidos... se deu de uma maneira direta... né... decorrente... de uma aplicação de excedente... europeu... no início da industrialização dele... encontramos lá:... no território... dos Estados Unidos... condições geográficas favoráveis... condições de população... favoráveis... quer dizer... constituindo uma força de trabalho... GRANDE e na medida... necessária... ao desenvolvimento... harmonioso que... desenvolvia nos setores... e os capitais... como nós já vimos... tanto equipamentos como capital estrangeiro... eles foram... eh... quase que linearmente aplicados... na economia americana... [...]
Fonte: http://www.letras.ufrj.br/nurc-rj/
Pode-se afirmar que o texto acima se aproxima do polo da oralidade, por tratar-se de uma transcrição de fala. Retextualize-o, transformando-o num texto que poderia ser publicado numa revista de economia. Para tanto, use os recursos linguísticos adequados à situação comunicativa. 
O início da industrialização nos Estados Unidos se deu de uma maneira direta decorrente de uma aplicação de demasia europeu. Foram encontradas, em seu território, condições geográficas favoráveis, condições de população, construindo uma força de trabalho grande e na medida necessária ao desenvolvimento harmonioso que desenvolvia nos setores. Os capitais, tanto equipamentos como capital estrangeiro, foram quase que linearmente aplicados na economia americana.
Identifique duas diferenças no uso da linguagem entre o texto transcrito e o retextualizado. 
No texto transcrito, por ser uma gravação de uma aula, é descrevida a forma que a professora foi falando, existindo a utilização da primeira pessoa em algumas expressões como, “nós vimos” e “encontramos lá”. No texto retextualizado foi utilizado à terceira, pois, é considerado um texto informativo.
 Outra diferença encontrada é o uso do termo “né” no texto transcrito, utilizado para manter a interação. No texto retextualizado, esse termo foi eliminado, pelo fato da linguagem culta ter sido utilizada e também, pelo fato de não haver nenhum tipo de interação entre indivíduos.
QUESTÃO 3 [valor 2,0] – Analise o texto abaixo e apresente, pelo menos, dois aspectos que devem ser considerados pelo professor no trabalho com a leitura. (Sua resposta será bem elaborada em 5 a 10 linhas.)
Fonte: http://blog.meiapalavra.com.br
Por meio da literatura, o aluno atende suas necessidades, sendo-lhe consentido assumir uma atitude crítica em relação ao mundo, sucedida das diferentes mensagens e indagações que a literatura oferece.
A criança que lê desenvolve o senso crítico e melhora a escrita. Para tanto, devemos influir em nossos alunos que a literatura é algo bom, natural, fácil e prazeroso e não exige esforços nem dificuldades. 
Assim sendo, é de extrema importância que o professor empreenda a leitura autônoma, levando o aluno a ler vários textos de seu interesse. Outra proposta é a leitura colaborativa, que é quando o professor reflete sobre a leitura juntamente com o seu aluno, gerando um melhor entendimento do assunto abordado. 
"O leitor que mais admiro é aquele que não chegou até a presente linha. 
Neste momento já interrompeu a leitura e está continuando a viagem por conta própria"
 Mário Quintana
QUESTÃO 4 [valor 2,0] – Analisando a citação a seguir, apresente, pelo menos, duas importantes contribuições do trabalho com os gêneros textuais orais em sala de aula. (Sua resposta será bem elaborada em 5 a 10 linhas.)
	 [...] A capacidade de uso da língua oral que as crianças possuem ao ingressar na escola foi adquirida no espaço privado em contextos comunicativos informais, coloquiais, familiares. Ainda que, de certa forma, boa parte dessas situações tenha lugar no espaço escolar, não se trata de reproduzi-las para ensinar aos alunos o que já sabem. [...]
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 37.
O trabalho com os gêneros textuais orais em sala de aula coopera bastante para tornar os alunos capazes de se apregoarem com diafaneidade e da maneira adequada com bem mais facilidade e competência, fazendo com que eles adquiram um ótimo desempenho comunicativo. Outra contribuição importante é que os estudos da língua oral permitem que os alunos concentrem-se sobre o preconceito linguístico, pois, é conhecido que a Língua Portuguesa possui uma diversidade de acordo com o posicionamento geográfico de cada indivíduo. Algumas regiões atribuem diferentes maneiras de falar, sendo menos prestigiadas. Desse modo, com o fim deste preconceito, as formas distintas de se expressar não serão desvalorizadas.

Continue navegando